Buscar

com resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Historia do Pensamento
	
	Professora: Maria Inês
	Turma 1IA	
 A partir da leitura do texto: VERNANT, J.-P. - Da Presentificação do Invisível à Imitação da Aparência, responda às quatro questões abaixo: 
Que características são atribuídas aos “xoánon” e quais suas funções? 
Ídolo de madeira, em forma de pilar, o “xoánon” tem como características a primitividade, a estranheza e algo de divino, de sobrenatural. Sua primitividade produz no observador um efeito de estranheza, afastando-o das imagens cultuais comuns, marcando-o como um elemento de sobrenatural. Estas funções estão ligadas ao fato de que o ídolo não é feito para ser visto, deve ser guardado em uma residência proibida ao público.
Quais são as relações entre o templo e a estátua? 
Hédos, além de ser a sede da divindade (o templo), também designa a estátua divina. O templo e a estátua constituem entre si uma reciprocidade. Um é feito para abrigar a estátua do deus e outra para apresentar a presença do mesmo na intimidade de sua morada por meio da sua imagem. Como o templo, a estátua não tem outra realidade a não ser sua aparência.
De acordo com o autor, por que há uma modificação nas figuras funerárias colocadas sobre os túmulos? 
A modificação das figuras funerárias colocadas sobre o túmulo foi motivada para que a nova figura passasse a representar legitimamente o morto, não sendo mais apenas uma pedra bruta que era usada em todos os túmulos, mas o dando as características que tinha em vida.
Como Vernant explica o surgimento de uma “Crise da Imagem Divina”? 
A figura humana passa a existir como um modelo a ser reproduzido, em sua aparência, e para isso deixa de encarnar valores religiosos, de representar a imagem dos deuses. Ao haver essa separação, a escultura abria uma crise para a imagem divina, para a sua representação.

Outros materiais