Buscar

Diferenças entre ADO e Mandado de Injunção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

01.Compare a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) e o Mandado de Injunção em termos de natureza da ação, requisitos da petição inicial, legitimados, possibilidade de concessão de liminar e efeitos da decisão final de mérito. (3,5pontos)
O Mandado de injunção é ação de controle difuso, ou seja, um remédio constitucional, que protege a lei e da garantia aos direitos fundamentais. Os requisitos que devem ser preenchidos na petição inicial são os que estão estabelecidos no art. 319 do novo Código de Processo Civil e indicará, além do órgão impetrado, a pessoa jurídica que ele integra ou aquela a que está vinculado. No caso do mandado de injunção os legitimados para propor ação, é qualquer pessoa que sentir que seu direito fundamental foi violado, ou seja, de acordo com o artigo 3º da lei Lei 13.300/2016, que trata que são legitimados para o mandado de injunção, como impetrantes, as pessoas naturais ou jurídicas que se afirmam titulares dos direitos, das liberdades ou das prerrogativas referidos no art. 2º. Não há possibilidade de concessão de liminar em mandado de injunção, esse é um entendimento jurisprudencial da corte. o mandado de injunção possui efeito Inter partes.
A ação direita de inconstitucionalidade por omissão, é uma ação de controle abstrato, ou seja, quando a uma omissão, é a falta da lei. Os requisitos para sua petição inicial estão pautados no artigo 12-b da lei 12.063, que trata que a petição inicial deve conter a indicação da omissão inconstitucional total ou parcial, quanto ao cumprimento de dever constitucional de legislar ou quanto à adoção de providencia de índole e o pedido e suas especificações. E se tratando dos legitimados a ADI por omissão estão elencados no artigo 103 da Constituição Federal. E nesse caso não existe a possibilidade de haver a concessão de medida liminar, e seus efeitos são erga omnes.
A principal diferença entre a ADI POR OMISSSÃO E O MANDADO DE INJUNÇÃO, se dá por a ADI por omissão ser uma forma de controle concentrado já o mandado de injunção é de controle difuso, diferença se dá também por seus efeitos, ADI tem efeito erga omnes, e o mandado tem efeito Inter partes, e no mandado qualquer pessoa pode entrar com ação, já no ADI apenas as elencadas no artigo 103 da CF.
02.O Supremo Tribunal Federal reconheceu a periculosidade inerente ao ofício desempenhado pelos agentes penitenciários, por tratar-se de atividade de risco. Contudo, ante a ausência de norma que regulamente a concessão da aposentadoria especial no Estado Alfa, os agentes penitenciários dessa unidade federativa encontram-se privados da concessão do referido direito constitucional. Diante disso, responda, de maneira fundamentada, qual medida judicial adequada a ser adotada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado Alfa, organização sindical legalmente constituída e em funcionamento há mais de 1 (um) ano, em defesa da respectiva categoria profissional, e qual seriam os efeitos da decisão nesse caso em concreto. (3,5pontos)
O Sindicado deverá entrar com um mandado de injunção coletivo, para que possar ser sanada a falta de norma reguladora sobre a periculosidade desempenhada pelos agentes penitenciários. Com fundamentos no artigo 12, III da Lei 13.300/2016, que trata que o mandado de injunção coletivo pode ser promovido por organização sindical para assegurar o exercício de direitos, liberdades e prerrogativas em favor da totalidade ou de parte de seus membros ou associados, na forma de seus estatutos e desde que pertinentes a suas finalidades, dispensada, para tanto, autorização especial. Tendo em vista que o mandando de injunção coletivo é um instrumento para combater as omissões normativas. Os efeitos dessa decisão em regra, será Inter partes. 
03.A Constituição Federal estabelece que a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), dela decorrente, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na forma da lei. A esse propósito, considerada a regulamentação da matéria à luz da jurisprudência da referida Corte,(1,5 pontos)
a)em sede de medida liminar, pode ser determinada a suspensão dos efeitos de decisões judiciais relacionadas com a matéria objeto da ADPF, admitida a relativização dos decorrentes de coisa julgada, por decisão de maioria qualificada do STF, diante de circunstâncias de excepcional interesse social.
b)embora seja viável a utilização da ADPF para tratar de violação a preceito fundamental decorrente de decisões judiciais do próprio Poder Judiciário, esse instrumento constitucional não é a via adequada para a obtenção de interpretação, revisão ou cancelamento de súmula vinculante.
c)considerado seu caráter subsidiário, não pode a ADPF ser conhecida como ação direta de inconstitucionalidade, acaso manejada em hipótese de cabimento desta, sendo inaplicável o princípio da fungibilidade entre ações de controle concentrado.
d)não se admite a modulação dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade em sede de ADPF, por ausência de previsão legal, diferentemente do que ocorre em relação às ações direta de inconstitucionalidade e declaratória de constitucionalidade.
e)as normas processuais destinadas a resguardar os interesses da Fazenda Pública, a exemplo da exigência de intimação pessoal dos entes públicos para início da contagem de prazos, são aplicáveis no âmbito da ADPF, embora não o sejam nos demais processos de controle concentrado, por sua natureza objetiva.
RESPOSTA CERTA: LETRA B
04.Acerca da arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), que consiste em instrumento constitucional que intensifica o poder de controle de constitucionalidade do STF, julgue os itens a seguir.
I AADPF tem como objeto exclusivo a proteção dos direitos e das garantias fundamentais previstos na CF, sendo admitida somente quando não houver outro meio de sanar a lesividade. 
II A ADPF pode ser proposta pelos entes legitimados para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade, bem como por qualquer pessoa lesada ou ameaçada por ato do poder público. 
III A ADPF é admitida quando for relevante o fundamento da controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, ainda que anteriores à CF. 
IV admite-se o ingresso deamici curiaena ADPF, pela aplicação, por analogia, do estabelecido em lei relativamente à ação direta de inconstitucionalidade, desde que demonstradas a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes.Estão certos apenas os itens (1,5 pontos)
a)III e IV. 
b)I e II.
c)I e III.
d)I, II e IV.
e)II, III e IV.
RESPOSTA CERTA: LETRA A

Continue navegando