Buscar

A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças -1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças: índios, negros e brancos. No contato entre os três, por razões diversas, os brancos (portugueses) ocupavam posição de destaque. A partir dessa configuração, e com a chegada de europeus de outros países, além de japoneses, a identidade brasileira foi sendo construída.  
Alimentação, religião, dança, música, hábitos comportamentais e valores que temos ainda hoje têm origem nessa época.  
Nossa história e nossa cultura são ricas. Desde sua descoberta, até os dias de hoje! 
Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.  
Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano. 
RESPOSTA
Inicialmente, vale ressaltar que o Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo. Além disso, esse contexto proporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil, caracterizados como mulato (branco mais negro); caboclo ou mameluco (branco mais índio); cafuzo (índio mais negro). Assim, com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população.
Ademais, verifica-se que os principais elementos da cultura brasileira decorrem da convivência dessa mistura étnico-cultural, entre seus povos de sua inicial formação, sua identidade não decorre da história de um povo, mas da miscigenação cultural desses povos. Nesse sentido, existia um conflito na convivência entre os povos, baseando-se em exploração. Sendo assim, os portugueses utilizavam os negros, como seus escravos em todo o momento, para todo tipo de trabalho e também os índios para explorar as riquezas no Brasil e também suas terras.
Por Fim, a convivência entre esses povos possuía uma relação conflitante, pois baseava-se na exploração. Os portugueses, no topo dessa relação, utilizavam-se dos negros, como escravos, e índios para explorar as riquezas do Brasil colonial e retornar para a metrópole. Além disso, eles não se viam como brasileiros e não possuíam nenhum sentimento de pertencerem às terras brasileiras.