Buscar

REVIS_O_GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DO AMAZONAS
REVISÃO DE PSICOMOTRICIDADE
1. A psicomotricidade defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos e das atitudes corporais da criança. A educação psicomotora refere-se à formação de base indispensável a todo ser humano, assegurando o desenvolvimento funcional e a interação com seu semelhante. Nesta perspectiva a psicomotricidade está ligada a: (1,0 ponto).
a) Aspectos biológicos, culturais e racionais.
b) Razão, emoção, cognição.
c) Sociedade, economia, política.
d) Desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo.
2. A psicomotricidade sofreu várias influências no decorrer da sua trajetória, com diferentes visões e abordagens. Cite e comente quais foram as principais vertentes da psicomotricidade. 
R.: - Reeducação psicomotora: auxilia a criança para aprender e reaprender, quando necessárias, determinadas funções motoras, através de sessões de exercícios. - Terapia psicomotora: ela auxilia no tratamento de patologias psicomotoras afetivas relacionadas ao cognitivo. O terapeuta utiliza atividades corporais em situações lúdicas, envolvendo o contexto relacional e afetivo. - Educação psicomotora: na área educacional, a psicomotricidade está articulada com todo processo do desenvolvimento infantil. Ela atua em dois sentidos: com a psicomotricidade funcional, que usa testes padronizados e atividades pré-programadas com os alunos, e a psicomotricidade relacional, que usa o brincar, atividades lúdicas para auxiliar o aluno a desenvolver suas potencialidades.
3. Primeiro profissional de saúde e pesquisador a usar o termo Psicomotricidade no início do século XX. Também foi o primeiro a descrever os distúrbios do desenvolvimento psicomotor, definindo a Síndrome da debilidade motora que faz correlação entre motricidade e inteligência. Trata-se de: (1,0 ponto).
a) Henri Wallon.
b) Julian de Ajuriaguerra.
c) Ernest Dupré.
d) Edouard Guilmain.
e) Jean Piaget.
4. Tendo em vista que a educação psicomotora possui um papel relevante na prevenção das dificuldades escolares e no desenvolvimento integral do indivíduo, elabore uma atividade que auxilie a criança a um melhor domínio espacial.
R.: O(a) acadêmico(a) pode elaborar atividades como estas citadas a seguir: - Andar pela sala explorando o ambiente e os objetos, inicialmente de olhos abertos e depois de olhos fechados.
- Montar quebra-cabeças. - Jogar amarelinha. - Responder onde está o céu, o teto, o chão, a lâmpada, com palavras como: em cima, atrás etc. - Andar pela sala e pelo pátio seguindo a direção indicada por setas pintadas no chão.
5. A educação psicomotora deve ser considerada uma educação que trabalha com o ser humano na sua totalidade. Ela leva a criança a tomar consciência do seu corpo, situar-se no espaço, dominando seu tempo, construindo aos poucos uma aprendizagem significativa para sua vida. Nesta atmosfera educacional, qual o papel do educador frente aos desafios das atividades psicomotoras? (1,0 ponto).
R.: O educador deve estar sempre disposto a receber, escutar, interagir e motivar o educando, dando a este o direito de expressar todas as suas vivências, ações e comportamento. Deve disponibilizar aos educandos um ambiente educativo rico de recursos e oportunidades, que permita às crianças interagirem consigo mesmas e com o outro.
6. Saber ler e escrever tornou-se uma capacidade indispensável para qualquer indivíduo, também é uma forma de comunicação, expressão entre as pessoas e o mundo que as rodeia. Descreva pelo menos três contribuições que a psicomotricidade trouxe para auxiliar o processo de alfabetização. (1,0 ponto).
R.: Habilidades motoras, tonicidade adequada, controle muscular, organização espacial: noção de tamanho, noções de formas, noções de quantidade e volume, lateralidade e noção corporal.
7. O desenvolvimento humano ocorre em todas as fases da vida, com mudanças contínuas, tanto no plano biológico como no social. Partindo desse pressuposto, escreva V para sentenças verdadeiras e F para sentenças falsas: 
(F) Na primeira infância o desenvolvimento da criança acontece de forma lenta e gradativa, acontece nesta fase a aquisição do equilíbrio corporal e das primeiras palavras. 
(V) A segunda infância é a fase em que a criança busca autonomia, já sabe andar, faz uso da comunicação verbal e corporal; com a entrada na escola tem contato com outras pessoas, criando outros vínculos. 
(V) Na adolescência a maturação corporal e sexual é o grande diferencial da fase, contudo a preparação para a vida adulta merece um cuidado especial. 
(V) Na vida adulta e na velhice o desenvolvimento acontece de forma mais lenta, sua maior preocupação nesta época é com a saúde e a organização das suas responsabilidades pessoais e familiares. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
a) ( ) V - V - V - V. 
b) ( ) F - V - V - F. 
c) ( ) F - V - V - V. 
d) ( ) V - F - V - F.
8. A atenção, memória e linguagem fazem parte da cognição e, portanto, do processo de aprendizagem. Neste sentido, relacione as colunas a seguir:
I - Atenção 
II - Memória 
III - Linguagem 
( ) É a capacidade de nos concentrarmos em algo que achamos interessante. 
( ) É a capacidade de guardarmos informações e acontecimentos da nossa vida. 
( ) É a capacidade de expressarmos nossos pensamentos e sentimentos. 
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
a) ( ) III - II - I. 
b) ( ) II - I - III. 
c) ( ) I - II - III. 
d) ( ) II - III - I.
9. A prática psicomotora conta com diversos instrumentos para ser aplicada, visando promover situações que coloquem o corpo em cena. Assinale abaixo a única alternativa que NÃO corresponde a um desses instrumentos:
a) Sensibilidade. 
b) Movimento. 
c) Tônus. 
d) Noções de espaço e tempo. 
e) Postura
10. As sensações exteroceptivas nos dão sinais vindos do mundo exterior e criam a base do comportamento consciente. São exemplos dessas sensações:
a) Olfato, visão e fome. 
b) Audição, bem-estar e tato. 
c) Paladar, visão e audição. 
d) Tensão, olfato e tato. 
e) Visão, satisfação e audição.
11. A dominância lateral pode ser avaliada através de diversas estratégias, EXCETO:
a) Observar se a criança mostra, sucessivamente, a mão direita e a esquerda. 
b) Observar com qual mão a criança acena. 
c) Observar dominância dos olhos através do uso de uma luneta. 
d) Observar dominância pedal através de pulos com um pé só. 
e) Observar com qual mão a criança segura um lápis para desenhar.
12. O esquema corporal refere-se ao conhecimento que temos do nosso corpo, caracterizando-se como um conceito intuitivo e sintético que possui aspectos que o constitui. Em relação às partes do corpo, só NÃO constitui um desses aspectos: Alternativas: 
a) Nomeação. 
b) Localização. 
c) Conscientização. 
d) Utilização. 
e) Distorção.

Continue navegando