Buscar

Processos Decisórios nas Organizações AVA 1 UVA LF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
LARISSA ANTUNES DA FROTA GOMES PINTO 
TABALHO DA DISCIPLINA AVA 1 – PROCESSOS DECISÓRIOS NAS ORGANIZAÇÕES
PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM DE DISCUSSÃO 
O líder tem um perfil analítico, crítico e metódico, sem deixar de lado sua essência comunicativa e inspiradora. O líder motiva e conduz uma equipe, faz críticas construtivas e procura sempre enxergar as possíveis mudanças tanto do pessoal quanto do ambiente corporativo. 
A liderança, em si, em seu significado mais amplo e descrito em uma palavra é coordenar, na minha opinião. 
O líder coordena o ambiente, a equipe e tudo a sua volta com o objetivo de manter o controle e a ascensão do todo. 
Nesse sentido o líder precisa ter as seguintes qualificações: 
- Potencial comunicativo: para os colaboradores entenderem uma proposta ela deve ser esclarecida pelo líder de forma cordial e motivadora, sem deixar de lado a autoridade e educação, empoderando sua equipe e pontuando suas qualidades e defeitos para melhores resultados da mesma. 
- Empreendedor: o líder tem em si a característica empreendedora que o leva a enxergar mais a frente as oportunidades e potenciais ameaças, sua curiosidade o leva a conhecer novidades e a ambição o leva a praticar com emprenho uma atividade que o levará até seu objetivo.
- Integridade e caráter: não existe líder sem honestidade e integridade. Um líder precisa saber diferenciar sua vida pessoal e profissional, saber se portar diante de decisões que são certas a serem tomadas, saber elogiar e chamar atenção quando deve ser feito, no lugar que deve ser feito com coerência, respeito e honestidade.
- Inspirador e motivador: o líder inspirador, passa as suas experiências anteriores com sua equipe e os inspira a serem comprometidos e superarem possíveis obstáculos. 
- Responsabilidade: responsabilidade pelas decisões que serão tomadas e por guiar a equipe no melhor caminho do projeto que será proposto pela decisão. 
- Precisão: precisão na distribuição de tarefas e de funcionários. Sabendo discernir as necessidades de cada funcionário e de cada tarefa a ser executada. 
- Transparência: capacidade de comunicar suas intenções, de forma clara e explícita para que os funcionários possam compreender e executar as ações da melhor forma possível. 
- Orientador: O líder precisa entender que sempre haverá a necessidade de orientar sua equipe para a execução eficaz de qualquer tarefa. 
De forma a evitar prejuízos nos processos decisórios em qualquer situação em que a empresa se encontre, independente das cirscunstâncias, o líder precisa prever, mover e controlar as consequências de todas as tomadas de decisão, envolvendo sua equipe no caminho que deverá ser tomado, da forma que deverá ser feito e mantendo sempre o ritmo de inspiração, controle e comunicação que, por fim, são as principais características do líder dentro das organizações. 
A Diplomacia na Liderança é fundamental. 
Saber considerar o essencial, filtrar o que não é preciso, construir caminhos e facilitar a convivência para tornar o ambiente mais fácil de trabalhar e tomar decisões. 
Concordo que o líder tenha que ter um perfil íntegro e honesto, visando sempre elogiar ou chamar atenção de um membro da equipe sempre que necessário e de acordo com a necessidade de exposição deste ato. Já que pode ser feito pessoalmente, de forma reservada, ou em público, diante de outros membros da equipe, o que funcionaria como inspiração ou depreciação.

Continue navegando