Buscar

CURSO - FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM TI - FGV online


Continue navegando


Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM TI
FGV ONLINE
Unidade 1 – Planejamento e estratégia de TI
Para Mintzberg, a estratégia desempenha um papel importante nas organizações, pois define os direcionamentos principais para que as pessoas possam concentrar-se nos detalhes do dia a dia. Além disso, a estratégia implica o movimento de uma organização de um estado presente para um estado futuro desejado, porém incerto.
Segundo Michael Porter, para estabelecer e manter um posicionamento estratégico diferenciado, uma empresa precisa seguir seis princípios fundamentais. 
1- A definição do objetivo correto deve ser o ponto de partida, isto é, o retorno do investimento em longo prazo. Só assentando a estratégia em rentabilidade sustentada conseguiremos gerar verdadeiro valor econômico.
2- A estratégia de uma empresa deve possibilitar a rentabilidade sustentada, distribuindo uma proposição de valor ou um conjunto de benefícios diferentes daqueles que os concorrentes oferecem. A estratégia não é uma busca pela melhor maneira de competir nem um esforço para ser tudo para todos os clientes.
3- A estratégia precisa produzir efeitos em uma cadeia de valor diferenciada.Para estabelecer uma vantagem competitiva sustentada, uma empresa deve desempenhar atividades diferentes das dos rivais ou desempenhar atividades semelhantes, mas de maneira diferente.
4- As estratégias robustas envolvem negócios. Uma empresa deve abandonar certas características de produtos, serviços ou atividades no sentido de ser única em outras. As trocas nos produtos e na cadeia de valor é que tornam uma empresa verdadeiramente distinta das outras.
5- A estratégia define como todos os elementos de uma empresa se interligam.Uma estratégia pressupõe que se façam escolhas, ao longo da cadeia de valor, que sejam independentes. Todas as atividades devem ser reforçadas.
6- A estratégia envolve continuidade.Uma empresa deve definir uma proposição de valor distinta, que a representará, mesmo que isso signifique renunciar a certas oportunidades.Sem continuidade na direção, é difícil para as empresas desenvolverem competências únicas e ativos, ou construir uma reputação forte junto aos clientes.
1.2 Alinhamento estratégico TI-Negócio
Melhorar o relacionamento entre as áreas de TI e de negócios, de forma que a TI entregue valor e alavanque oportunidades para a organização, é uma das prioridades para a alta administração.Kashanchi e Toland, afirmam que existem três objetivos organizacionais alcançados por meio do alinhamento estratégico TI-Negócio:
1. maximização do retorno dos investimentos realizados na área de TI;
2. aumentar a vantagem competitiva através dos sistemas de informações;
3. alavancar as oportunidades de negócio através de uma TI flexível e direcionada.
Weil e Ross, dois pesquisadores da área de governança de TI, revelaram que as empresas de melhor desempenho têm retornos sobre os investimentos em TI até 40% maiores que seus concorrentes, pois:
· deixam claras as estratégias de negócio e o papel da TI em concretizá-las;
· mensuram e gerenciam o que se gasta e o que se ganha com a TI;
· atribuem responsabilidades pelas mudanças organizacionais necessárias para tirar proveito dos novos recursos de TI;
· aprendem com cada implementação, tornando-se mais hábeis em compartilhar e reutilizar seus ativos.
1.3 Posicionamento estratégico
É o quadro total do empreendedorismo em seu lugar no ambiente competitivo.
Produção – Distribuição – Logistica – Serviços
Fica evidente o dinamismo necessário para se manter a vantagem, sem lugar para acomodações.
A vantagem pode ser sustentada de duas formas diferentes:
· por meio da sorte de criar algo impossível de copiar;
· por meio da melhora de algo existente, com rapidez suficiente para que a concorrência não nos alcance.
Modelos de Porter
Porter propôs dois modelos para o estudo das atividades empresariais que se tornaram clássicos:
· o modelo das forças competitivas;
· o modelo da cadeia de valor.
· 
UNIDADE 2 - Modelo da cadeia de valor