Buscar

Relatório Prática 2- Patologia Geral I

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS – EaD
ATENÇÃO NOTA 9,7
	
AULA 2
	
	
	DATA:
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 02: PATOLOGIA GERAL
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: 
	MATRÍCULA:
	CURSO: 
	POLO: 
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
		TEMA DE AULA: Neoplasias, Distúrbio de crescimento e neoplasias
RELATÓRIO:
Após as resoluções dos casos apresentados. Descreva as diferenças entre a hipertrofia e hiperplasia. 
A hipertrofia é um aumento do volume das células que resulta em aumento do tamanho do órgão, ou seja, não existem células novas, apenas células maiores, contendo quantidade aumentada de proteínas estruturais e de organelas. Isso ocorre quando as células possuem capacidade limitada de se dividir. Ela pode ser fisiológica ou patológica e é causada pelo aumento da demanda funcional ou por fatores de crescimento ou estimulação hormonal específica.
A hiperplasia é caracterizada pelo aumento do número de células devido à proliferação de células diferenciadas e substituição por células-tronco do tecido, ou seja, é uma resposta adaptativa em células capazes de replicação. Ocorre simultaneamente com a hipertrofia e sempre em resposta ao mesmo estímulo. A hiperplasia pode ser fisiológica ou patológica. Em ambas as situações, a proliferação celular é estimulada por fatores de crescimento que são produzidos por vários tipos celulares.
 
 Imagem retirada da internet.
1. Quais são as diferenças morfológicas das estruturas neoplásicas benigna e maligna? 
Estruturas neoplásicas benignas possuem o crescimento expansivo e compressivo com velocidade de crescimento usualmente lento, com uma evolução que pode estacionar ou regredir, limites nítidos com cápsulas ou pseudocápsulas, ulceração pouco frequente, com ausência de metástase, função orgânica frequentemente conservada, degenerações e hemorragias escassas ou ausentes. 
Estruturas neoplásicas malignas possuem um crescimento infiltrado e destrutivo, com uma velocidade de crescimento rápido que tem uma evolução que raramente estaciona que geralmente é progressivo até o êxito letal, limites imprecisos e não encapsulados, ulcerações quase constantes e com metástases frequente, degenerações necroses e hemorragias muito frequentes, implicações clinicas prognóstico desfavorável se não tratado precocemente.
 . 
Imagem retirada da internet.
2. Através do seu conhecimento adquirido na aula prática de Patologia, elabore 1 caso que contenha os temas: Pigmentações Patológica. 
 
Paciente sexo masculino 56 anos de idade, pardo, procurou o serviço médico tendo como queixas: cor amarelada da pele e olhos, diabetes descompensada mesmo fazendo uso de insulina e como queixa principal prurido que não cessava. Relata ainda que perdeu 15 kg durante dois meses (sem fazer nenhum tipo de dieta), consome bebida alcoólica e nega uso de cigarro. Não apresentava nenhum outro tipo de doença prévia, porém, relata que seu pai faleceu vitimado pelo câncer de pâncreas.
Ao realizar alguns exames solicitados como: U.S do abdômen total (foi observado que havia um nódulo). O hemograma evidencia anemia microcítica e hipocrômica e colestas e extra-hepática significativa (bilirrubina total de 40,5 mg/dL; bilirrubina direta 20,0 mg/dL; gama-glutamil-transferase [GGT] 1450 U/L; Na ultrassonografia de abdome, há dilatação das vias biliares intra e extra-hepáticas, e, na topografia da cabeça do pâncreas, observa-se grande massa, além de trombose das veias esplênica e mesentérica superior. Foi possível observar que o nódulo estava obstruindo os ductos biliares e medindo 5,0x4,0x3,0. Foi solicitado também a biópsia percutânea onde confirmou que o paciente possuía um adenocarcinoma e a com a angiografia foi possível observar a obstrução do ductos biliares. 
https://www.sanarmed.com/adaptacoes-do-crescimento-celular-hipertrofia-hiperplasia-atrofia-metaplasia-e-diferenciacao-colunistas 
https://us.bbcollab.com/collab/ui/session/playback 
Aula prática 1 e 2 (07:36 min.), acessado 17/10/2021- horário 12:59
http://depto.icb.ufmg.br/dpat/old/intro.htm#DIFERENCIAIS

Continue navegando