Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre as adequações curriculares, Patente (Guia para a elaboração do PDI), afirma que elas estão relacionadas as possibilidades educacionais de atuar diante das dificuldades de aprendizagens dos alunos. Nesse sentido, elas:
Escolha uma opção:
a. Pressupõe adequações ao currículo regular, quando necessário, para torná-lo inapropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
b. Pressupõe adequações ao currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
c. Pressupõe adequações ao currículo regular, ainda que não necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
d. Pressupõe adequações ao currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado aos interesses da escola e do mercado de trabalho.

No texto: “Plano de Desenvolvimento Individual: avaliação e prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional” os autores afirmam que:
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) que ocorre nas Salas de Recursos Multifuncionais, em horário contrário ao da classe regular, tem por objetivo proporcionar às crianças um trabalho complementar específico, para que possam superar e/ou compensar as limitações causadas pelos seus comprometimentos sensoriais, físicos, intelectuais ou comportamentais, desenvolvendo e explorando ao máximo suas competências e habilidades. Nesse sentido, o ensino nas Salas de Recursos Multifuncionais não pode ser:
a. Homogeneizador. Não sendo necessário que se faça um diagnóstico a respeito da situação cognitiva, sensorial, comportamental, física, motora e escolar de cada aluno atendido ou uma avaliação pedagógica diferencial.
b. Homogeneizador. Ao contrário, é necessário que se faça um diagnóstico a respeito da situação cognitiva, sensorial, comportamental, física, motora e escolar de cada aluno atendido, por meio de uma avaliação pedagógica diferencial, e, a partir desse trabalho, seja elaborado um plano de ensino individualizado que considere as suas dificuldades e valorize as suas capacidades e potencialidades.
c. Heterogeneizador. Ao contrário, é necessário que se faça um diagnóstico a respeito da situação cognitiva, sensorial, comportamental, física, motora e escolar de cada aluno atendido, por meio de uma avaliação pedagógica diferencial, e, a partir desse trabalho, seja elaborado um plano de ensino individualizado que considere as suas dificuldades e valorize as suas capacidades e potencialidades.
d. Heterogeneizador. Sendo necessário que se faça um diagnóstico a respeito da situação cognitiva, sensorial, comportamental, física, motora e escolar de cada aluno atendido, por meio de uma avaliação pedagógica diferencial, e, a partir desse trabalho, seja elaborado um plano de ensino individualizado que desconsidere as suas dificuldades e desvalorize as suas capacidades e potencialidades.

De acordo com Patente (Guia para a elaboração do PDI) a perspectiva médica/diagnóstico tem Escolha uma opção: a. Fundamental importância para a definição da deficiência ou do transtorno, no entanto, não é esse diagnóstico que vai definir se o indivíduo vai aprender ou não. b. Não tem importância para a definição da deficiência ou do transtorno, no entanto, é esse diagnóstico que vai definir se o indivíduo vai aprender ou não. c. Importância relativa para a definição da deficiência ou do transtorno, no entanto, é esse diagnóstico que vai definir se o indivíduo vai aprender ou não. d. Fundamental importância para a definição da deficiência ou do transtorno porque é esse diagnóstico que vai definir se o indivíduo vai aprender ou não.

No texto: “Plano de Desenvolvimento Individual: avaliação e prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional” os autores afirmam que o Plano Pedagógico Especializado é composto de três partes, sendo elas:
Escolha uma opção:
a. ações necessárias para satisfazer às necessidades educacionais especiais do aluno, organização do Atendimento Educacional Especializado e adaptações do espaço físico.
b. ações necessárias para satisfazer às vontades do aluno, organização do Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncional.
c. ações necessárias para satisfazer às necessidades educacionais especiais do aluno, organização da vida extra escolar e Sala de Recursos Multifuncional.
d. ações necessárias para satisfazer às necessidades educacionais especiais do aluno, organização do Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncional.

De acordo com Patente (Guia para a elaboração do PDI) a avaliação diagnóstica inicial tem como objetivo/finalidade/característica, exceto:
Escolha uma opção:
a. É o momento em que o professor terá para realizar o aprofundamento dos conhecimentos sobre o aluno, suas necessidades de adaptações, suas limitações e potencialidades.
b. A avaliação realizada permite balizar os melhores recursos e estratégias a serem utilizadas.
c. Deve ter caráter quantitativo e servir de elemento norteador para a enturmação, tendo em vista buscar uma turma com menor rendimento para que o aluno não prejudique os demais.
d. Deve ser realizada de diversas formas e em diferentes momentos do processo pedagógico.

De acordo com Patente (Guia para a elaboração do PDI) o Planejamento Pedagógico Especializado tem como objetivo/finalidade/característica, exceto:
Escolha uma opção:
a. É elaborado com a intenção de definir recursos e atividades necessários para o atendimento das necessidades específicas dos alunos.
b. Deve propor novas ações a partir da reflexão diária.
c. Uma vez elaborado e aprovado pela escola, ele deve ser inflexível, ou seja, não se deve mudar os objetivos e as estratégias.
d. Deve ser pensado com foco na organização do espaço, do tempo, dos materiais.

Dentre as estratégias de avaliação formativa apontadas por Patente (Guia para a elaboração do PDI), deve-se considerar as peculiaridades, os ritmos, as potencialidades, as limitações e outras barreiras que possam limitar o acesso ao processo de escolarização. Desse modo, as adaptações relativas ao processo de avaliação formativa abrangem, exceto:
Escolha uma opção:
a. Fixação rígida do tempo destinado à prova; prova oral e uso de materiais concretos.
b. Adaptações no conteúdo da prova.
c. Dilação do tempo destinado à prova; prova oral e uso de materiais concretos.
d. Uso de recursos humanos (ledor ou intérprete de libras); e uso de recursos tecnológicos (lupas, computadores, softwares leitores de telas etc.).

No texto: “Plano de Desenvolvimento Individual: avaliação e prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional” os autores afirmam que: O PDI serve para registrar os dados da avaliação do aluno e o plano de intervenção pedagógico especializado que será desenvolvido pelo professor na Sala de Recursos Multifuncional, sendo constituído de duas partes, que são:
Escolha uma opção:
a. A primeira destinada a informes e avaliação e a segunda voltada para a proposta de intervenção de caráter limitador. São assim denominadas: Parte I – Plano Pedagógico Especializado e Parte II – Informações e Avaliação do Aluno.
b. A primeira destinada aos informes clínicos e a segunda com o Plano Pedagógico Especializado.
c. A primeira destinada a informes e avaliação e a segunda voltada para a proposta de intervenção. São assim denominadas: Parte I – Informações e Avaliação do Aluno e Parte II – Plano Pedagógico Especializado.
d. A primeira destinada a informes e avaliação e a segunda voltada para a definição das limitações dos alunos. São assim denominadas: Parte I – Informações e Avaliação do Aluno e Parte II – Plano Pedagógico Especializado.

De acordo com Patente (Guia para a elaboração do PDI), as adequações curriculares na temporalidade pode ser:
Estão corretas as assertivas:
I - No tempo previsto para a realização das atividades e do conteúdo, que constituem estratégias necessárias quando os alunos apresentam sérias dificuldades para aprender ou quando as demandas escolares precisam ser ajustadas, para favorecer a inclusão do aluno.
II - No tempo previsto para a realização das atividades e do conteúdo, que constituem estratégias desnecessárias quando os alunos apresentam leves dificuldades para aprender ou quando as demandas escolares precisam ser ajustadas, para favorecer a exclusão do aluno.
III – No percurso escolar – flexibilização de tempo na escola – ajuste no tempo de escolaridade para que o aluno adquira conhecimentos e habilidades que dependem do ritmo próprio ou desenvolvimento de um conhecimento prévio que seja indispensável para as novas aprendizagens.
IV - A flexibilização do percurso escolar prevê a possibilidade de permanência de até 50% no tempo escolar, em casos em que há indicação médica.
V – A flexibilização do percurso escolar prevê a possibilidade de permanência de até 50% no tempo escolar.
a. I, III, IV, V.
b. I, III, V;
c. I, III, IV;
d. I, II, IV;

No texto: “Plano de Desenvolvimento Individual: avaliação e prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional” os autores afirmam que:

“Ao professor cabe criar condições para que os alunos superem a situação atual vivenciada pela realidade social e também pelas condições orgânicas e/ou intelectuais ou transtornos provocados por deficiências de ordem sensorial, intelectual, motora, comportamental ou física. Na escola que assume a perspectiva inclusiva, todo professor busca despertar e desenvolver competências e propor conteúdos compatíveis com as experiências vividas pelos alunos, para que atribuam significado aos conteúdos, tendo participação ativa nesse processo. No caso dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, o professor precisa:


Escolha uma opção:
a.

o professor precisa identificar e conhecer as suas competências e os recursos/estratégias de ensino que proporcionam a sua aprendizagem, de forma a superar ou compensar os comprometimentos e/ou dificuldades existentes.
b.

o professor precisa identificar e conhecer as suas competências e os recursos/estratégias de ensino que proporcionam a sua aprendizagem, de forma a perpetuar os comprometimentos e/ou dificuldades existentes.
c.

o professor precisa identificar e conhecer as suas competências e os recursos/estratégias de ensino que proporcionam a sua aprendizagem, de forma evidenciar os comprometimentos e/ou dificuldades existentes.
d.

o professor precisa identificar e conhecer as suas competências e os recursos/estratégias de ensino que proporcionam a sua aprendizagem, de forma classificar os comprometimentos e/ou dificuldades existentes.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Sobre as adequações curriculares, Patente (Guia para a elaboração do PDI), afirma que elas estão relacionadas as possibilidades educacionais de atuar diante das dificuldades de aprendizagens dos alunos. Nesse sentido, elas:
Escolha uma opção:
a. Pressupõe adequações ao currículo regular, quando necessário, para torná-lo inapropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
b. Pressupõe adequações ao currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
c. Pressupõe adequações ao currículo regular, ainda que não necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
d. Pressupõe adequações ao currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado aos interesses da escola e do mercado de trabalho.

No texto: “Plano de Desenvolvimento Individual: avaliação e prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional” os autores afirmam que:
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) que ocorre nas Salas de Recursos Multifuncionais, em horário contrário ao da classe regular, tem por objetivo proporcionar às crianças um trabalho complementar específico, para que possam superar e/ou compensar as limitações causadas pelos seus comprometimentos sensoriais, físicos, intelectuais ou comportamentais, desenvolvendo e explorando ao máximo suas competências e habilidades. Nesse sentido, o ensino nas Salas de Recursos Multifuncionais não pode ser:
a. Homogeneizador. Não sendo necessário que se faça um diagnóstico a respeito da situação cognitiva, sensorial, comportamental, física, motora e escolar de cada aluno atendido ou uma avaliação pedagógica diferencial.
b. Homogeneizador. Ao contrário, é necessário que se faça um diagnóstico a respeito da situação cognitiva, sensorial, comportamental, física, motora e escolar de cada aluno atendido, por meio de uma avaliação pedagógica diferencial, e, a partir desse trabalho, seja elaborado um plano de ensino individualizado que considere as suas dificuldades e valorize as suas capacidades e potencialidades.
c. Heterogeneizador. Ao contrário, é necessário que se faça um diagnóstico a respeito da situação cognitiva, sensorial, comportamental, física, motora e escolar de cada aluno atendido, por meio de uma avaliação pedagógica diferencial, e, a partir desse trabalho, seja elaborado um plano de ensino individualizado que considere as suas dificuldades e valorize as suas capacidades e potencialidades.
d. Heterogeneizador. Sendo necessário que se faça um diagnóstico a respeito da situação cognitiva, sensorial, comportamental, física, motora e escolar de cada aluno atendido, por meio de uma avaliação pedagógica diferencial, e, a partir desse trabalho, seja elaborado um plano de ensino individualizado que desconsidere as suas dificuldades e desvalorize as suas capacidades e potencialidades.

De acordo com Patente (Guia para a elaboração do PDI) a perspectiva médica/diagnóstico tem Escolha uma opção: a. Fundamental importância para a definição da deficiência ou do transtorno, no entanto, não é esse diagnóstico que vai definir se o indivíduo vai aprender ou não. b. Não tem importância para a definição da deficiência ou do transtorno, no entanto, é esse diagnóstico que vai definir se o indivíduo vai aprender ou não. c. Importância relativa para a definição da deficiência ou do transtorno, no entanto, é esse diagnóstico que vai definir se o indivíduo vai aprender ou não. d. Fundamental importância para a definição da deficiência ou do transtorno porque é esse diagnóstico que vai definir se o indivíduo vai aprender ou não.

No texto: “Plano de Desenvolvimento Individual: avaliação e prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional” os autores afirmam que o Plano Pedagógico Especializado é composto de três partes, sendo elas:
Escolha uma opção:
a. ações necessárias para satisfazer às necessidades educacionais especiais do aluno, organização do Atendimento Educacional Especializado e adaptações do espaço físico.
b. ações necessárias para satisfazer às vontades do aluno, organização do Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncional.
c. ações necessárias para satisfazer às necessidades educacionais especiais do aluno, organização da vida extra escolar e Sala de Recursos Multifuncional.
d. ações necessárias para satisfazer às necessidades educacionais especiais do aluno, organização do Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncional.

De acordo com Patente (Guia para a elaboração do PDI) a avaliação diagnóstica inicial tem como objetivo/finalidade/característica, exceto:
Escolha uma opção:
a. É o momento em que o professor terá para realizar o aprofundamento dos conhecimentos sobre o aluno, suas necessidades de adaptações, suas limitações e potencialidades.
b. A avaliação realizada permite balizar os melhores recursos e estratégias a serem utilizadas.
c. Deve ter caráter quantitativo e servir de elemento norteador para a enturmação, tendo em vista buscar uma turma com menor rendimento para que o aluno não prejudique os demais.
d. Deve ser realizada de diversas formas e em diferentes momentos do processo pedagógico.

De acordo com Patente (Guia para a elaboração do PDI) o Planejamento Pedagógico Especializado tem como objetivo/finalidade/característica, exceto:
Escolha uma opção:
a. É elaborado com a intenção de definir recursos e atividades necessários para o atendimento das necessidades específicas dos alunos.
b. Deve propor novas ações a partir da reflexão diária.
c. Uma vez elaborado e aprovado pela escola, ele deve ser inflexível, ou seja, não se deve mudar os objetivos e as estratégias.
d. Deve ser pensado com foco na organização do espaço, do tempo, dos materiais.

Dentre as estratégias de avaliação formativa apontadas por Patente (Guia para a elaboração do PDI), deve-se considerar as peculiaridades, os ritmos, as potencialidades, as limitações e outras barreiras que possam limitar o acesso ao processo de escolarização. Desse modo, as adaptações relativas ao processo de avaliação formativa abrangem, exceto:
Escolha uma opção:
a. Fixação rígida do tempo destinado à prova; prova oral e uso de materiais concretos.
b. Adaptações no conteúdo da prova.
c. Dilação do tempo destinado à prova; prova oral e uso de materiais concretos.
d. Uso de recursos humanos (ledor ou intérprete de libras); e uso de recursos tecnológicos (lupas, computadores, softwares leitores de telas etc.).

No texto: “Plano de Desenvolvimento Individual: avaliação e prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional” os autores afirmam que: O PDI serve para registrar os dados da avaliação do aluno e o plano de intervenção pedagógico especializado que será desenvolvido pelo professor na Sala de Recursos Multifuncional, sendo constituído de duas partes, que são:
Escolha uma opção:
a. A primeira destinada a informes e avaliação e a segunda voltada para a proposta de intervenção de caráter limitador. São assim denominadas: Parte I – Plano Pedagógico Especializado e Parte II – Informações e Avaliação do Aluno.
b. A primeira destinada aos informes clínicos e a segunda com o Plano Pedagógico Especializado.
c. A primeira destinada a informes e avaliação e a segunda voltada para a proposta de intervenção. São assim denominadas: Parte I – Informações e Avaliação do Aluno e Parte II – Plano Pedagógico Especializado.
d. A primeira destinada a informes e avaliação e a segunda voltada para a definição das limitações dos alunos. São assim denominadas: Parte I – Informações e Avaliação do Aluno e Parte II – Plano Pedagógico Especializado.

De acordo com Patente (Guia para a elaboração do PDI), as adequações curriculares na temporalidade pode ser:
Estão corretas as assertivas:
I - No tempo previsto para a realização das atividades e do conteúdo, que constituem estratégias necessárias quando os alunos apresentam sérias dificuldades para aprender ou quando as demandas escolares precisam ser ajustadas, para favorecer a inclusão do aluno.
II - No tempo previsto para a realização das atividades e do conteúdo, que constituem estratégias desnecessárias quando os alunos apresentam leves dificuldades para aprender ou quando as demandas escolares precisam ser ajustadas, para favorecer a exclusão do aluno.
III – No percurso escolar – flexibilização de tempo na escola – ajuste no tempo de escolaridade para que o aluno adquira conhecimentos e habilidades que dependem do ritmo próprio ou desenvolvimento de um conhecimento prévio que seja indispensável para as novas aprendizagens.
IV - A flexibilização do percurso escolar prevê a possibilidade de permanência de até 50% no tempo escolar, em casos em que há indicação médica.
V – A flexibilização do percurso escolar prevê a possibilidade de permanência de até 50% no tempo escolar.
a. I, III, IV, V.
b. I, III, V;
c. I, III, IV;
d. I, II, IV;

No texto: “Plano de Desenvolvimento Individual: avaliação e prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional” os autores afirmam que:

“Ao professor cabe criar condições para que os alunos superem a situação atual vivenciada pela realidade social e também pelas condições orgânicas e/ou intelectuais ou transtornos provocados por deficiências de ordem sensorial, intelectual, motora, comportamental ou física. Na escola que assume a perspectiva inclusiva, todo professor busca despertar e desenvolver competências e propor conteúdos compatíveis com as experiências vividas pelos alunos, para que atribuam significado aos conteúdos, tendo participação ativa nesse processo. No caso dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, o professor precisa:


Escolha uma opção:
a.

o professor precisa identificar e conhecer as suas competências e os recursos/estratégias de ensino que proporcionam a sua aprendizagem, de forma a superar ou compensar os comprometimentos e/ou dificuldades existentes.
b.

o professor precisa identificar e conhecer as suas competências e os recursos/estratégias de ensino que proporcionam a sua aprendizagem, de forma a perpetuar os comprometimentos e/ou dificuldades existentes.
c.

o professor precisa identificar e conhecer as suas competências e os recursos/estratégias de ensino que proporcionam a sua aprendizagem, de forma evidenciar os comprometimentos e/ou dificuldades existentes.
d.

o professor precisa identificar e conhecer as suas competências e os recursos/estratégias de ensino que proporcionam a sua aprendizagem, de forma classificar os comprometimentos e/ou dificuldades existentes.

Prévia do material em texto

1. valiação: Plano de Atendimento Individualizado (PDI) ou (PEI) [15 pontos]
	Iniciado em
	segunda, 30 ago 2021, 09:55
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 30 ago 2021, 10:20
	Tempo empregado
	24 minutos 54 segundos
	Notas
	9,00/10,00
	Avaliar
	13,50 de um máximo de 15,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as adequações curriculares, Patente (Guia para a elaboração do PDI), afirma que elas estão relacionadas as possibilidades educacionais de atuar diante das dificuldades de aprendizagens dos alunos. Nesse sentido, elas:
Escolha uma opção:
a.
Pressupõe adequações ao currículo regular, quando necessário, para torná-lo inapropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
b.
Pressupõe adequações ao currículo regular, ainda que não necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
c.
Pressupõe adequações ao currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado aos interesses da escola e do mercado de trabalho.
d.
Pressupõe adequações ao currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No texto: “Plano de Desenvolvimento Individual: avaliação e prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional” os autores afirmam que:
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) que ocorre nas Salas de Recursos Multifuncionais, em horário contrário ao da classe regular, tem por objetivo proporcionar às crianças um trabalho complementar específico, para que possam superar e/ou compensar as limitações causadas pelos seus comprometimentos sensoriais, físicos, intelectuais ou comportamentais, desenvolvendo e explorando ao máximo suas competências e habilidades. Nesse sentido, o ensino nas Salas de Recursos Multifuncionais não pode ser:
Escolha uma opção:
a.
Homogeneizador. Não sendo necessário que se faça um diagnóstico a respeito da situação cognitiva, sensorial, comportamental, física, motora e escolar de cada aluno atendido ou uma avaliação pedagógica diferencial.
b.
Homogeneizador. Ao contrário, é necessário que se faça um diagnóstico a respeito da situação cognitiva, sensorial, comportamental, física, motora e escolar de cada aluno atendido, por meio de uma avaliação pedagógica diferencial, e, a partir desse trabalho, seja elaborado um plano de ensino individualizado que considere as suas dificuldades e valorize as suas capacidades e potencialidades.
c.
Heterogeneizador. Ao contrário, é necessário que se faça um diagnóstico a respeito da situação cognitiva, sensorial, comportamental, física, motora e escolar de cada aluno atendido, por meio de uma avaliação pedagógica diferencial, e, a partir desse trabalho, seja elaborado um plano de ensino individualizado que considere as suas dificuldades e valorize as suas capacidades e potencialidades.
d.
Heterogeneizador. Sendo necessário que se faça um diagnóstico a respeito da situação cognitiva, sensorial, comportamental, física, motora e escolar de cada aluno atendido, por meio de uma avaliação pedagógica diferencial, e, a partir desse trabalho, seja elaborado um plano de ensino individualizado que desconsidere as suas dificuldades e desvalorize as suas capacidades e potencialidades.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Patente (Guia para a elaboração do PDI) a perspectiva médica/diagnóstico tem
Escolha uma opção:
a.
Não tem importância para a definição da deficiência ou do transtorno, no entanto, é esse diagnóstico que vai definir se o indivíduo vai aprender ou não.
b.
Fundamental importância para a definição da deficiência ou do transtorno porque é esse diagnóstico que vai definir se o indivíduo vai aprender ou não.
c.
Importância relativa para a definição da deficiência ou do transtorno, no entanto, é esse diagnóstico que vai definir se o indivíduo vai aprender ou não.
d.
Fundamental importância para a definição da deficiência ou do transtorno, no entanto, não é esse diagnóstico que vai definir se o indivíduo vai aprender ou não.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No texto: “Plano de Desenvolvimento Individual: avaliação e prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional” os autores afirmam que o Plano Pedagógico Especializado é composto de três partes, sendo elas:
Escolha uma opção:
a.
ações necessárias para satisfazer às necessidades educacionais especiais do aluno, organização da vida extra escolar e Sala de Recursos Multifuncional.
b.
ações necessárias para satisfazer às necessidades educacionais especiais do aluno, organização do Atendimento Educacional Especializado e adaptações do espaço físico.
c.
ações necessárias para satisfazer às necessidades educacionais especiais do aluno, organização do Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncional.
d.
ações necessárias para satisfazer às vontades do aluno, organização do Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncional.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Patente (Guia para a elaboração do PDI) a avaliação diagnóstica inicial tem como objetivo/finalidade/característica, exceto:
Escolha uma opção:
a.
É o momento em que o professor terá para realizar o aprofundamento dos conhecimentos sobre o aluno, suas necessidades de adaptações, suas limitações e potencialidades.
b.
A avaliação realizada permite balizar os melhores recursos e estratégias a serem utilizadas.
c.
Deve ter caráter quantitativo e servir de elemento norteador para a enturmação, tendo em vista buscar uma turma com menor rendimento para que o aluno não prejudique os demais.
d.
Deve ser realizada de diversas formas e em diferentes momentos do processo pedagógico.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Patente (Guia para a elaboração do PDI) o Planejamento Pedagógico Especializado tem como objetivo/finalidade/característica, exceto:
Escolha uma opção:
a.
É elaborado com a intenção de definir recursos e atividades necessários para o atendimento das necessidades específicas dos alunos.
b.
Uma vez elaborado e aprovado pela escola, ele deve ser inflexível, ou seja, não se deve mudar os objetivos e as estratégias.
c.
Deve ser pensando com foco na organização do espaço, do tempo, dos materiais.
d.
Deve propor novas ações a partir da reflexão diária.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Dentre as estratégias de avaliação formativa apontadas por Patente (Guia para a elaboração do PDI), deve-se considerar as peculiaridades, os ritmos, as potencialidades, as limitações e outras barreiras que possam limitar o acesso ao processo de escolarização. Desse modo, as adaptações relativas ao processo de avaliação formativa abrangem, exceto:
Escolha uma opção:
a.
Dilação do tempo destinado à prova; prova oral e uso de materiais concretos.
b.
Adaptações no conteúdo da prova.
c.
Fixação rígida do tempo destinado à prova; prova oral e uso de materiais concretos.
d.
Uso de recursos humanos (ledor ou intérprete de libras); e uso de recursos tecnológicos (lupas, computadores, softwares leitores de telas etc.).
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No texto: “Plano de Desenvolvimento Individual: avaliação e prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional” os autores afirmam que:
O PDI serve para registrar os dados da avaliação do aluno e o plano de intervenção pedagógico especializado que será desenvolvido pelo professor na Sala de Recursos Multifuncional, sendo constituídode duas partes, que são:
Escolha uma opção:
a.
A primeira destinada a informes e avaliação e a segunda voltada para a proposta de intervenção. São assim denominadas: Parte I – Informações e Avaliação do Aluno e Parte II – Plano Pedagógico Especializado.
b.
A primeira destinada a informes e avaliação e a segunda voltada para a definição das limitações dos alunos. São assim denominadas: Parte I – Informações e Avaliação do Aluno e Parte II – Plano Pedagógico Especializado.
c.
A primeira destinada aos informes clínicos e a segunda com o Plano Pedagógico Especializado.
d.
A primeira destinada a informes e avaliação e a segunda voltada para a proposta de intervenção de caráter limitador. São assim denominadas: Parte I – Plano Pedagógico Especializado e Parte II – Informações e Avaliação do Aluno.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Patente (Guia para a elaboração do PDI), as adequações curriculares na temporalidade pode ser:
I - No tempo previsto para a realização das atividades e do conteúdo, que constituem estratégias necessárias quando os alunos apresentam sérias dificuldades para aprender ou quando as demandas escolares precisam ser ajustadas, para favorecer a inclusão do aluno.
II - No tempo previsto para a realização das atividades e do conteúdo, que constituem estratégias desnecessárias quando os alunos apresentam leves dificuldades para aprender ou quando as demandas escolares precisam ser ajustadas, para favorecer a exclusão do aluno.
III – No percurso escolar – flexibilização de tempo na escola – ajuste no tempo de escolaridade para que o aluno adquira conhecimentos e habilidades que dependem do ritmo próprio ou desenvolvimento de um conhecimento prévio que seja indispensável para as novas aprendizagens.
IV - A flexibilização do percurso escolar prevê a possibilidade de permanência de até 50% no tempo escolar, em casos em que há indicação médica. 
V – A flexibilização do percurso escolar prevê a possibilidade de permanência de até 50% no tempo escolar.
Estão corretas as assertivas:
Escolha uma opção:
a.
I, III, V;
b.
I, II, IV;
c.
I, III, IV, V.
d.
I, III, IV;
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No texto: “Plano de Desenvolvimento Individual: avaliação e prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional” os autores afirmam que:
“Ao professor cabe criar condições para que os alunos superem a situação atual vivenciada pela realidade social e também pelas condições orgânicas e/ou intelectuais ou transtornos provocados por deficiências de ordem sensorial, intelectual, motora, comportamental ou física. Na escola que assume a perspectiva inclusiva, todo professor busca despertar e desenvolver competências e propor conteúdos compatíveis com as experiências vividas pelos alunos, para que atribuam significado aos conteúdos, tendo participação ativa nesse processo. No caso dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, o professor precisa:
Escolha uma opção:
a.
o professor precisa identificar e conhecer as suas competências e os recursos/estratégias de ensino que proporcionam a sua aprendizagem, de forma evidenciar os comprometimentos e/ou dificuldades existentes.
b.
o professor precisa identificar e conhecer as suas competências e os recursos/estratégias de ensino que proporcionam a sua aprendizagem, de forma a perpetuar os comprometimentos e/ou dificuldades existentes.
c.
o professor precisa identificar e conhecer as suas competências e os recursos/estratégias de ensino que proporcionam a sua aprendizagem, de forma a superar ou compensar os comprometimentos e/ou dificuldades existentes.
d.
o professor precisa identificar e conhecer as suas competências e os recursos/estratégias de ensino que proporcionam a sua aprendizagem, de forma classificar os comprometimentos e/ou dificuldades existentes.
Feedback
Sua resposta está incorreta.

Mais conteúdos dessa disciplina