Buscar

AVALIAÇÃO DESCURSIVA REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA-CATALOGAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Semestres
 Sebastiana Alves Chaves Pimenta Biblioteconomia
| AVALIAÇÃO FINAL REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA-CATALOGAÇÃO (DISCURSIVA) 
Peso da Avaliação4,00
Prova39851441
Qtd. de Questões2
Nota9,00
1Ações como as da Associação de Profissionais da Informação e Biblioteconomia - Association of Library and Information Professionals (ADBS) -, da França, dão indicativos do que seria ideal no que se referem aos principais domínios de competências e aptidões das diferentes ocupações especializadas em Informação. Disserte sobre esses indicativos e de que maneira os bibliotecários devem se atentar para abranger algumas dessas competências, em especial, durante a sua formação.
Resposta esperada
*A Associação de Profissionais da Informação e Biblioteconomia (ADBS) elaborou guias profissionais e definiu os principais domínios de competências e aptidões das diferentes ocupações especializadas em Informação. *Refere-se a uma lista com 33 domínios de competências nestas especialidades, separadas em cinco principais grupos. *Diante disso, não seria presunçoso afirmar que as competências descritas em cada um dos campos deveriam compor o perfil ideal de um bibliotecário e sua atuação na complexa sociedade da informação e do conhecimento no contexto atual. *Das várias competências e habilidades elencadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Biblioteconomia no Brasil, tem-se: processar a informação registrada em diferentes tipos de suporte, mediante a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos de coleta, processamento, armazenamento e difusão da informação. *Os currículos vão se aperfeiçoando à medida que as tecnologias evoluem. *As disciplinas de catalogação devem abordar as normas e padrões nacionais e internacionais de descrição adequadas aos diferentes suportes. *Além disso, o ensino da catalogação está permeado por uma série de determinantes, de fatores sociais, políticos, ideológicos e tecnológicos. *O caminho consiste também em maior estímulo à participação em congressos, seminários e encontros organizados por associações ou agrupamentos de profissionais, professores e demais interessados.
Minha resposta
A Associação de Profissionais da Informação e Biblioteconomia (ADBS) elaborou O guia profissional define as principais competências e áreas de competência Diferentes profissões especializadas em informação. Consulte uma lista de 33 Essas áreas de habilidades profissionais são divididas em cinco grupos principais. Em vista disso, você pode tomar a liberdade de afirmar que cada O campo deve constituir o arquivo ideal do bibliotecário e sua atuação na biblioteca A sociedade complexa da informação e do conhecimento no contexto atual. de várias As competências e competências listadas no guia curricular nacional para o curso Na biblioteca brasileira, temos: Processamento de informações cadastradas em diferentes países / regiões Tipos de apoio, conhecimentos teóricos e práticos recolhidos através da aplicação, Processamento, armazenamento e disseminação da informação. O currículo irá Melhore com o desenvolvimento da tecnologia. Disciplina de catalogação Normas nacionais e internacionais apropriadas e padrões de descrição devem estar envolvidos. Para suporte diferente. Além disso, o ensino de catalogação também permeia Uma série de determinantes de fatores sociais, políticos, ideológicos e tecnológicos. Esse caminho também inclui uma participação mais estimulante em congressos, Seminários e conferências organizadas por associações ou grupos profissionais, Professores e outras partes interessadas.
2O objetivo do padrão de metadados MARC, na sua criação, no início da década de 1960, era padronizar a descrição bibliográfica, uma vez que se iniciava a utilização de computadores e era necessário gerenciar o processo de catalogação em meio eletrônico. Atualmente, o formato conhecido como MARC21 tem sido amplamente utilizado por ser um dos padrões de metadados que mais atendem às demandas da sociedade inserida no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Disserte sobre os objetivos e as implicações do MARC21 no âmbito da Representação Descritiva - Catalogação.
Resposta esperada
*Em paralelo com a utilização de computadores nas bibliotecas, potencializado em meados de 1960, vislumbrou-se a necessidade de implementar ferramentas para arquivar eletronicamente a transição de dados bibliográficos entre os sistemas de computação. Partindo dessa necessidade, a Biblioteca do Congresso desenvolveu o formato MARC para registros bibliográficos, e seu principal objetivo era a interação entre os registros bibliográficos entre bibliotecas. *O formato MARC é um padrão que armazena registros bibliográficos e qualquer informação por meio da utilização de máquinas - computadores. *O registro no sistema MARC auxilia na catalogação e descrição dos documentos dentro dos sistemas de bibliotecas e implica na transferência de seus dados para o sistema via computador, bem como a incorporação de tais dados para um catálogo automatizado. *Para tal, os dados são lidos por um software, que realiza a formatação deles, gerando, consequentemente, a informação. *Assim, essas informações ficam disponíveis para a busca e recuperação realizadas pelo usuário de forma clara e objetiva considerando um esquema de padrões. *Ademais, a considerar todos os estudos e esforços de diversos países e instituições, com o constante avanço tecnológico, a Biblioteca do Congresso, como importante percursora no desenvolvimento de instrumentos e arcabouço teórico e técnico para os procedimentos, em especial de Representação Descritiva - Catalogação -, alavancou o desenvolvimento do formato MARC para que, como uma das consequências, todas as bibliotecas pudessem se beneficiar da integração dos registos e disseminação da informação. *A partir desse momento se fez história com a catalogação cooperativa, ao se conseguir integrar e universalizar o serviço de catalogação entre bibliotecas de forma padronizada, e, ao implementar uma rede corporativa, foi possível potencializar a diminuição do custo e de retrabalho dos profissionais que atuam com a organização e disponibilização da informação.
Minha resposta
Ao usar computadores na biblioteca, fortaleceu Em meados da década de 1960, ferramentas de implementação eram necessárias Conversão de dados bibliográficos entre sistemas de arquivamento eletrônico calcular. Com base nessa necessidade, a Biblioteca do Congresso desenvolveu O formato MARC de registros bibliográficos, cujo objetivo principal é a interação Entre registros bibliográficos entre bibliotecas. O formato MARC é um padrão Armazene registros bibliográficos e qualquer informação usando Máquina-computador. O registro no sistema MARC facilita a catalogação e Descrição dos arquivos no sistema de biblioteca e transferência implícita Transfira seus dados para o sistema por meio do computador e mescle esses dados Usado para catálogos automáticos. * Para isso, os dados são lidos pelo software, o software Realize sua formatação para gerar informações. Então estes As informações estão disponíveis para os usuários pesquisarem e recuperarem Considere as opções do modelo de forma clara e objetiva. Além disso, considere Todas as pesquisas e esforços de vários países e instituições continuam avançando Tecnologia, a Biblioteca do Congresso, como uma importante pioneira Desenvolver instrumentos e quadros teóricos e técnicos para o programa, Em uma representação descritiva especial - catalogação - aproveita o desenvolvimento Formato MARC, portanto, como consequência, todas as bibliotecas Pode se beneficiar da integração de registros e da disseminação de informações. Isto Daquele momento em diante, a catalogação colaborativa fez história, quando Integrar e popularizar serviços de catalogação entre bibliotecas de forma padronizada, E, ao implementar uma rede corporativa, você pode minimizar Custo e retrabalho dos profissionais que trabalham com organização e disponibilidade Em formação.
Aumentar fonte

Continue navegando