Buscar

Atividade 3 - Anderson

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PIC - Pedagogia
	Aluno: Anderson dos Reis Felipe 
	RGM: 23180692
	Polo: UNIFRAN – Sertãozinho 
	Tutor: Carlos Adriano Martins
ATIVIDADE 3 
Leia o projeto desenvolvido pela professora Mônica, do 2º ano C, da Escola Carolina Maria de Jesus [1] (AMARAL, p. 3):
 “O projeto “MINHA HISTÓRIA/ NOSSA HISTÓRIA” prevê o conhecimento da própria história do aluno e sua conscientização como parte atuante do processo histórico e social no qual está inserido. Ele faz parte da História e faz a História. O aluno é o sujeito da História e será capaz de entendê-la como conhecimento, como experiência e prática de cidadania. Ele tem que ver a História e participar dela. Construindo, ele produz a História. A vida do aluno é a base de todo o trabalho. A partir do conhecimento dela é que o aluno adquirirá a autoestima e a compreensão dos processos históricos mais amplos. O projeto é desenvolvido com turmas de 2ª série do Ensino Fundamental, mas pode ser desenvolvido em outras séries desde que as atividades sejam adaptadas às necessidades e interesses de cada turma e observando a interdisciplinaridade. O trabalho consiste no estudo de toda a vida do aluno desde a vida intrauterina e no resgate das vidas de seus antepassados, passando por fatos históricos, sociais, culturais etc. Destaco os principais objetivos: comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência a própria história de vida, reconhecer semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais na sociedade, estabelecer relações entre o presente e o passado, participar de diferentes atividades de intercâmbio oral, valorizar a vida, perceber valores e contravalores, entre outros. É importante também ressaltar o trabalho de compromisso de cidadania, para que a partir da visão do passado e do presente, o aluno possa trabalhar para a construção de uma sociedade melhor no futuro. Em geral, realizo o trabalho a partir do início do ano letivo, a fim de que a história do aluno seja o ponto de partida para o estudo de todos os componentes curriculares e que a autoestima seja trabalhada constantemente no decorrer do período. Procuro envolver no projeto outras pessoas da comunidade que fazem parte da vida do aluno, em atividades como entrevistas, pesquisas, palestras, visita a exposições etc. As crianças são estimuladas a participar de atividades de pesquisa sobre suas vidas, confecção de livros, painéis, exposições, estudo de músicas, textos, poemas, desenhos, construção de tabelas e gráficos, vídeos, entrevistas etc. 
Você deve saber que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento promulgado em 2017, indica o que deve ser ensinado na Educação Básica. Ao planejar o seu trabalho anual, o professor deve observar o que se deve ensinar em determinado ano, o que é descrito na BNCC na forma de unidades temáticas, que se desdobram em objetos de conhecimento que são aprendidos por meio do desenvolvimento de habilidades. Para que todos esses quesitos sejam atendidos, há o trabalho com livros e outros materiais didáticos e são desenvolvidos projetos como o citado anteriormente, premiado por valorizar a história de vida de cada criança.
Agora faça o caminho contrário: analise o projeto, leia na BNCC o que se refere ao ensino de História e Geografia no 2º ano do Ensino Fundamental e identifique que unidades temáticas e objetos de conhecimento de Geografia e História são contemplados no projeto. Não se esqueça: Geografia e História fazem parte da área de Ciências Humanas.
O reflexo das ciências humanas na assimilação da história.
 O projeto “MINHA HISTÓRIA/ NOSSA HISTÓRIA”, prevê o conhecimento da própria história pessoal do aluno e sua conscientização como uma parte atuante do processo social e histórico no qual este inserido. A “Ciências Humanas” contribui para que os alunos desenvolvam a cognição” in situ”, ou seja, sem prescindir da contextualização marcada pelas noções de tempo e espaço, conceitos fundamentais da área. Cognição e contexto são, assim, categorias elaboradas conjuntamente, em meio a circunstâncias históricas específicas, nas quais a diversidade humana deve ganhar especial destaque, com vistas ao acolhimento da diferença. O raciocínio espaço-temporal baseia-se na ideia de que o ser humano produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em determinada circunstância histórica. A capacidade de identificação dessa circunstância impõe-se como condição para que o ser humano compreenda, interprete e avalie os significados das ações realizadas no passado ou no presente, o que o torna responsável tanto pelo saber produzido quanto pelo controle dos fenômenos naturais e históricos dos quais é agente. 
 Na unidade temática “O sujeito e seu lugar no mundo”, focalizam-se as noções de pertencimento e identidade, onde, de forma geral situa o aluno para capacitá-lo a partir daí entender os momentos históricos que serão abordados. O projeto “MINHA HISTÓRIA/ NOSSA HISTÓRIA” possui vários aspectos já contemplados pela BNCC, onde de forma geral visam possibilitar ao aluno um melhor posicionamento para compreensão das matérias como a História e Geografia. 
 De maneira geral, o projeto visa proporcionar ao aluno uma visão de pertencimento como parte atuante do processo histórico e social no qual está inserido, utilizando a própria historia do aluno para essa percepção. A ideia originaria é fazer com que o aluno se veja e se reconheça como parte da história, para dessa forma poder ter um norte de entendimento na compreensão das matérias em geral. 
 Levando em consideração os aspectos constantes nas unidades temáticas da BNCC no campo da História e Geografia, e, o projeto “Minha História / Nossa História”, nota-se claramente a importância da assimilação por parte do aluno de se ver como parte integrante da sociedade e de seus momentos históricos. Com a utilização de atividades que visam proporcionar a percepção da vida e seus aspectos sociais de cada aluno, fica possível, a assimilação das demais matérias que virão a ser ministradas ao aluno. Por fim, é necessária a percepção de pertencimento por parte do aluno para a assimilação de momentos históricos já passados e ocorridos, ou seja, o aluno tem que conhecer sua historia para ter possibilidade de compreender de uma forma mais ampla os momentos de outras historias. 
 
 
Referências
AMARAL, M. G. S. Minha história/Nossa história. Taguatinga - DF: Fundação Educacional do Distrito Federal, 2005. Disponível em:  http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Trab10.pdf. 
Acesso em: 21 ago. 2020.  
Acessado em 03 de maio de 2021 
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:  http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Acesso em: 05 ago. 2020  
Acessado em 03 de maio de 2021 
TRINDADE, D.; ECOTEN, M. O saber histórico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: GOMES, R. et.al. Metodologia do ensino de História. Porto Alegre: Sagah, 2016, p. 35-41 ( e-book).

Continue navegando

Outros materiais