Buscar

APS ANALISE

Prévia do material em texto

APS – ANÁLISES CLÍNICAS 2
FABIANA REBELO CASTRO 
 
1- Qual o significado da sigla ESBL? Qual o impacto desses microrganismos na saúde pública?
R- Beta-Lactamase de Espectro Estendido,
2- Qual foi o local de estudo? Número de amostras avaliadas? Período da coleta de dados?
R- Laboratório de Análises Clínicas do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo, RS, Brasil – 4.888culturas - de julho a dezembro de 2007.
3- Como foi realizada a identificação de cepas, antibiograma e triagem fenotípica da produção de ESBL?
R- Coloração de Gram e provas como fermentação de glicose, sacarose e lactose, motilidade, produção de H2S, gás, indol e, quando necessário à identificação foi confirmada pelo painel de Gram-negativos do AUTO-SCAN-4 - de disco-difusão - técnica de disco aproximação .
4- Qual foi o total de culturas positivas? Dessas, qual o percentual de enterobactérias? Dessas, qual o percentual de isolados produtores de ESBL?
R- Foram 1.546 positivas –54,2% de enterobactérias (838/1.546) - 24,8% produtoras de esbl (208/838).
5- Quais as espécies mais prevalentes nesse estudo?
R- Escherichia coli foi à espécie prevalente, com 46,2% (no =96)
6- Em relação ao perfil de resistência dos isolados, contra quais antibióticos os isolados se mostraram mais sensíveis/resistentes?
R- sensível tigeciclina – resistente 100% a todas as cefalosporinas e aztreonam , 71,6% de resistência a sulfametoxazol/trimetoprim.
7- Do ponto de vista de saúde pública, qual a importância da frase encontrada no artigo: “As enterobactérias produtoras de ESBL avaliadas no presente estudo mostraram-se bastante susceptíveis aos carbapenêmicos, principalmente meropenem”.
R- Mostra que essas bactérias só podem ser tratadas com esse tipo de antibióticos que são as últimas opções terapêuticas para tratar pacientes e sendo assim tem um risco deste não responder ao tratamento e ficar sem opção terapeutica e também dessas bactérias adquirirem outros meios de resistência sem opção terapêutica o que teria um risco enorme para saúde pública.

Continue navegando