Buscar

UNIVERSIDADE ANHANGUER1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP.
CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA.
POLO DE INDAIATUBA.
CURSO PEDAGOGIA.
DISCIPLINAS NORTEADORAS-HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA, DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA, INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO VIRTUAL E DIREITOS HUMANOS.
LUZIA PEREIRA DA CRUZ. RA: 1299108328.
AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NO BRASIL (PROVA BRASIL)
NOME DO TUTOR: ELISÂNGELA SIQUEIRA.
Elias Fausto - São Paulo
2016
 A promulgação da constituição de 1988, Os PCN’S (Parâmetros Curriculares nacionais) trouxeram um novo conceito de aprendizagem. Hoje a rede de ensino ela é laica, gratuita, publica e universal e não distingue classes sociais e nem sexo (feminino e masculino), todos nós temos direito a educação, houve uma mudança significativa nos paradigmas da educação, no passado os erros dos alunos era punidos com castigos, hoje é necessário que ocorra erros, para ter acertos, ou seja, para que o educador reveja seus conceitos e analise qual a dificuldade para concertar de forma incisiva, o educando ele tem que aprender a pensar, para que ela possa compreender o conteúdo pedagógico passado para ele e não decorar, memorizar, no passado a educação era voltado para o professor ele era detentor do saber, portanto, ele era o centro, hoje o docente ele é mediador do conhecimento, entre o aluno e a sociedade em que ele vive.
 Segundo a pesquisa do MEC em 2014, havia 13 milhões de analfabeto funcionais (que sabem identificar letras e números, mas não compreendem o que Lêem e não conseguem efetuar operações matemáticas) e os absolutos (nunca tiveram acesso a nenhum tipo de conhecimento didático) outra pesquisa afirma que a cada cinco crianças com idade de oito anos, não sabem ler frases, são dados relevantes e preocupantes, pois se as crianças de hoje são o futuro do nosso país então, esse futuro está comprometido. Não podemos deixar de alegar que existem inúmeros fatores que contribuem para essas estáticas, dentre elas: a metodologia de ensino (muitas escolas ainda fazem uso das cartilhas, não podem mudar o conteúdo programático estabelecido pela gestão da rede de ensino), o histórico familiar do aluno (estrutura socioeconômico, político, cultural e emocional do aluno), falta de infra estrutura (salas superlotadas, sem acesso a tecnologia da informação da comunicação (TIC’S) professores mal remunerados, (com cargas horárias extensa, por causa do baixo salário, tem que trabalhar mais), falta de recursos didáticos, alimentação, transporte, políticas educacionais (que só funcionam no papel, o professor tem que se capacitar com recursos próprios), questão sócio econômico, ou seja, o aluno que mora na região sul do país, possui mais vantagens do que o aluno do norte e nordeste por causa dos pólos de industrialização, pois há um maior investimento nessas, por parte do governo e da rede privadas, é necessário que ocorra uma reformulação na estrutura no sistema educacional do nosso país, as provas de largas escalas que são feitas pelo Saeb reafirma essa necessidade, segundo” a LDB, no artigo 32. ll. -O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, l. compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes, e dos valores em que se fundamenta a sociedade; lll- o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimento e habilidades e a formação de atitudes e valores; lV- o fortalecimento dos vínculos família,dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que assenta a vida social “concluindo o ensino fundamental.
“O Homem não é nada daquilo que a educação faz dele (Immanuel Kant. 1724-1804).
 Pacto Nacional pela Alfabetização Na Idade Certa (PNAIC).
Viabiliza que as crianças estejam alfabetizadas até oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
 R: Não temos defasagem entre idade/ano, proveniente de todas as classes sociais e econômicas.
2-A metodologia de vocês e focada no processo de ensino ou no aprendizado do aluno?
R: Tanto o processo de ensino, quanto de aprendizagem, caminham junto, então a metodologia é focada nos dois termos.
3-O que influencia o aprendizado do aluno?
R: O incentivo tanto da família, quanto a vontade do aluno em aprender, e o empenho do docente.
4-os professores da rede são submetidos a cursos de capacitação e reciclagem? Eles são avaliados constantemente?
R: sim. Há avaliações constantes, a capacitação ou especialização é por conta do docente.
5-qual a maior dificuldade no processo de ensino e aprendizagem, é infra-estrutura, suporte técnico ou a capacitação do corpo docente?
R: capacitação do docente.
6-Qual é a relação entre gestores e professores e alunos?
R: eles possuem uma equipe diversificada com pessoas de vários perfis, que se trata com respeito, igualmente e união que cumprem as regras estabelecidas pela instituição. Entre idade e ano, proveniente de todas as classes sociais e econômicas, a escola relatou que tiveram uma ótima nota na competência leitora e raciocínio lógico apresentaram dificuldade na leitura de textos mais complexos, com um grau maior de dificuldade de escrita e oralidade
Apresentaram dificuldade na leitura e compreensão de textos informativos.
A relação do corpo docente com a equipe gestora é muito boa, toda semana fazem reuniões para informar os resultados, estudarem proposta de melhoria do ensino e do aprendizado, reunião com os coordenadores responsáveis, e outros órgãos relacionados á crianças. Elias fausto é uma cidade pequena que possui em média dezesseis mil habitantes vivem do plantio da cana de açúcar, tomates, possui características rústicas, é uma cidade em que todo mundo se conhece o que facilita a relações interpessoais entre escola e aluno, família, professores... Etc.
Passo três:
A metodologia de ensino tem que ser executada de forma precisa e objetiva, porém vivenciamos em nosso país ainda uma educação, leiga, monologa mecanicista, pois devemos considerar que os alunos do ensino fundamental dos anos iniciais estão em processo de construção, e não devem ser tratados como adultos em miniaturas, pois a instrução oferecida a eles por parte dos professores tem que respeitar a capacidade cognitiva dos mesmos, o educador ele é agente facilitador do aluno, a sociedade e os conceitos a serem aprendidos, ou seja, muitas instituições perdem por não inovarem na forma de educar e preparar os seus alunos para o mercado de trabalho e para a sociedade de forma gera, as estáticas revelam que o maior número de evasão e repetição escolar ocorre nas periferias, e comunidades carentes, pois o governo até disponibiliza políticas de incentivo a educação nessas áreas. Mas o grande problema é a linha de pensamento deles que estudar é artigo de luxo onde muitas vezes eles de encontro com o mundo do crime, do tráfico e da violência, para eles esse é o caminho mais curto é um conceito que eles herdam de gerações passadas e passam adiante, salvo que existem as exceções, o gosto pela leitura e as demais disciplina está relacionado com o estilo de vida deles, é algo adquirido, ou passado de pais para filhos, é muito comum se deparar com crianças e adolescentes que não se interessam pelos estudos, porque na maioria das vezes eles já estudaram até mais que os próprios pais, ou seja, estão concluindo o ensino fundamenta, enquanto os mesmos não concluíram nem o primário, é difícil mudar a forma de pensamento das pessoas, principalmente dos menos favorecidos, que acreditam que conhecimento é somente para os ricos, para podermos conscientizar a nação da importância, temos que erradicar a fome e a miséria do nosso país, a começar por tentarmos combater a corrupção, pois bilhões de reais são desviados por ano, que poderiam ser investidos que poderiam melhorar o Sistema educacional e consecutivamente melhorar a imagem que vendemos lá fora que no Brasil, só tem índio, ladrão e carnaval.
Émile Durkeim (1858-1917) “A construçãodo ser social, feita em boa parte pela educação, é assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios, sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento, que balizam a conduta do indivíduo em grupo. o homem mais do que formador da sociedade é um produto dela”.
Passo quatro:
	Componente curricular.
	Língua portuguesa.
	Matemática. 
	Geografia e História. 
	Ciências.
	Artes e Ed.física. 
	1-problemas (o que o aluno não sabe?
	Ler textos informativos e complexos.
	Efetuar operações e raciocínio lógico.
	Não conhecem estados, capitais
Climas, relevo,
Cultura, origem do país.
	Distinguir matéria orgânica da inorgânica.
	Ele não conhece sua cultura local, a origem de sua família, obras de artes importantes, funções vitais do próprio corpo.
	2-possíveis causas.
	Metodologia de ensino (método de sintético alfabético). Focado na estruturação da palavra e não na significação.
	Matéria totalmente focada na teoria.
	A realidade do aluno é ignorada.
	Falta de recursos didáticos (labora-tórios e pesquisa a campo).
	Falta de incentivo e atividades ao ar livre, falta de contato com a natureza.
	3-ações (como fazer o aluno aprender?).
	Fazer uso das TIC’S e atividades lúdicas e ensinar o aluno a pensar.
	Foco na prática, juntamente com o uso de jogos manuais e virtuais.
	Valorização da cultura do aluno e trazer para a sala de aula a sua realidade, pesquisas locais e ensiná-los a valorizar suas origens.
	Pesquisa a campo, experiência
Cientifica e envolvimento em campanhas nacionais (combate á dengue, racionamento da água).
	Introduzir
Teatros,
Danças folclóricas,
Construção de brinquedos com materiais recicláveis.
	4-Responsáveis pelo desenvolvimento das ações.
	Coordenação pedagógica e corpo docente e equipe de apoio.
	União de todos os profissionais em todas as disciplinas a seguir.
	
	
	
 Elaboração de um gibi coletivo, jornal estudantil com as novidades da escola e eventos para a família e população.
Procedimentos: é necessário que os professores sejam capacitados pedagogicamente Para efetuarem com precisão os conteúdos a ser ensinados Segundo: 
“NIKOS KAZANTZÁKIS (1883-1957) “Professores ideais são aqueles que se transformam em pontes e que convidam os alunos a cruzá-la, depois, de ter facilitado sua passagem com alegria e colapso incentivando-as a criar pontes a partir de sua de suas próprias atitudes”. 
As sugestões acima serão inseridas na grade curricular anual da rede de ensino, respeitando as normas políticas educacionais, o trabalho será realizado com a participação de todos os envolvidos no processo educativo, que dará suporte necessário, para que o educando realize suas atividades com êxito e atinja graus maiores de aprendizagem e aumente respectivamente sua capacidade cognitiva, emocional, social. As visitas técnicas ocorrerão trimestralmente, as atividades lúdicas semanalmente, feira campeonatos á cada semestre, o objetivo dessas atividades lúdicas é proporcionar prazer e proporcionar liberdade, o que ocasionará enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem.
Avaliação dos procedimentos.
Executar um trabalho implica na capacidade de resolução de problemas, assim como estar disposto e aberto a criticas construtivas. Que podem motivar o educador a buscar inovações em seu campo de conhecimento, despertando-o para uma nova concepção de realidade, para novos horizontes e novas fontes de pesquisas, o desafio é sempre grande, pois contamos com a força, a dedicação e o empenho de todos, pois concluímos com êxito tudo o que foi proposto como meta para o corpo docente, o objetivo desse trabalho é priorizar a busca pela oportunidade de aprender quantitativamente e qualitativamente, de acordo com 
“NELSON MANDELA (1918-2013) A educação é arte mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
Educar é muito mais que a arte de ensinar, implica em formar pessoas reflexivas, concisas, éticas e independentes para viver em sociedade e contribuir para o crescimento do nosso país.
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) “Brincar com criança não é perder tempo, é ganha-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”.
 Ensino de qualidade com baixo custo, durante a pesquisa ficou evidente que a rede tem um problema, ou um empecilho referente à especialização do docente, pois não possuem professor com formação continuada em educação especial, interprete e tradutor de libras, educação indígena e etnoraciais, não possuem computador para todos, não possuem biblioteca, laboratório de ciências, auditório, nem quadras poliesportivas para atividades aquáticas, não fazem atividades complementares fora do período de aula, embora abram aos finais de semana para o projeto minha escola é importante oferecer um grau de instrução de qualidade que corresponda às expectativas de todos, mas para isso ocorrer o educador tem está apto a utilizar essas ferramentas de forma hábil, o nosso governo tem que investir na especialização dos professores atuantes da rede e dos ainda irão atuar, para podemos realizar um trabalho de excelência e reduzir as taxas de analfabetos funcionais, pois o educador, o educando, o sistema enfim todos nós temos a responsabilidade de combater esse mal.
Tipo de alienação, ficando impedido de contribuir para o progresso da nossa nação, somente a educação pode solucionar os problemas sociais dessa nação, ela pode acabar com a criminalidade, com a fome, a miséria, mas precisamos nos conscientizar que investir em conhecimento é o mesmo que investir em vidas.
Malala Yousafsai (2014) “Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. educação é a única solução”.
 Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/web/saeb/objetivo-das-avaliaçoes-gestores.
Acesso em: 20 de abril de 2016.
IDEB-INEP.
Disponível em:<http://ideb.inep.gov.br/.
Acesso em: 02 de maio de 2016.
IOEB- índice de oportunidades Brasileiras.
Disponível em:< http://www.ioeb.org.br/
Acesso em: 02 de maio de 2016.	
Rubem Alves-A escola ideal, o papel do professor...
Disponível em: HTTPS://www.youtube.com/watch?v=qjynv42g2xu.
Acesso em: 14 de maio de 2016.
Citações de Immanuel Kant.
Disponível em:<http://pensador.uol.com.br/citacoes_de_kant
Acesso em 30 de abril de 2016.
Caça ao tesouro – dicas para pais e educador-UOL
Disponível em:<http://sitededicas.ne10.uol.com.br/jogo_logico2.htm
Acesso em: 01 de maio de 2016.
	
20
Introdução: 
O respectivo trabalho foi estabelecido por cinco passos, o primeiro nos informas 
sobre as avaliações em larga escala á nível nacional ( estadual, municipal e federal), 
que tem por objetivo de nos informar sobre dados concretos referente à situação da 
educação brasileira, pois existem inúmeros fatores decorrentes que influenciam 
esses resultados dentre eles, destaca-se: o contexto social, situação econômica, 
cultural e política do país, metodologia de ensino, a capacitação dos educadores, as 
habilidades cognitivas, emocionais, sociais do aluno, infra-estrutura, suporte técnico, 
tecnologias assertivas e a remuneração dos professores. 
No segundo passo foi feito um questionário sócio econômico, cultural que abrange 
professores, alunos e gestores com o propósito de se conhecer a realidade que a 
escola, o corpo docente e os alunos estão inseridos, para apresentarmos soluções 
para melhorar ou amenizar os efeitos sofridos pelo sistema educacional, 
estabelecido pelo o nosso país, no passo adiante foi feito um levantamento das 
possíveis causas e dificuldades dos alunos referentes aos conteúdos dos seguintes 
componentes curriculares: Língua portuguesa, Matemática, geografia, história, 
ciências, artes e educação física, e no seguinte passo, o delineamento e solução 
desses problemas abordados no passo anterior, e no quinto passo relatório 
completo e incisivo de todos os passos que tem como proposta investir na 
capacitação do docente e facilitar a aprendizagem do educando de acordo com sua 
maturidade intelectual e proporcionar diversão, prazere estimular vontade de 
estudar e pensar. 
“Paulo Freire (1921-1997) A creditamos que a educação sozinha não 
transforma a sociedade, sem Ela tão pouco a sociedade muda. 
Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da 
morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da 
convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro 
caminho, se não viver a nossa opção. 
Encarná-”La diminuindo, assim a distancia entre o que dizemos e fazemos”. 
Introdução:
O respectivo trabalho foi estabelecido por cinco passos, o primeiro nos informas sobre as avaliações em larga escala á nível nacional (estadual, municipal e federal), que tem por objetivo de nos informar sobre dados concretos referente à situação da educação brasileira, pois existem inúmeros fatores decorrentes que influenciam esses resultados dentre eles, destaca-se: o contexto social, situação econômica, cultural e política do país, metodologia de ensino, a capacitação dos educadores, as habilidades cognitivas, emocionais, sociais do aluno, infra-estrutura, suporte técnico, tecnologias assertivas e a remuneração dos professores.
No segundo passo foi feito um questionário sócio econômico, cultural que abrange professores, alunos e gestores com o propósito de se conhecer a realidade que a escola, o corpo docente e os alunos estão inseridos, para apresentarmos soluções para melhorar ou amenizar os efeitos sofridos pelo sistema educacional, estabelecido pelo o nosso país, no passo adiante foi feito um levantamento das possíveis causas e dificuldades dos alunos referentes aos conteúdos dos seguintes componentes curriculares: Língua portuguesa, Matemática, geografia, história, ciências, artes e educação física, e no seguinte passo, o delineamento e solução desses problemas abordados no passo anterior, e no quinto passo relatório completo e incisivo de todos os passos que tem como proposta investir na capacitação do docente e facilitar a aprendizagem do educando de acordo com sua maturidade intelectual e proporcionar diversão, prazer e estimular vontade de estudar e pensar.
“Paulo Freire (1921-1997) A creditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem Ela tão pouco a sociedade muda.
Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho, se não viver a nossa opção.
Encarná-”La diminuindo, assim a distancia entre o que dizemos e fazemos”.
A Educação Brasileira E Suas Vertentes. 
No contexto geral da história humana até os dias de hoje, a educação sofreu 
grandes e importantes transformações, pois saber, ler, escrever e fazer contas era 
um privilégio, apenas daqueles que possuíam um poder aquisitivo elevado, por tanto 
ser letrado era algo notório para a sociedade antiga. Embora a educação ela tenha 
sofrido a intervenção de vários povos, de diversas culturas, tais como: os egípcios, 
romanos, gregos e até chineses, as metodologias deles eram primitivas e muitas 
vezes caracterizadas por rigidez e uma notável intolerância ao erro do aluno, o que 
acarretava em muitas vezes em punição com castigos severos. O detentor do saber 
era um escriba ou um padre ,que ficava incumbido da tarefa de lecionar para 
esses alunos,outras vezes o ensin o era oferecido dentro da própria família pelos 
patriarcas, mas essa metodologia era fundamentada na simbologia, em que o aluno 
era obrigado a decorar uma enorme quantidade de caracteres , ou seja era um 
processo mecânico,pois não se aprendia apenas memorizava os 
conteúdos.somente aos homens era ofertado o ensino , porque o homem era 
responsável pela economia, a política e o comércio... Etc. E a mulher era criada 
apenas para cuidar do lar e dos filhos, elas eram discriminadas, pois não tinham 
poder de voz para nada, Com o decorrer dos anos a educação cresceu e se 
expandiram, por causa do surgimento da industrialização, as pessoas do campo 
começaram a invadir os centros urbanos em busca de sobrevivência a elite se 
deparou com uma realidade nova, pois, era necessário que obtivesse um acúmulo 
da riqueza para as classes mais alta, mas para isso eles precisavam de pessoas 
qualificadas para trabalhar no manuseio das máquinas então tornou mais que 
necessário, que as pessoas a ler, escrever, e fazer contas (esse ensino não era de 
qualidade, eles aprendiam apenas o que era útil para o trabalho). Com a 
colonização do Brasil (feita pelos portugueses) o país também apresentou fortes 
características referente ao ensino de outros países da Europa, a educação ela 
ganhou força e destaque somente nos anos 80, (embora, já haviam criados outras 
leis) quando ocorreu o evento da UNESCO que redigiu documentos importantes que 
afirmava que todas as crianças em idade primária deveriam estar matriculadas nas 
escolas (na América latina) e em 1990 no congresso de Jomtiem ( na Tailândia) 
alegando que a educação era e é um direito de todos. Antes desses eventos 
históricos, a educação no país era totalmente tradicional, seguimentada e seriada, o 
A Educação Brasileira E Suas Vertentes.
No contexto geral da história humana até os dias de hoje, a educação sofreu grandes e importantes transformações, pois saber, ler, escrever e fazer contas era um privilégio, apenas daqueles que possuíam um poder aquisitivo elevado, por tanto ser letrado era algo notório para a sociedade antiga. Embora a educação ela tenha sofrido a intervenção de vários povos, de diversas culturas, tais como: os egípcios, romanos, gregos e até chineses, as metodologias deles eram primitivas e muitas vezes caracterizadas por rigidez e uma notável intolerância ao erro do aluno, o que acarretava em muitas vezes em punição com castigos severos. O detentor do saber era um escriba ou um padre ,que ficava incumbido da tarefa de lecionar para esses alunos,outras vezes o ensino era oferecido dentro da própria família pelos patriarcas, mas essa metodologia era fundamentada na simbologia, em que o aluno era obrigado a decorar uma enorme quantidade de caracteres , ou seja era um processo mecânico,pois não se aprendia apenas memorizava os conteúdos.somente aos homens era ofertado o ensino , porque o homem era responsável pela economia, a política e o comércio... Etc. E a mulher era criada apenas para cuidar do lar e dos filhos, elas eram discriminadas, pois não tinham poder de voz para nada, Com o decorrer dos anos a educação cresceu e se expandiram, por causa do surgimento da industrialização, as pessoas do campo começaram a invadir os centros urbanos em busca de sobrevivência a elite se deparou com uma realidade nova, pois, era necessário que obtivesse um acúmulo da riqueza para as classes mais alta, mas para isso eles precisavam de pessoas qualificadas para trabalhar no manuseio das máquinas então tornou mais que necessário, que as pessoas a ler, escrever, e fazer contas (esse ensino não era de qualidade, eles aprendiam apenas o que era útil para o trabalho). Com a colonização do Brasil (feita pelos portugueses) o país também apresentou fortes características referente ao ensino de outros países da Europa, a educação ela ganhou força e destaque somente nos anos 80, (embora, já haviam criados outras leis) quando ocorreu o evento da UNESCO que redigiu documentos importantes que afirmava que todas as crianças em idade primária deveriam estar matriculadas nas escolas (na América latina) e em 1990 no congresso de Jomtiem (na Tailândia) alegando que a educação era e é um direito de todos. Antes desses eventos históricos, a educação no país era totalmente tradicional, seguimentada e seriada, o processo de ensino e aprendizagem avançou com o surgimento da LDB de lei de 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Lei de diretrizes e bases da educação nacional), a promulgação da constituição de 1988, Os PCN’S (Parâmetros Curriculares) trouxeram um novo conceito de aprendizagem. Hoje a rede de ensino ela é laica, gratuita, publica e universal e não distingueclasses sociais e nem sexo(feminino e masculino), todos nós temos direito a educação, houve uma mudança significativa nos paradigmas da educação ,no passado os erros dos alunos era punidos com castigos, hoje é necessário que ocorra erros, para ter acertos,ou seja para que o educador reveja seus conceitos e analise qual a dificuldade para concertar de forma incisiva, o educando ele tem que aprender a pensar , para que ela possa compreender o conteúdo pedagógico passado para ele e não decorar, memorizar, no passado a educação era voltada para o professor ele era detentor do saber portanto, ele era o centro, hoje o docente ele é mediador do conhecimento ,entre o aluno e a sociedade em que ele vive.
 Segundo a pesquisa do MEC em 2014, havia 13 milhões de analfabeto funcionais (que sabem identificar letras e números, mas não compreendem o que Lêem e não conseguem efetuar operações matemáticas) e os absolutos (nunca tiveram acesso a nenhum tipo de conhecimento didático) outra pesquisa afirma que a cada cinco crianças com idade de oito anos, não sabem ler frases, são dados relevantes e preocupantes, pois se as crianças de hoje são o futuro do nosso país então, esse futuro está comprometido. Não podemos deixar de alegar que existem inúmeros fatores que contribuem para essas estáticas, dentre elas: a metodologia de ensino (muitas escolas ainda fazem uso das cartilhas, não podem mudar o conteúdo programático estabelecido pela gestão da rede de ensino), o histórico familiar do aluno (estrutura socioeconômico, político, cultural e emocional do aluno), falta de infra estrutura (salas superlotadas, sem acesso a tecnologia da informação da comunicação (TIC’S,) professores mal remunerados, (com cargas horárias extensa, por causa do baixo salário, tem que trabalhar mais), falta de recursos didáticos, alimentação, transporte, políticas educacionais (que só funcionam no papel, o professor tem que se capacitar com recursos próprios), questão sócio econômico, ou seja, o aluno que mora na região sul do país, possui mais vantagens do que o aluno do norte e nordeste por causa dos pólos de industrialização, pois há um maior investimento nessas, por parte do governo e da rede privadas, é necessário que ocorra uma reformulação na estrutura no sistema educacional do nosso país, as provas de largas escalas que são feitas pelo Saeb reafirma essa necessidade, segundo” a LDB, no artigo 32. ll. -O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, l. compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes, e dos valores em que se fundamenta a sociedade; lll- o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimento e habilidades e a formação de atitudes e valores; lV- o fortalecimento dos vínculos família,dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que assenta a vida social “concluindo o ensino fundamental.
“O Homem não é nada daquilo que a educação faz dele (Immanuel Kant. 1724-1804)”.
Passo um : No Brasil existem três avaliações em larga escala que tem a finalidade 
de avaliar a qualidade de ensino, o Saeb (sistema de avaliação básica) ele avalia a 
educação básica brasileira e contribui para a melhoria da qualidade e para a 
universalização do acesso á escola, fornece suporte técnico para o desenvolvimento 
das politicas públicas e o monitoramento da qualidade dos avaliados e do conteúdo 
avaliativo, ele é composto por três avaliações externas de larga escala. 
Avaliação Nacional da Básica-(ANEB) é uma avaliação amostral para os alunos da 
rede pública e privada, em áreas urbanas e rurais em todo o país, em regiões 
estaduais e federais avaliando os alunos que cursam 4ª série/5º ano e 8ª série, 9º 
ano do ensino fundamental, com o objetivo de avaliar a qualidade e eficiência da 
metodologia de aprendizado e ensino. 
Avaliação Nacional do rendimento escolar (ANRESC (também denominada “Prova 
Brasil”). 
Trata-se de uma avaliação censitária que avalia os alunos da 4ªsérie/5º ano e 8ª 
série/9º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais, municipais e 
federais, com o objetivo de avaliar o ensino ministrado nas escolas públicas, só 
podem avaliar as escolas que possuem no mínimo 20 alunos matriculados na série, 
o resultado são apresentados por escola índice federativas. 
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). 
Avaliação censitária envolvendoos alunos 3º ano do ensino fundamental das escolas 
públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento e 
língua portuguesa, e matemática e condições de oferta do ciclo de alfabetização das 
redes públicas. 
Provinha Brasil. 
É uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades 
relativas á alfabetização e ao letramento em língua port uguesa e matemática, 
desenvolvidos pela s crianças matriculados no 2º ano do ensino fundamental das 
escolas públicas, essas avaliações auxiliam no monitoramento da qualidade do 
processo de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das 
habilidades iniciais em matemáticas e leitura. 
Passo um : No Brasil existem três avaliações em larga escala que tem a finalidade de avaliar a qualidade de ensino, o Saeb (sistema de avaliação básica) ele avalia a educação básica brasileira e contribui para a melhoria da qualidade e para a universalização do acesso á escola, fornece suporte técnico para o desenvolvimento das politicas públicas e o monitoramento da qualidade dos avaliados e do conteúdo avaliativo, ele é composto por três avaliações externas de larga escala.
Avaliação Nacional da Básica-(ANEB) é uma avaliação amostral para os alunos da rede pública e privada, em áreas urbanas e rurais em todo o país, em regiões estaduais e federais avaliando os alunos que cursam 4ª série/5º ano e 8ªsérie, 9º ano do ensino fundamental, com o objetivo de avaliar a qualidade e eficiência da metodologia de aprendizado e ensino.
Avaliação Nacional do rendimento escolar (ANRESC (também denominada “Prova Brasil”).
Trata-se de uma avaliação censitária que avalia os alunos da 4ªsérie/5º ano e 8ª série/9º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais, municipais e federais, com o objetivo de avaliar o ensino ministrado nas escolas públicas, só podem avaliar as escolas que possuem no mínimo 20 alunos matriculados na série, o resultado são apresentados por escola índice federativas.
Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).
Avaliação censitária envolvendoos alunos 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento e língua portuguesa, e matemática e condições de oferta do ciclo de alfabetização das redes públicas.
Provinha Brasil.
É uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas á alfabetização e ao letramento em língua portuguesa e matemática, desenvolvidos pela s crianças matriculados no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas, essas avaliações auxiliam no monitoramento da qualidade do processo de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemáticas e leitura.
Pacto Nacional pela Alfabetização Na Idade Certa (PNAIC).
Viabilizaque as crianças estejam alfabetizados até 8 anos de idade,ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Questionário sócio econômico e cultural do aluno. 
 
1-Possuem TV, computador, telefone, celular? 
2-Possuem casa própria? 
3-Fazem uso de transporte escolar? 
4-Eles tem acesso á internet em casa? 
5-A mãe trabalha fora? 
6-É beneficiário de algum beneficio social? 
7-fazem refeições na escola? 
8- Gosta de estudar nessa escola e das atividades? 
 
Questionário pedagógicos, dos professores e gestores. 
1-Qual o perfil de aluno que vocês possuem na rede? 
60%60%80%50%80%30%90%80%
Valor
1-Possuem TV, computador, telefone, celular?2-Possuem casa própria?3-Fazem uso de transporte escolar?4-Eles tem acessoá internet em casa?5-A mãe trabalha fora?6-É beneficiário de algum beneficio social?7-fazem refeições na escola?8-Gosta de estudar nessa escola e das atividades?
Questionário sócio econômico e cultural do aluno.
1-Possuem TV, computador, telefone, celular?
2-Possuem casa própria?
3-Fazem uso de transporte escolar?
4-Eles tem acesso á internet em casa?
5-A mãe trabalha fora?
6-É beneficiário de algum beneficio social?
7-fazem refeições na escola?
8- Gosta de estudar nessa escola e das atividades?
Questionário pedagógicos, dos professores e gestores.
1-Qual o perfil de aluno que vocês possuem na rede?
R: Não temos defasagem entre idade/ano, proveniente de todas as classes sociais e econômicas.
2-A metodologia de vocês e focada no processo de ensino ou no aprendizado do aluno?
R: Tanto o processo de ensino, quanto de aprendizagem, caminham junto, então a metodologia é focada nos dois termos.
3-O que influencia o aprendizado do aluno?
R: O incentivo tanto da família, quanto a vontade do aluno em aprender, e o empenho do docente.
4-os professores da rede são submetidos a cursos de capacitação e reciclagem? Eles são avaliados constantemente?
R: sim. Há avaliações constantes, a capacitação ou especialização é por conta do docente.
5-qual a maior dificuldade no processo de ensino e aprendizagem, é infra-estrutura, suporte técnico ou a capacitação do corpo docente?
R: capacitação do docente.
6-Qual é a relação entre gestores e professores e alunos?
R: eles possuem uma equipe diversificada com pessoas de vários perfis, que se trata com respeito, igualmente e união que cumprem as regras estabelecidas pela instituição.
Valor	60%
60%
80%
1-Possuem TV, computador, telefone, celular?	2-Possuem casa própria?	3-Fazem uso de transporte escolar?	4-Eles tem acesso á internet em casa?	5-A mãe trabalha fora?	6-É beneficiário de algum beneficio social?	7-fazem refeições na escola?	8- Gosta de estudar nessa escola e das atividades?	0.60000000000000031	0.60000000000000031	0.8	0.5	0.8	0.30000000000000016	0.9	0.8	Passo dois: relátório do questionário socioeconômico, cultural dos 
alunos, professores e gestores . 
A escola João Guedes Pinto Junior Prefeito EMEF, está situada na AV: OSVALDO 
MALUF, Nº 250, no bairro: VILA ANCHIETA, no município de Elias Fausto, CEP: 
13350-000, a instituição está localizada em um bairro humilde, de fácil acesso 
próximo a região central da cidade, ela, possui seiscentos e vinte alunos 
matriculados, com vinte e três turmas, dez salas de aulas, com trinta e seis 
docentes, possui cinqüenta e dois funcionários, funciona em dois turnos. A escola 
não possui biblioteca, secretária, auditório, e laboratório de ciências, eles possuem 
vinte sete alunos inclusos (necessidades especiais) não possuem docentes em 
formação continuada para educação especial, indígena e relações etnorraciais, e 
também não possuem tradutor interprete de libras. 
A grande maioria dos alunos são de classe média baixa, nem todospossuem acesso 
á internet, computador, videogames, TV á cabo...etc, os pais não, possuem casa 
própria, pagamaluguel, quase todos fazem suas refeições na escola, háum número 
significativo de crianças que são beneficiárias de programas sociais , tem um 
número de crianças que moram na zona ruralquefazem uso do transporteda 
prefeiturapara estudar na cidade, os pais e os alunos estão satisfeitos com os 
resultados apresentados pela escola nas atividades pedagógicas e no sistema de 
ensino e aprendizagem .a escola não possui conhecimento sobre a escolaridade dos 
pais dos alunos ,para os professores os anos iniciais são muito importantes ,além 
reforçar a importância da família na escola ,os professores são submetidos há 
avaliações constantes e os cursos de ca pacitação é por conta do própria docente 
,para a gestão os professores são capacitados para executar a alfabetização e 
letramento dos alunos 1º ao 3º ano,a metodologia deles é focada no ensino e na 
aprendizagem,os problemas que eles enfrentam é referente a capacitação do 
docente, Os educadores de mais idade ou que atuam a mais tempo na área 
apresentam dificuldades em fazer uso das TIC’ S(tecnologia da informação e 
comunicação) o que dificulta o dinamismo das aulas ,mas é algo que está sendo 
solucionado ,para eles tanto a escola , quanto a família ,a competência do docente 
e a vontade do aluno em aprender ,ajudam a executar um bom trabalho ,no que diz 
respeito ao aprendizado do mesmo,a gestão relatou que que não há defasagem 
Passo dois: relátório do questionário socioeconômico, cultural dos alunos, professores e gestores.
A escola João Guedes Pinto Junior Prefeito EMEF, está situada na AV: OSVALDO MALUF, Nº 250, no bairro: VILA ANCHIETA, no município de Elias Fausto, CEP: 13350-000, a instituição está localizada em um bairro humilde, de fácil acesso próximo a região central da cidade, ela, possui seiscentos e vinte alunos matriculados, com vinte e três turmas, dez salas de aulas, com trinta e seis docentes, possui cinqüenta e dois funcionários, funciona em dois turnos. A escola não possui biblioteca, secretária, auditório, e laboratório de ciências, eles possuem vinte sete alunos inclusos (necessidades especiais) não possuem docentes em formação continuada para educação especial, indígena e relações etnorraciais, e também não possuem tradutor interprete de libras.
A grande maioria dos alunos são de classe média baixa, nem todospossuem acesso á internet, computador, videogames, TV á cabo...etc, os pais não, possuem casa própria, pagamaluguel, quase todos fazem suas refeições na escola, háum número significativo de crianças que são beneficiárias de programas sociais , tem um número de crianças que moram na zona ruralquefazem uso do transporteda prefeiturapara estudar na cidade, os pais e os alunos estão satisfeitos com os resultados apresentados pela escola nas atividades pedagógicas e no sistema de ensino e aprendizagem .a escola não possui conhecimento sobre a escolaridade dos pais dos alunos ,para os professores os anos iniciais são muito importantes ,além reforçar a importância da família na escola ,os professores são submetidos há avaliações constantes e os cursos de capacitação é por conta do própria docente ,para a gestão os professores são capacitados para executar a alfabetização e letramento dos alunos 1º ao 3º ano,a metodologia deles é focada no ensino e na aprendizagem,os problemas que eles enfrentam é referente a capacitação do docente, Os educadores de mais idade ou que atuam a mais tempo na área apresentam dificuldades em fazer uso das TIC’S(tecnologia da informação e comunicação) o que dificulta o dinamismo das aulas ,mas é algo que está sendo solucionado ,para eles tanto a escola , quanto a família ,a competência do docente e a vontade do aluno em aprender ,ajudam a executar um bom trabalho ,no que diz respeito ao aprendizado do mesmo,a gestão relatou que que não há defasagem entre idade e ano ,proveniente de todas as classes sociais e econômicas, a escola relatou que tiveram uma ótima nota na competência leitora e raciocínio lógico apresentaram dificuldade na leitura de textos mais complexos ,com um grau maior de dificuldade de escrita e oralidade
Apresentaram dificuldade na leitura e compreensão de textos informativos.
A relação do corpo docente com a equipe gestora é muito boa, toda semana fazem reuniões parainformaros resultados, estudarem propostade melhoria do ensino e do aprendizado, reunião com os coordenadores responsáveis, e outros órgãos relacionados á crianças. Elias fausto é uma cidade pequena que possui em média desseseis mil habitantes vivem do plantio da cana de açúcar, tomates, possui características rústicas, é uma cidade em que todo mundo se conhece o que facilita a relações interpessoais entre escola e aluno, família, professores... Etc.
Detalhamento do plano de ação da escola. 
Todas as sugestões abaixo se aplicam a todos os componentes curriculares, pois 
todas essas matérias estão interligadas diretamenteumas com as outras, portanto 
são ferramentas que facilitam o conhecimento e que podem melhorar o processo do 
ensino e da aprendizagem, respeitando a maturidade (psicogênese), a capacidade 
cognitiva, emocional, social e cultural do aluno e a competência do educador. 
 
Objetivo: desmitificar o processo de ensino e aprendizagem, além de formar 
cidadãos autônomos, conscientes, críticos que detêm o saber e que compartilham 
esses conteúdos, aprendidos e vivenciados por eles que contribuem para a 
sociedade de forma produtiva, positiva em todos os campos de atuação (trabalho, 
estudos, família, vida pessoal). 
 
Ação: implantar computadores (um para cada aluno), lousa digital, salas temáticas 
(com cores alegres), atividades lúdicas (jogos manuais (tabuleiros, xadrez, quebra 
cabeça, caça ao tesouro e jogos virtuais (quiz de conhecimentos gerais e 
específicos, dinâmicas em grupo)), danças, peças de teatros, gincanas, 
campeonatos de redação, poesia, ficha de leitura (com premiações) brincadeiras e 
brinquedos educativos (construídos por eles mesmos com materiais recicláveis) , 
recursos tecnológicos: filmes, vídeos, criação de uma biblioteca universalizada com 
temas livres e atuais, melhor remuneração dos professores, palestras motivacionais 
para pais, alunos e corpo docente (com profissionais especializados), visitas 
técnicas á museus, galeria de artes, sítios, fazendas, empresas , laboratórios, jornais, 
revistas, uso das TIC’S (tecnologia da informação e comunicação ) piscinas de 
natação, atividade física ao ar livre (parques, bosques, praias, cachoeiras) criação 
de um blog, para relatar os acontecimentos mais importantes (fotos, vídeos, eventos, 
datas comemorativas) feira de ciências, feira do livro, cursos de empregabilidade 
palestras motivacionais para os pais, temas atuais ex: dengue, obesidade, 
tabagismo... criação de um diário do aluno (para o mesmo relatar sua história, o que 
mais gosta de fazer em casa, na escola, quais os momentos mais alegres de sua 
vida) é uma forma do professor construir uma ponte em direção aos alunos, 
Detalhamento do plano de ação da escola.
Todas as sugestões abaixo se aplicam a todos os componentes curriculares, pois todas essas matérias estão interligadas diretamente umas com as outras, portanto são ferramentas que facilitam o conhecimento e que podem melhorar o processo do ensino e da aprendizagem, respeitando a maturidade (psicogênese), a capacidade cognitiva, emocional, social e cultural do aluno e a competência do educador.
Objetivo: desmitificar o processo de ensino e aprendizagem, além de formar cidadãos autônomos, conscientes, críticos que detêm o saber e que compartilham esses conteúdos, aprendidos e vivenciados por eles que contribuem para a sociedade de forma produtiva, positiva em todos os campos de atuação (trabalho, estudos, família, vida pessoal).
Ação: implantar computadores (um para cada aluno), lousa digital, salas temáticas (com cores alegres), atividades lúdicas (jogos manuais (tabuleiros, xadrez, quebra cabeça, caça ao tesouro e jogos virtuais (quiz de conhecimentos gerais e específicos, dinâmicas em grupo)), danças, peças de teatros, gincanas, campeonatos de redação, poesia, ficha de leitura (com premiações) brincadeiras e brinquedos educativos (construídos por eles mesmos com materiais recicláveis), recursos tecnológicos: filmes, vídeos, criação de uma biblioteca universalizada com temas livres e atuais, melhor remuneração dos professores, palestras motivacionais para pais, alunos e corpo docente (com profissionais especializados), visitas técnicas á museus, galeria de artes, sítios, fazendas, empresas, laboratórios, jornais, revistas, uso das TIC’S (tecnologia da informação e comunicação) piscinas de natação, atividade física ao ar livre (parques, bosques, praias, cachoeiras) criação de um blog, para relatar os acontecimentos mais importantes (fotos, vídeos, eventos, datas comemorativas) feira de ciências, feira do livro, cursos de empregabilidade palestras motivacionais para os pais, temas atuais ex: dengue, obesidade, tabagismo... criação de um diário do aluno (para o mesmo relatar sua história, o que mais gosta de fazer em casa, na escola, quais os momentos mais alegres de sua vida) é uma forma do professor construir uma ponte em direção aos alunos, elaboração de um gibi coletivo, jornal estudantil com as novidades da escola, eventos para a família e população.
Procedimentos: é necessário que os professores sejam capacitados pedagogicamente Para efetuarem com precisão os conteúdos a ser ensinados Segundo “NIKOS KAZANTZÁKIS (1883-1957) “Professores ideais são aqueles que se transformam em pontes e que convidam os alunos a cruzá-la, depois, de ter facilitado sua passagem com alegria e colapso incentivando-as a criar pontes a partir de sua de suas próprias atitudes”. As sugestões acima serão inseridas na grade curricular anual da rede de ensino, respeitando as normas politicas educacionais, o trabalho será realizado com a participação de todos os envolvidos no processo educativo, que dará suporte necessário, para que o educando realize suas atividades com êxito e atinja graus maiores de aprendizagem e aumente respectivamente sua capacidade cognitiva, emocional, social. As visitas técnicas ocorrerão trimestralmente, as atividades lúdicas semanalmente, feira campeonatos á cada semestre, o objetivo dessas atividades lúdicas é proporcionar prazer e proporcionar liberdade, o que ocasionará enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem.
Avaliação dos procedimentos.
Executar um trabalho implica na capacidade de resolução de problemas, assim como estar disposto e aberto a criticas construtivas. Que podem motivar o educador a buscar inovações em seu campo de conhecimento, despertando-o para uma nova concepção de realidade, para novos horizontes e novas fontes de pesquisas, o desafio é sempre grande, pois contamos com a força, a dedicação e o empenho de todos, pois concluímos com êxito tudo o que foi proposto como meta para o corpo docente, o objetivo desse trabalho é priorizar a busca pela oportunidade de aprender quantitativamente e qualitativamente, de acordo com “NELSON MANDELA (1918-2013) A educação é arte mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Educar é muito mais que a arte de ensinar, implica em formar pessoas reflexivas, concisas, éticas e independentes para viver em sociedade e contribuir para o crescimento do nosso país.
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) “Brincar com criança não é perder tempo, é ganha-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem”.
 
Passo cinco: 
O relatório abaixo está fundamentado em todos os tópicos do passo um ao quatro 
desse trabalho, que informa e ressalta a importância das provas em largas escalas 
que ocorrem em nosso país dentre elas estão SAEB, ANA, PROVA BRASIL, e 
PROVINHA BRASIL, essas avaliações têm o objetivo de analisar, estruturar, e 
melhorar o desenvolvimento da educação brasileira, essas provas em larga escala 
ocorrem em todo país, e a provinha Brasil é uma prova municipal, que é aplicada 
pela própria rede, a pesquisa foi realizada com o objetivo de extrair dados 
conclusivos á respeito da qualidade do ensino. 
De acordo com a coordenação escolar da cidade de Elias Fausto, a escola João 
Guedes Pinto Junior prefeito EMEF, apresentou um excelente rendimento na 
provinha Brasil, alegando que possuem um corpo docente qualificado e 
especializado em alfabetização e letramento, por tanto o resultado foi satisfatório em 
toda a rede de ensino fundamental. 
No passo dois foi elaborado um questionário socioeconômico, cultural, para os 
alunos, professores e gestores, baseado na realidade, da cultura e situação 
econômica da cidade, pois a mesma é pacata, vive do cultivo agrícola, pouco 
industrializada, com características bem rústicas, típica de uma cidade do interior, 
seguidamente foi realizada uma entrevistacom a coordenadora pedagógica foi 
agradável, informativa e esclarecedora, pois a mesma forneceu dados consistentes 
referente à qualidade de ensino da rede, segundo a mesma Elias fausto está 
seguinte nota: IOEB (índice de oportunidades da educação brasileira ), (5,3) 
comparando com São Paulo (5,1) e a média no Brasil (4,5) no ranking ela está no 
169º lugar, e também no IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica) nos 
anos de 2009(6,6), 2011(6,0) e 2013(6,8), analisando o contexto social, histórico e 
econômico da cidade, podemos dizer que a educação da mesma é de boa 
qualidade, apesar de não ser pouco industrializada, e ter poucos recursos, há muitas 
crianças da zona rural que se locomovem com os ônibus da prefeitura pa ra ter 
acesso á escola, a grande maioria não sabem o grau de escolaridade dos seus pais, 
inclusive a própria escola desconhecem esses dados, a estrutura da escola é 
simples, porem limpa e organizada, com acesso restrito. 
Passo cinco:
O relatório abaixo está fundamentado em todos os tópicos do passo um ao quatro desse trabalho, que informa e ressalta a importância das provas em largas escalas que ocorrem em nosso país dentre elas estão SAEB, ANA, PROVA BRASIL, e PROVINHA BRASIL, essas avaliações têm o objetivo de analisar, estruturar, e melhorar o desenvolvimento da educação brasileira, essas provas em larga escala ocorrem em todo país, e a provinha Brasil é uma prova municipal, que é aplicada pela própria rede, a pesquisa foi realizada com o objetivo de extrair dados conclusivos á respeito da qualidade do ensino.
De acordo com a coordenação escolar da cidade de Elias Fausto, a escola João Guedes Pinto Junior prefeito EMEF, apresentou um excelente rendimento na provinha Brasil, alegando que possuem um corpo docente qualificado e especializado em alfabetização e letramento, por tanto o resultado foi satisfatório em toda a rede de ensino fundamental.
No passo dois foi elaborado um questionário socioeconômico, cultural, para os alunos, professores e gestores, baseado na realidade, da cultura e situação econômica da cidade, pois a mesma é pacata, vive do cultivo agrícola, pouco industrializada, com características bem rústicas, típica de uma cidade do interior, seguidamente foi realizada uma entrevista com a coordenadora pedagógica foi agradável, informativa e esclarecedora, pois a mesma forneceu dados consistentes referente à qualidade de ensino da rede, segundo a mesma Elias fausto está seguinte nota: IOEB (índice de oportunidades da educação brasileira), (5,3) comparando com São Paulo (5,1) e a média no Brasil (4,5) no ranking ela está no 169º lugar, e também no IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica) nos anos de 2009(6,6), 2011(6,0) e 2013(6,8), analisando o contexto social, histórico e econômico da cidade, podemos dizer que a educação da mesma é de boa qualidade, apesar de não ser pouco industrializada, e ter poucos recursos, há muitas crianças da zona rural que se locomovem com os ônibus da prefeitura para ter acesso á escola, a grande maioria não sabem o grau de escolaridade dos seus pais, inclusive a própria escola desconhecem esses dados, a estrutura da escola é simples, porem limpa e organizada, com acesso restrito.
Foi elaborado um plano de ação baseado nas dificuldades que a escola apresenta hoje, em todas as áreas social, econômica, cultural e intelectual, pois o grande de desafio é oferecer ensino de qualidade com baixo custo, durante a pesquisa ficou evidente que a rede tem um problema, ou um empecilho referente à especialização do docente, pois não possuem professor com formação continuada em educação especial, interprete e tradutor de libras, educação indígena e etnoraciais, não possuem computador para todos, não possuem biblioteca, laboratório de ciências, auditório, nem quadras poliesportivas para atividades aquáticas, não fazem atividades complementares fora do período de aula, embora abram aos finais de semana para o projeto minha escola é importante oferecer um grau de instrução de qualidade que corresponda as expectativas de todos,mas para isso ocorrer o educador tem está apto a utilizar essas ferramentas de forma hábil,o nosso governo tem que investir na especialização dos professores atuantes da rede e dos ainda irão atuar, para podemos realizar um trabalho de excelência e reduzir as taxas de analfabetos funcionais ,pois o educador ,o educando , o sistema enfim todos nós temos a responsabilidade de combater esse mal.
Conclusão: 
O homem ele é um ser inacabado que está em constante evolução, há muitos 
ignorantes que sabem ler e escrever, como também há muitos sábios que nunca 
sequer pegaram em um lápis para escrever, a verdade é que a sabedoria é uma 
virtude do conhecimento da vida, e a ignorância é falta de estímulos para o aumento 
da capacidade intelectual. Eu sonho com o dia que o analfabetismo será erradicado 
do nosso país e todos nós poderemos ter um dialogo aberto e igualitário, e 
possamos interagir com tod as as classes sociais educação do nosso país propõe 
muitos desafios que implica diretamente na qualificação, e experiência do docente, 
ou seja, oferecer educação formal exige disciplina, dedicação, habilidade especifica 
e até mesmo renuncias por parte do e ducador, construir mentes pensantes é uma 
tarefa árdua, que requer aptidão, infelizmente a educação brasileira ainda conserva 
idéias neoliberais, ou seja, transferem para o estado ou governo a responsabilidade 
que é de todos nós, pois privar alguém do conh ecimento é o mesmo que atentar 
contra si mesmo, é difícil conscientizar as pessoas que a falta de educação 
influência na vida de todos, 
E o educador muitas vezes é considerado o culpado pelos índices de analfabetismo 
e ensino de má qualidade, mas cenário c aótico do ensino brasileiro fala por si 
mesmo, pois temos salas super lotadas, falta infra -estrutura, material didático de má 
qualidade ou não tem, má alimentação nas escolas, professores mal remunerados, 
sem recursos para se capacitarem, violência general izada em periferias e 
comunidades que abrangem essas escolas, professores estressados, doentes 
(síndrome do pânico, depressão... etc.) devido ao excesso de trabalho, mas por 
outro lado o profissional que ingressa nessa área tem que ter consciência, que 
lecionar está muito mais relacionado com o amor a profissão e ao ensino, do que 
ganhar dinheiro. 
O educador ele é a peça fundamental, nesse jogo de xadrez, pois ele é um agente 
transformador que contribui diretamente para a construção de uma sociedade 
humanista, justa e igualitária, o aluno que não sabe ler e escrever, ele também não 
compreende aquilo que ouve e regressivamente não consegue construir uma linha 
de raciocínio lógico o que impossibilita de contribuir gradativamente para a 
democracia e a cidadania , tornando-o vulnerável, suscetível a erros, enganos e todo 
Conclusão:
O homem ele é um ser inacabado que está em constante evolução, há muitos ignorantes que sabem ler e escrever, como também há muitos sábios que nunca sequer pegaram em um lápis para escrever, a verdade é que a sabedoria é uma virtude do conhecimento da vida, e a ignorância é falta de estímulos para o aumento da capacidade intelectual. Eu sonho com o dia que o analfabetismo será erradicado do nosso país e todos nós poderemos ter um dialogo aberto e igualitário, e possamos interagir com todas as classes sociais educação do nosso país propõe muitos desafios que implica diretamente na qualificação, e experiência do docente, ou seja, oferecer educação formal exige disciplina, dedicação, habilidade especifica e até mesmo renuncias por parte do educador, construir mentes pensantes é uma tarefa árdua, que requer aptidão, infelizmente a educação brasileira ainda conserva idéias neoliberais, ou seja, transferem para o estado ou governo a responsabilidade que é de todos nós, pois privar alguém do conhecimento é o mesmo que atentar contra si mesmo, é difícil conscientizar as pessoas que a falta de educação influência na vida de todos,
E o educador muitas vezesé considerado o culpado pelos índices de analfabetismo e ensino de má qualidade, mas cenário caótico do ensino brasileiro fala por si mesmo, pois temos salas super lotadas, falta infra-estrutura, material didático de má qualidade ou não tem, má alimentação nas escolas, professores mal remunerados, sem recursos para se capacitarem, violência generalizada em periferias e comunidades que abrangem essas escolas, professores estressados, doentes (síndrome do pânico, depressão... etc.) devido ao excesso de trabalho, mas por outro lado o profissional que ingressa nessa área tem que ter consciência, que lecionar está muito mais relacionado com o amor a profissão e ao ensino, do que ganhar dinheiro.
O educador ele é a peça fundamental, nesse jogo de xadrez, pois ele é um agente transformador que contribui diretamente para a construção de uma sociedade humanista, justa e igualitária, o aluno que não sabe ler e escrever, ele também não compreende aquilo que ouve e regressivamente não consegue construir uma linha de raciocínio lógico o que impossibilita de contribuir gradativamente para a democracia e a cidadania, tornando-o vulnerável, suscetível a erros, enganos e todo tipo de alienação, ficando impedido de contribuir para o progresso da nossa nação, somente a educação pode solucionar os problemas sociais dessa nação, ela pode acabar com a criminalidade, com a fome, a miséria, mas precisamos nos conscientizar que investir em conhecimento é o mesmo que investir em vidas.
Malala Yousafsai (2014) “Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. educação é a única solução”.
Referencias bibliográficas : 
Émile Durkheim-frases, pensamentos, e citações - KD Disponível 
em:<http://kd.frases.com/autor/Émile -durkhein, Acesso; 20 de abril de 2016. 
Imagens Drummond. Disponível 
em:<http://www.google.com.br/search?9=textos++e+pensamentos+pensa dores+sob
re+atividdades+ludicas > acesso em:15 de maio de 2016. 
 
Citações Nikos katantzakis. Disponível em:<http://frasesparaprofessor.com.br 
Acesso em: 18 de abril de 2016 
Uma em cada cinco crianças de oito anos não sabe ler frases diz MEC. 
Disponível em: Http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/09 /uma-em-cada-cinco-
criancas-de-oito-anos-nao-sabe-ler-frase-diz-mec.> Acesso: 10 de abril de 2016 
Analfabetismo funcional uma realidade bras ileira. Disponível em: 
Http://direcional.escolas.com.br/2015/03/03 ,Acesso em: 25 de abril de 2016. 
 Vídeo da Melancimática. Disponível em: Disponível em: 
Http://tvescola.mec.gov.br/TVE/vídeo/sua -escola-nossa-escola-iniciacao-
matematica-blumenau-SC, acesso em: 20 de abril de 2016. 
Lei n°9394 de 20 de dezembro de 1996 Presidências da Republica. Disponível 
em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm ,acesso em 03 de abril de 2016 
Objetivo das avaliações -Inep. Disponível 
em:<http://portal.inep.gov.br/web/saeb/objetivo -das-avaliaçoes-gestores. 
Acesso em: 20 de abril de 2016. 
Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/web/saeb/objetivo -das-avaliaçoes-gestores. 
Acesso em: 20 de abril de 2016. 
IDEB-INEP. Disponível em:<http://ideb.inep.gov.br/. 
Acesso em: 02 de maio de 2016 
Referencias bibliográficas:
Émile Durkheim-frases, pensamentos, e citações - KD Disponível em:<http://kd.frases.com/autor/Émile-durkhein, Acesso; 20 de abril de 2016.
Imagens Drummond. Disponível em:<http://www.google.com.br/search?9=textos++e+pensamentos+pensadores+sobre+atividdades+ludicas> acesso em:15 de maio de 2016.
Citações Nikos katantzakis. Disponível em:<http://frasesparaprofessor.com.br Acesso em: 18 de abril de 2016
Uma em cada cinco crianças de oito anos não sabe ler frases diz MEC.
Disponível em: Http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/09/uma-em-cada-cinco-criancas-de-oito-anos-nao-sabe-ler-frase-diz-mec.> Acesso: 10 de abril de 2016
Analfabetismo funcional uma realidade brasileira. Disponível em: Http://direcional.escolas.com.br/2015/03/03 ,Acesso em: 25 de abril de 2016.
 Vídeo da Melancimática. Disponível em: Disponível em: Http://tvescola.mec.gov.br/TVE/vídeo/sua-escola-nossa-escola-iniciacao-matematica-blumenau-SC, acesso em: 20 de abril de 2016.
Lei n°9394 de 20 de dezembro de 1996 Presidências da Republica. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm,acesso em 03 de abril de 2016
Objetivo das avaliações-Inep. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/web/saeb/objetivo-das-avaliaçoes-gestores.
Acesso em: 20 de abril de 2016.
Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/web/saeb/objetivo-das-avaliaçoes-gestores.
Acesso em: 20 de abril de 2016.
IDEB-INEP. Disponível em:<http://ideb.inep.gov.br/.
Acesso em: 02 de maio de 2016
IOEB- índice de oportunidades Brasileiras. Disponível em:< http://www.ioeb.org.br/
Acesso em: 02 de maio de 2016.
Rubem Alves-A escola ideal, o papel do professor... Disponível em: HTTPS://www.youtube.com/watch?v=qjynv42g2xu. Acesso em: 14 de maio de 2016.
Citações de Immanuel Kant.
Disponível em:<http://pensador.uol.com.br/citacoes_de_kant Acesso em 30 de abril de 2016.
Caça ao tesouro – dicas para pais e educador-UOL, Disponível em:<http://sitededicas.ne10.uol.com.br/jogo_logico2.htm
Acesso em: 01 de maio de 2016.
Sumário: 
Introdução:______________________ __________________1 
Avaliações em larga escala ___________________________ 4 
Questionário sócio econômico_________________________6 
Passo três:_______________________________ __________9 
Componentes curriculares.____________________________10 
Relatório _____________________________________ _____15 
Conclusão:_________________________________________ 17 
Referencias bibliográficas .____________________________ _19 
Sumário:
Introdução:________________________________________1
Avaliações em larga escala ___________________________4
Questionário sócio econômico_________________________6
Passo três:_________________________________________9
Componentes curriculares.____________________________10
Relatório __________________________________________15
Conclusão:_________________________________________17
Referencias bibliográficas._____________________________19

Continue navegando