Buscar

CICLO ESTRAL DAS ÉGUAS

Prévia do material em texto

CICLO ESTRAL DAS ÉGUAS
Nos dias longos, com aumento de incidência solar na retina do animal, onde envia sinal para glândula pineal e é diminuído a melatonina, com isso há ativação do eixo. 
Hipotálamo – GnRH – Hipófise – FSH e LH – ovários (recrutamento dos folículos, crescimento, dominância – inibina produzida) – inibida faz um feedback negativo para hipófise onde o FSH é inibido para que não haja mais crescimento de outros folículos, e apenas o Folículo dominante comece desenvolver mais até produzir estrógeno (ele pode fazer feedback positivo para liberação de GnRH), aumentando a concentração de LH (lembrando que o FSH está inibido). O LH vai fazer a maturação do ovócito, ovulação para que o ovócito siga até o útero para encontrar o sêmen. O LH faz também a luteinização dos folículos, antes produzindo estrógeno, agora muda formando um corpo lúteo e começa a produzir a P4 (progesterona), onde faz feedback negativo no hipotálamo, não liberando mais nada e fazendo então que não haja mais recrutamento de folículos. 
Caso não haja reconhecimento materno-fetal, as células endometriais começam a produzir PGF2a atuando na CL causando a luteólise, cessando a P4 e liberando o ciclo novamente (Hipotálamo-hipófise-ovário). 
Anestro Sazonal: Estação de dias curtos – outono e inverno.
Nos dias curtos – menor quantidade de luz – maior produção de melatonina – bloqueio do eixo.
Comportamento sexual, ovários polifoliculares e presença de edema uterino, porém com ausência de ovulação. Diminuição na concentração de LH
Ciclo estral: 21 dias de intervalo médio entre ovulações
ESTRO: hormônio predominante – estrógeno, comportamento sexual, edema uterino, um ou mais folículos dominantes, cérvix relaxada e aberta, 4 a 7 dias
DIESTRO: Hormônio predominante – progesterona, sem comportamento sexual, presença de corpo luteo, tônus uterino, cérvix contraída e fechada, 14 a 17 dias. Momento da gestação ou coleta e transferência de embrião.
Sem reconhecimento materno-fetal: produção de PGF2a para luteólise, diminui P4...
CICLO ESTRAL DAS OVELHAS

Continue navegando