Buscar

Módulo B - Administrar imóveis e locações ATIVIDADE 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

O mesmo cliente, Roberto Santos, oito meses após locar o seu apartamento com um contrato de 30 meses, deseja colocá-lo à venda. Ele tem algumas dúvidas e gostaria de contar com a sua orientação.
· Ele deve ou não notificar o locatário?
De acordo com a Lei do Inquilinato – Lei n.º 8245, o artigo 27 dispõe que: Art. 27. “No caso de venda, promessa de venda, cessão ou promessa de cessão de direitos ou dação em pagamento, o locatário tem preferência para adquirir o imóvel locado, em igualdade de condições com terceiros, devendo o locador dar-lhe conhecimento do negócio mediante notificação judicial, extrajudicial ou outro meio de ciência inequívoca.”
Vale ressaltar que a notificação deve conter todas as condições do negócio, especialmente o preço, a forma de pagamento e a existência de ônus reais. Ou seja, o locador deve notificar oficialmente o locatário sobre a sua intenção de alienar o imóvel, sendo que essa notificação deve conter todos os detalhes do negócio pretendido.
· O locatário é obrigado a permitir que clientes compradores visitem o imóvel? De que forma?
De acordo com o inciso IX do artigo 23 da Lei nº 8.245/1991, que trata das obrigações do locatário, destaca-se a de permitir visitas em caso de venda. Portanto, o locatário está obrigado a permitir que o imóvel seja visitado pelos pretendentes à sua aquisição, mediante agendamento prévio.
· Caso o imóvel seja vendido para um terceiro, o novo proprietário poderá denunciar o contrato de aluguel? 
De acordo com o mesmo diploma legal, em seu artigo Art. 8º “Se o imóvel for alienado durante a locação, o adquirente poderá denunciar o contrato, com o prazo de noventa dias para a desocupação, salvo se a locação for por tempo determinado e o contrato contiver cláusula de vigência em caso de alienação e estiver averbado junto à matrícula do imóvel.” Isto é, está previsto que, se o imóvel for vendido durante a locação, o comprador terá o prazo de 90 dias para denunciar o contrato, exceto se o contrato for por prazo determinado, contiver cláusula de vigência e estiver averbado na matrícula.
Essa possibilidade existe para evitar a surpresa de uma notificação de denúncia antecipada, por isso é fundamental inserir essa cláusula e averbar o contrato junto à matricula do imóvel, fazendo com que o novo adquirente cumpra o contrato de locação até o prazo determinado.