Buscar

Lâmina 33

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lâmina 33
Estrutura: Medula e Gânglio Espinhal - Tricomori de Gomori
Classificação: Medula Espinhal (SNC)
Observar: Substância cinzenta e a branca, pia máter, axônio, neurônios motores - estrelados, neuroglia e canal ependimário.
Características: Corado em verde, denominado pia-máter. Na substância branca observamos numerosas fibras nervosas cortadas transversalmente, são fibras mielínicas; constituem-se de um ponto negro, o axônio e a sua volta a bainha de mielina – imagem negativa. Observe agora a substância cinzenta. Procure identificar neurônios motores, seus corpos têm a forma estrelada, com núcleo vesiculoso e nucléolo identificável. Em volta destes neurônios encontramos pequenos núcleos, são núcleos de células da neuróglia. No centro da substância cinzenta ocorre o canal ependimário revestido por um tecido epitelial cúbico, o epêndima.
Função: Relaciona o indivíduo com seu ambiente externo e interno e inicia e regula as respostas adequadas; integra, coordena praticamente todas as funções do organismo e funciona por meio de mecanismos elétricos e químicos, conjugados a eletroquímicos.
Procedimento: O corte maior corresponde à medula, e o menor ao gânglio. Na medula podemos identificar duas áreas: a substância cinzenta formando o “H” central da medula e a substância branca periférica. Colado no tecido nervoso, na sua periferia, encontramos um tecido conjuntivo, corado em verde, denominado pia-máter. Na substância branca observamos numerosas fibras nervosas cortadas transversalmente, são fibras mielínicas; constituem-se de um ponto negro, o axônio e a sua volta a bainha de mielina – imagem negativa. Observe agora a substância cinzenta.
Lâmina 33
Estrutura: Medula e Gânglio Espinhal - Tricomori de Gomori
Classificação: Glânglio Espinhal
Observar: pia máter, neurônios globosos pseudounipolar
Características: neurônios globosos pseudounipolar - eles têm núcleo vesiculoso com nucléolo evidente. Envolvendo os corpos dos neurônios pseudounipolares, encontramos pequenos núcleos de anfícitos ou célula satélite (neuróglia periférica) cujos citoplasmas não são identificáveis na preparação.
Função: relaciona o indivíduo com seu ambiente e inicia e regula as respostas adequadas, mas também pelo meio interno, isto é, tudo que ocorre nas diversas regiões do corpo, regula o organismo, integra, coordena praticamente todas as funções do organismo e funciona por meio de mecanismos elétricos e químicos, conjugados a eletroquímicos.
Procedimento: O corte maior corresponde à medula, e o menor ao gânglio. Observe agora o gânglio, apresenta-se também envolvido pela pia-máter. Na região central do gânglio encontramos neurônios globosos pseudounipolar.

Continue navegando