Buscar

RESUMO COMPETENCIAS COMUNICATIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Prévia do material em texto

RESUMO COMPETENCIAS COMUNICATIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR
1- Sobre a educomunicação, é INCORRETO afirmar:
  
A comunicação possui um fator de influência muito maior que o da escola, e por isso devem-se usar, na escola, as técnicas utilizadas na comunicação de massa, para torná-la tão efetiva quanto a mídia.
2- O designer instrucional deverá desenvolver suas atividades numa dimensão transdisciplinar, de modo a fazer a ponte entre os especialistas de diversas áreas, para atingir a finalidade que é promover a melhor instrução e a aprendizagem mais significativa. FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado:  educação e tecnologia. São Paulo: Senac, 2003. p. 141.
 
Que áreas de conhecimento estão envolvidas na atuação do Designer Instrucional? 
  
Educação, tecnologia, comunicação e gestão
3 - No contexto interacional entre escola e tecnologias, não se pode depreender da interatividade e participação as seguintes afirmações, exceto: 
  
Uma relação interativa com os meios permite ao usuário assumir o papel de sujeito.
4- Em relação às fronteiras de interface da Comunicação com a Educação, Melo e Tosta (2008, p. 11) consideram a mídia como um sistema constituído pelos meios de comunicação “que funcionam em convergência histórica com a rede educativa, particularmente a escola, onde se concretiza a formação dos cidadãos”. Com o avanço das TICs, esta convergência é:
 reforçada e apresenta, cada vez mais, incontáveis possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais ampliam as capacidades educativas e ultrapassam os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
 
5- Segundo VaniKenski (2008, p. 650), “a relação biunívoca em que se entrelaçam educação e comunicação engloba os mais diferenciados assuntos, concepções e linhas teóricas, práticas, sujeitos, tempos e processos formais e não-formais, conscientes e determinados, ou nem tanto assim”. Entretanto, grande parte da discussão se refere à relação polarizada entre os sujeitos e seus objetos. É incorreto afirmar que:
  
os sujeitos serem autônomos e agirem como atores no processo dialógico comunicativo, sendo considerados ativos quando emitem estímulos e quando respondem a um estímulo
6-Avalie as afirmações de Eni Orlandi (2016) e assinale a alternativa que indica as proposições corretas:
 
I. Em uma sociedade do conhecimento, do saber, sociedade da escrita aliada ao desenvolvimento e à divisão, como temos já dito em diferentes ocasiões, a existência da escola não só significa no seu interior, mas em toda a formação social, em sua natureza e estrutura;
II. O discurso pedagógico afeta também quem está fora da escola.
III. O sujeito de uma sociedade que tem a escola, mesmo não estando nela, é por ela significado, no caso, pela ausência, pela falta: na sua individuação pela escola, o sujeito é escolarizado ou não escolarizado e isso define as relações sociais em que se enreda, em que significa e é significado.
TODAS ESTÃO CORRETAS
7-Na lógica capitalista, em que os instrumentos de produção interferem ou condicionam as relações sociais, não podemos esperar que a escola e o desenvolvimento sociotécnico se desenvolvam de modo isolado, portanto, não devem ser entendidos como espaços de vida independentes. Dessa forma, é correto afirmar que:
  
O mundo videotecnológico impregna a vida de professores e de estudantes, e os novos modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos críticos, participantes e intervenientes no mundo.
8-No contexto interacional entre escola e tecnologias, pode-se entender da realidade virtual as seguintes afirmações, exceto: 
  
Contudo, o virtual se opõe ao real, são, portanto, dois modos da mesma realidade.
 
9- A didática hoje leva em conta as novas tecnologias eletrônicas de comunicação e informação. Inúmeras são as estratégias didáticas que podem ser utilizadas considerando as TDIC, EXCETO: 
  
aulas tradicionais de exposição frontal.
 
10-No mundo contemporâneo, o educomunicador seria o profissional preocupado com:
  
o uso de tecnologias nos espaços educativos, assessorando e coordenando processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.

Continue navegando