Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

UNIP: Universidade Paulista
Professor: Bruno Pacheco
Acadêmica: Tainara Costa de Figueiredo
Sala: 10, pedagogia, noite B.
A GESTÃO DEMOCRATICA NO CONTEXTO ESCOLAR
SANTANA-AP
Tainara Costa de Figueiredo- UP19139554
 A GESTÃO DEMOCRATICA NO COXTEXTO ESCOLAR 
Santana-AP
SUMARIO
OBJETIVO--------------------------------------------------------------------------------------- 4
INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------- 5
DESENVOLVIMENTO----------------------------------------------------------------------- 6
CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------- 8
REFERENCIAS-------------------------------------------------------------------------------- 9
OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo tratar sobre a gestão democrática no contexto escola. Trazendo consigo diversos aspectos sobre o tema e sua decida importância. O seu grande objetivo é de aproximar escola, pais e a sociedade para promover uma nova educação de qualidade e que estimule o exercício da cidadania. Para a gestão democrática, a educação de qualidade é um direito de todos os alunos. Portanto sempre trás consigo uma oportunidade de acesso à educação, com um ensino contextualizado com a realidade de cada comunidade. 
INTRODUÇÃO 
A expressão Gestão Escolar caracteriza o planejamento do trabalho escolar e racionalização do uso dos recursos materiais, financeiros, intelectuais; dirigir e controlar os serviços necessários à educação, bem como coordenar e controlar o trabalho das pessoas. Para as instituições escolares, atribui-se o termo organização institucional pela maior abrangência, entendendo-se que as instituições escolares possuem fortes características interativas que as diferencia de empresas convencionais. 
A organização da gestão escolar possui variadas concepções sobre a organização escolar e a educação, relacionando a sociedade e a formação dos alunos. A gestão democrática é um dos caminhos mais importantes para se alcançar a qualidade no ensino. Acredita-se que quanto mais a família, professores, estudantes e a comunidade participam das atividades e decisões da escola, mais chances de os objetivos de ensino sejam totalmente alcançados. 
DESENVOLVIMENTO
A importância da gestão no contexto educacional surge a partir de uma crise e recomposição do sistema capitalista no final dos anos 1960 e 1970. Essa crise se propaga até os anos de 1980 que incluiu recessão econômica, baixo índice de crescimento, altas taxas de inflação e excessivos gastos sociais. A partir da década de 1990 estabelece-se um novo modelo de gestão inspirado nas ideias de gerencialismo. Tais ideias invadem o campo da educação e da escola buscando modificar a organização da escola e fixar uma nova lógica quanto ao funcionamento do sistema educacional.
A gestão, se entendida como processo político-administrativo contextualizado, nos coloca diante do desafio de compreender tal processo na área educacional a partir dos conceitos de sistemas e gestão escolar. No âmbito educacional, a gestão democrática tem sido defendida como dinâmica a ser efetivada nas unidades escolares, visando a garantir processos coletivos de participação e decisão. A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola. Portanto, tendo mostrado as semelhanças e diferenças da organização do trabalho pedagógico em relação a outras instituições sociais, enfocamos os mecanismos pelos quais se pode construir e consolidar um projeto de gestão democrática na escola. 
 A gestão democrática implica um processo de participação coletiva. Sua efetivação na escola pressupõe instâncias colegiadas de caráter deliberativo, bem como a implementação do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação de todos os segmentos da comunidade escolar na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pela escola. 
O Projeto Politico Pedagógicos da escola é considerado como dispositivo que contribui para a efetivação da gestão democrática da escola. A construção dessa gestão implica luta pela grande garantia de autonomia da unidade escolar, participação efetiva dos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas. Não se trata apenas de uma concepção de sociedade que prima pela democracia como princípio fundamental, mas do entendimento de que a democratização da gestão é condição estruturante para a qualidade e efetividade da educação, na medida em que possibilita que a escola crie vínculos com a comunidade onde está inserida, paute seu currículo na realidade local – conferindo sentido a proposta pedagógica – e envolva os diferentes agentes em uma proposta corresponsabilidade pela aprendizagem e desenvolvimentos dos estudantes dentro do ambiente escolar.
Para que haja a participação efetiva dos membros da comunidade escolar, é necessário que o gestor, em parceria com o conselho escolar, crie um ambiente propício que estimule trabalhos conjuntos, que considere igualmente todos os setores, coordenando os esforços de funcionários, professores, pessoal técnico-pedagógico, alunos e pais envolvidos no processo educacional. 
Percebe-se então, que os conceitos de democracia e prática democrática precisam ser compreendidos e interpretados no interior da escola, de maneira que possibilite o estabelecimento de um processo de gestão participativa sintonizado com os seus objetivos pedagógicos, políticos e culturais. Esse processo de gestão incorporado aos princípios democráticos, constitui aprendizado que se processa nas instituições sociais e se expressa por suas práticas políticas e culturais. 
 
CONCLUSÃO
A gestão democrática escolar tem a grande função de organizar todos os elementos que, direta ou indiretamente, influenciam no trabalho pedagógicos. Sua maior função é garantir que as ações pedagógicos tomadas garantam a qualidade que este processo de ensino aprendizagem precisam. De forma participativa, a comunidade escolar é envolvida nas decisões para a grande elaboração do PPP( projeto politico pedagógico), para se manterem informados sobre a forma que serão trabalhados conteúdos, regras, dentre o fundamental que é compreender a questão da gestão democrática para além do seu aspecto conceitual. 
REFERENCIAS
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/gestao-escolar-espaco-para-participacao.htm
https://educacaointegral.org.br/glossario/gestao-democratica/ 
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/gestao-educacional-democratica-uma-introducao-ao-seu-entendimento/53304
1

Mais conteúdos dessa disciplina