Buscar

Unidade 5 - Exercícios

Prévia do material em texto

1 - O título de crédito é o documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, que somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei. Assinale a alternativa que contenha os requisitos legais necessários a validade de um título de crédito.
a) A data da obrigação que lhe dá lastro, a indicação precisa dos direitos que confere, e a assinatura do devedor.
b) A data da emissão, a indicação precisa dos direitos que confere, e a assinatura do emitente.
c) A data da cobrança, a indicação pormenorizada dos direitos que confere, e a assinatura do devedor.
d) A data da cobrança, a indicação genérica dos direitos que confere, e a assinatura do emitente.
e) A indicação precisa dos direitos que confere, e a assinatura do credor e do devedor.
2 - Ada emitiu título de crédito para pagamento de uma obrigação contraída com Wesker. Combinaram que o título seria pago por terceira, Jill, na data de 30/01/2019. A fim de se precaver e fazer valer seu direito, que medida deverá Wesker tomar antes do vencimento do título?
a) Deverá Wesker colher o aceite de Jill, onde esta manifestará sua aquiescência com o pagamento na data aprazada.
b) Wesker não precisa tomar nenhuma medida adicional, pois já tem um título de crédito em mãos, ainda que sem força executiva.
c) Wesker deverá notificar extrajudicialmente Jill, de modo a constitui-la em mora.
d) Wesker não precisa tomar nenhuma medida adicional, uma vez que já tem um título de crédito válido e exequível em mãos.
e) Wesker precisa procurar Jill após o prazo para que esta endosse o título, de modo que, no prazo de 6 meses, possa novamente efetuar a cobrança do título junto a Ada.
3 - Conforme o material estudado e segundo o art. 1º da lei de protesto (Lei nº 9492/97), este é " o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida". Ou seja, o protesto é um ato que tem como objetivo comprovar o descumprimento de uma obrigação. Sobre este instituto dos títulos de crédito, assinale a alternativa verdadeira.
a) O protesto somente terá validade jurídica se realizado em até 6 (seis) meses da emissão do título de crédito.
b) O protesto é ato indispensável para qualquer tipo de cobrança que se faça de um título de crédito.
c) O protesto obsta a decadência para a cobrança judicial do título de crédito.
d) O protesto interrompe a prescrição para a cobrança judicial do título de crédito.
e) O protesto é um meio de prova absoluto da obrigação, não admitindo prova em contrário.
4 - Tyrion emitiu uma nota promissória no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais) para Khaleesi. Ela, por sua vez, o endossou para João das Neves, a fim de dar cabo da quitação de um carro. João das Neves, endossou o título a Sam da Muralha, que o vendeu uma jaqueta de couro. No dia do vencimento do título, Sam veio cobrar o valor de Tyrion, que disse-lhe que não tinha como honrar a dívida. Sobre essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
a) Khaleesi agiu de má-fé ao passar adiante a nota promissória de Tyrion, sendo por isso a única responsável pelo pagamento do título.
b) A transferência por endosso completa-se tão somente com a assinatura no título, sem necessidade de tradição da cártula.
c) João das Neves, por estar no meio da cadeia de endossos, não tem qualquer responsabilidade pelo seu pagamento.
d) O endosso somente tem validade se lançado no anverso (frente) do título.
e) Caso Sam leve o título a protesto e proponha regularmente uma ação de execução, ele poderá cobrar o valor do devedor original (Tyrion) e também de qualquer outro que tenha endossado o título.
5 - Quando se fala em títulos de crédito, automaticamente se falam em seus atributos essenciais, uma vez que são entidades muito utilizadas no direito empresarial moderno. Desse modo, assinale a alternativa que contenha as principais características dos títulos de crédito.
a) O princípio da cartularidade tem sido mitigado no direito atual, caindo praticamente em desuso a materialização de títulos em papel.
b) Pela cartularidade, sabe-se que o título de crédito somente se materializa em um documento escrito, não existindo direito sem o título materialmente apresentado.
c) Um título de crédito é chamado de autônomo, uma vez que ele segue em conjunto com a obrigação que lhe deu origem, sendo dependente da obrigação original, ainda que esteja em cártula distinta.
d) Os títulos de crédito devem ser literais, ou seja, suas obrigações básicas devem estar minuciosamente descritas na cártula que lhe dá suporte, sendo indispensável a assinatura do credor e do devedor para lhe dar validade.
e) Quando se fala em autonomia dos títulos de crédito, pressupõe-se a autonomia da vontade, ou seja, a possibilidade de constar na cártula qualquer obrigação que as partes desejarem, ainda que contrárias a lei e aos bons costumes.
Questão aberta
1- Pedro é usuário de drogas e emitiu um cheque para aquisição de maconha, sendo Emanuel (traficante) o beneficiário do título. Posteriormente Emanuel, com intuito de pagar uma dívida que possuía, endossou o título para Vítor, que não sabia das atividades ilícitas praticadas por Emanuel. Ao depositar o cheque, o título voltou sem pagamentos por ausência de fundos, levando o credo a ajuizar uma execução contra Pedro. Nesse caso, Pedro poderá alegar que o título de crédito possui origem ilícita para evitar o seu pagamento?
Resposta:
A partir do momento que o título foi endossado, aplica – se o princípio da abstração, isto é, o título perde qualquer vínculo com o motivo que gerou sua emissão. Assim, como o título encontra-se com um terceiro de boa-fé, Pedro não poderá argumentar que o título de crédito possui origem ilícita. 
- --------------------------------------------------------------------------------------------------------
2 - Nessa altura da caminhada pelo Direito Empresarial, especialmente no que tange aos títulos de crédito, você já possui capacidade de extrapolar a mera resposta de um enunciado fechado. A proposta desse exercício será, portanto, a de criação. 
Observando os princípios norteadores dos títulos de crédito – cartularidade, circularidade, literalidade – e a legislação brasileira pertinente (caso necessário consulte o Código Civil, artigos 887 a 903), crie um novo título de crédito válido pelo ordenamento brasileiro, esmiuçando suas características essenciais. Se possível, atenha-se também a sua disposição visual (da forma como, por exemplo, o cheque é um pequeno retângulo e as ações se parecem com certificados).
Resposta:
Os professores da rede pública da cidade de Moranguinhos, recebem o salário mensal na sua conta do Banco Teacher’s. Dessa forma, o banco em parceria com a concessionária Teacher’s, criou um empréstimo de até 10.000,00, para entrada ou quitação de veículos para professores cadastrados há mais de 1 ano, que podem ser divididos em até 10 vezes com desconto diretamente na conta.
Para firmar o empréstimo, é necessário um título de crédito denominado Emprestcard, materializando o crédito que se tem a receber para efetivar o pagamento da entrada ou quitação do veículo. O Emprestcard seguirá no modelo de um cheque, padrão pré-definido pelo Conselho Monetário Nacional. No entanto, ele só funciona para essa finalidade que é o empréstimo para quitação ou financiamento de veículos. E só deve ser liberado para professores registrados na rede municipal de Moranguinhos e com cadastro no Banco Teacher’s. No documento, constarão os dados do comprador, os dados do vendedor, os dados do Banco, os dados do veículo, valor e condições de pagamento acordada, data do pagamento, data da entrega do produto e o aceite do banco no anverso da cártula. O banco (sacador) precisa emitir a ordem de pagamento com o aceite no anverso e transferir o valor acordado diretamente para a concessionária(sacado). Após o aceite, a concessionária irá efetivar a compra e liberar o veículo, nas condições descritas no título de crédito. O comprador (beneficiário) então passa a dever mensalmente o banco.

Continue navegando