Buscar

Avaliação da Atenção e Percepção na Psicologia

Prévia do material em texto

. De que forma a Psicologia avalia a função psicológica da “atenção” e como os diferentes campos de atuação do psicólogo usam os resultados dessas avaliações?
(3 Pontos)
A atenção é o fenômeno importante para o nosso funcionamento psíquico e direção da nossa consciência. 
Testes psicológicos são utilizados para avaliação da atenção. Eles auxiliam o psicólogo na pratica em diversas áreas, fornecendo informações sobre o indivíduo.
Na psicologia de aprendizagem a atenção é um processo básico e imprescindível, pois auxilia o indivíduo a se concentrar em uma determinada tarefa, ela está envolvida na aprendizagem no momento da percepção dos estímulos. O TDH caracteriza-se principalmente para desatenção, faz-se o diagnóstico da falta de atenção observando o indivíduo. E o tratamento é feito na clínica, onde o objetivo é aumentar a capacidade do paciente de se concentrar nas tarefas.
Na psicologia clínica observa-se o estudo da atenção e sua relação com outros transtornos, como exemplo a depressão.
Na psicologia do trânsito o estudo se ocupa dos comportamentos dos seus agentes (pedestres e condutores) e as causas desses comportamentos. Ela é um processo necessário na busca de informações do meio, sendo um fator determinante da função de dirigir. Para obtenção da CNH são aplicados testes psicológicos.
Na psicologia organizacional a atenção é utilizada em avaliações profissionais de perfil. Para alguns cargos a atenção é uma habilidade essencial para o desempenho de atividades específicas para realização do trabalho pretendido.
2. Sobre a função psicológica da “percepção”, defina e diferencie entre si a ilusão e a alucinação.
(3 Pontos)
A percepção é o processo de organização e interpretação, ela dá sentido as sensações.
Ilusões são interpretações falsas de estímulos recebidos, uma percepção equivocada. Alucinações são uma falsa percepção, neste caso não há estímulo ou existência de um objeto.
3. As sensações possuem diferentes especialidades e são a via primeira de entrada no organismo de informações sobre o ambiente e seus estímulos. Nosso corpo recebe estimulação contínua do ambiente, mesmo quando estamos dormindo. É tanta informação que o organismo precisa filtrar aquilo que interessa. Comente sobre o mecanismo usado pelo organismo para realizar esse controle dos estímulos sensoriais.
(4 Pontos)
Nós somos bombardeados com informações e percebemos o mundo através da interpretação dos estímulos (internos e externos) recebidos através dos nossos órgãos dos sentidos e traduzidos em impulsos nervosos, conduzidos pelo nosso SNC e interpretados por uma área apropriada do nosso córtex cerebral. As mensagens sensoriais entram no nosso cérebro por meio de diferentes canais, pois suas células receptoras estão conectadas a caminhos neurais especializados para cada sentido.
Nós filtramos do mundo aquilo que é relevante e que fez parte da nossa experiência.
Existem alguns limiares; como a intensidade mínima para produzir a sensação, pois a sensibilidade ao estímulo varia de pessoa para pessoa. E a diferença mínima entre dois estímulos precisa ser discriminada para que seja notada alguma diferença entre eles, quanto maior a força ou intensidade maior a percepção.

Continue navegando