Buscar

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

Prévia do material em texto

administração
(1 semestre)
bruno vieira dos santos
 PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO (PTG)
Ribeirão Das Neves/MG
2021
bruno vieira dos santos
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO (PTG)
O trabalho de Administração apresentado com requisito para obtenção de média bimestral apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, nas disciplinas Empreendedorismo, Ética, política e sociedade, Homem, Cultura e Sociedade e Sistemas de Informação Gerencial.
Orientadores: 
 Prof. Ewerton Taveira Cangussu
 Prof. José Adir Lins Machado
 Profa. Maria Gisele de Alencar
 Prof. Eduardo Faria Nogueira
 Tutor. Elaine Cristina Pereira Cavalcante
 Tutor presencial.  Rosimeire
 
Ribeirão Das Neves/MG
2021
Sumário
1.	INTRODUÇÃO	4
2.	O MÉTADO CANVAS	5
2.1.	A Importância Do Modelo	5
2.2.	O Diferencial Competitivo	6
3.	A DIALÉTICA	6
3.1.	Platão	6
3.2.	Aristóteles	7
3.3.	Hegel	7
3.4.	Karl Marx	7
3.5.	Como Se Comporta a Dialética Na Empresa	7
4.	INTEGRAÇÃO	8
4.1.	Maneiras De Estruturar o Treinamento	8
5.	PROCESSOS EMPRESARIAIS	10
5.1.	Administração	10
5.2.	Financeiro	10
5.3.	Marketing	11
5.4.	Vendas	11
5.5.	Recursos Humanos	12
5.6.	Tecnologia Da Informação	12
6.	CONCLUSÃO	13
7.	REFERENCIAS	14
INTRODUÇÃO
O trabalho interdisciplinar ptg do curso de administração do primeiro semestre da instituição da Unopar, é direcionado as disciplinas cursadas no semestre, sendo elas: Empreendedorismo, Ética, política e sociedade, Homem, Cultura e Sociedade, Sistemas de Informação Gerencial. 
A apresentação dos métodos canvas e qual é sua eficiência para empresa, conceito da dialética e a contribuição dos filósofos pra uma fusão menos traumática entre diálogos, integração as possibilidades que a empresa pode desenvolver a partir de estratégias no conceito de relações de trabalho e uma análise geral dos sistemas empresariais para melhoria dos principais processos da empresa seus pontos contras e a favor de cada setor.
Objetivo geral o trabalho tem como importância a interação das disciplinas estudadas para exemplificar como seriam desenvolvidas na pratica. 
O MÉTADO CANVAS
O método canvas é uma ferramenta pra melhor estrutura do negócio, reconhecer o caminho que deve seguir, realizar mudanças de estratégias pra se chegar ao determinado objetivo o fator diferencial que seus inimigos (plays) no mercado. São nove campos dentro de quatro áreas: clientes, oferta, infraestrutura e finanças.
 Os “clientes” se refere ao público alvo da empresa; “oferta” diz respeito ao serviço ou produto que se oferece e à sua proposta de valor no mercado (qual o benefício? que problemas ele resolve? que transformação ele proporciona na vida do cliente?); “infraestrutura” são os recursos necessário para levar a sua oferta ao mercado e que vão ter uma influência direta na proposta de valor ao cliente; e “finanças” fala dos custos e receitas da empresa. É uma ferramenta flexível e bem fácil compreensão sem falar que traz organização e objetividade e estimula a criatividade a simplificar a comunicação da equipe.
1.1. A IMPORTÂNCIA DO MODELO
A importância do modelo canvas é a forma como a empresa vai se comportar no mercado, conhecer melhor a estrutura da empresa, saber como ela vai funcionar passo a passo. É uma estrutura que ajuda a enxergar melhor com uma clareza a empresa que a própria pessoa possui, ou talvez tenha vontade de ter seu próprio negocio auxiliara por onde começar, dará uma visão geral. As vezes já aponta algumas questões “se tem o capital necessário pra investir?”, será que tenho experiencia pra executar tudo isso aqui ou preciso de mais gente?, ele abrange se é um negócio que tem grandes chances de funcionar ou pelo contrário um negócio que tem chances de fracassar. Ter uma visualização bem mais clara do futuro do negocio e todos os planos a serem executados com sucesso.
1.2. O DIFERENCIAL COMPETITIVO
O diferencial competitivo é fazer algo que se destaque dos competidores, deve encontrar uma qualidade ou diferencial que diferencie o seu produto ou serviço dos demais concorrentes. Podemos pegar exemplo um foço no redor do castelo na idade média, na qual os reis tinham para evitar as invasões e entrada dos inimigos em seu castelo. Quando a empresa possui uma vantagem competitiva logo adota uma estratégia de criação de valor, que não é adotada por nenhum outro competidor pois administra seus recursos de forma diferenciada dos demais. Ouvir falar da forma vrio é uma estrutura de quatro perguntas sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo. O valor a empresa é capaz de explorar uma oportunidade ou neutralizar uma ameaça externa com recurso que tenha ou com capacidade atual. A raridade é o controle do recurso ou da capacidade está nas mãos de poucos participantes. A imitabilidade é difícil imitar, e haverá uma desvantagem, de custo significativa para uma empresa que tenta obter, desenvolver ou duplicar o recurso ou capacidade. Organização a empresa está organizada, pronta e capaz de explorar o
recurso/capacidade, a empresa está organizada para capturar esse valor.
A DIALÉTICA
A dialética seria a própria filosofia, em linhas gerais é a contradição de ideias, que nos leva a outras ideias, durante a idade média (V – XV) os debates sobre a dialética foram reduzidos, vistos que os filósofos tinham maior preocupação em defender a verdade sendo Deus. Dialética pode ter relações diferentes, mas ela tem uma base a dialética é a oposição, contraposição de ideias.
1.3. PLATÃO
Platão pega muitas ideias e pensamentos de Sócrates, chega com um método de diálogo, contendo perguntas e respostas, que geram conhecimento, em busca da verdade. Através das ideias utiliza razões para chegar na verdade. 
1.4. ARISTÓTELES
Aristóteles defendia a dialética como logica do provável, do que não pode ser demonstrado. O provável é o que parece se aceitável para a maioria ou para um grupo de notáveis. Aristóteles confrontava as ideias de Platão.
1.5. HEGEL
Hegel definiu a dialética como uma forma de pensar a realidade em constante transformação, através da tese, que é questionada pela antítese, e posteriormente, gerando a síntese. São três estágios; sempre vai ter uma tese, você pensa alguma coisa, tem antítese o que se opõe a sua tese através do debate entre tese e a antítese geramos a síntese é o resultado da tese + antítese.
1.6. KARL MARX
Karl Marx, partia do concreto para o abstrato, pois as relações de classes são dialéticas tendo, os proletários vendendo a sua força de trabalho para os detentores dos meios de produção, que por sua vez, ficava com o lucro, de forma contraditória.
1.7. COMO SE COMPORTA A DIALÉTICA NA EMPRESA
A dialética na empresa pode se comportar como uma empresa versátil aonde está de toda forma em grande mudança por exemplo: a Canon é uma empresa da área da tecnologia, enquanto antigamente era difícil ter uma foto em mãos ou até mesmo algum documento impresso em casa que pra acontecer deveria ir em uma papelaria, essa empresa foi se adaptando como adicionar wi-fi, uma máquina digital que além de poder carregar aonde quiser pela versatilidade, sem falar em suas impressoras com um click, seu documento está em suas mãos, melhor pelo seu smartphone você imprime um documento. Está sempre tentando inovar, com o intuito de resolver os problemas existentes e se adaptar ao ambiente em transformação. Uma empresa dialética sempre está em umas grandes mudanças processa informações a partir do ambiente externo para se adaptar as novas circunstâncias. Elas criam novos conhecimentos e informações, de dentro pra fora, a fim de redefinir tanto os problemas quanto as soluções e nesse processo, recriar seu meio. 
Para Foulquié (1974:62):
 “Contrariamente à metafísica, a dialética parte do ponto de vista de que os objetos e os fenômenos da natureza implicam contradições internas, pois todos apresentam um lado negativo e um lado positivo, um passado e um futuro, todos tem elementos que desaparecem ou que se desenvolvem;a luta destes contrários, a luta entre o antigo e o moderno, entre o que morre e o que nasce, entre o que se corrompe e o que se desenvolve, é o conteúdo interno do processo de desenvolvimento, da conversão das variações quantitativas das variações qualitativas.’’
Por isso que o método dialético considera que o processo de desenvolvimento do inferior ao superior não se efetua no plano de uma evolução harmônica dos fenômenos no plano de uma “luta” das tendências contrárias que agem na base destas contradições.”
INTEGRAÇÃO
A integração é um procedimento que as empresas adotam que visam acelerar a aprendizagem e adaptação do colaborador na empresa. As empresas no início do século se preocupavam com aspectos operacionais, a pessoa era contratada apenas pra uma função, não tinha oportunidade de crescimento. Tivemos a evolução com um novo colaborador será parte da empresa e a empresa tem que alinhar com essa pessoa as expectativas, visão, missão e valores, e aonde consegue demonstrar que a empresa deve mostrar que se preocupa com o desenvolvimento do funcionário.
 Os três primeiros meses o tempo de experiência a responsabilidade de fazer o funcionário dar certo não é dele é da empresa se chegar no final desse período ele não é efetivado, contratado não é culpa dele é culpa da empresa. Claro se ele se esforçou, mostrou serviço não será culpa dele, mas por acaso a empesa tem muitas pessoas que não passam da experiencia isso sim pode ser um problema. Integrar é fazer com que o outro se sinta parte da empresa.
1.8. MANEIRAS DE ESTRUTURAR O TREINAMENTO
Estruturar a integração é preparar um treinamento que seja condizente com as necessidades, certifique-se de que a pessoa que irá ministrar o treinamento domina assunto e saiba explicar, ensinar e o principal fator está na coerência.
Principais pontos a serem abordados:
1- Apresente a empresa ao novo colaborador
2- Apresente a missão, visão e valores.
3- Informe e apresente quais serão as responsabilidades.
4- Explique os benefícios existentes em trabalhar na organização.
5- Informes sobre a legislação que se aplica ao seu negócio.
6- Informes sobre as questões salariais e legais.
7- Quais os riscos existentes?
8- Apresente o novo colaborador para a equipe de trabalho.
	Pro melhor convívio pros funcionários e colabores da empresa seria basicamente o ambiente que a empresa estabelece, se é aquele ambiente que é muita cobrança, desigual e varias outras características. O funcionário vai trabalhar sobre pressão não vai render seu serviço quanto deveria reder, pois não terá algo que motive. A maneira correta deixar o colaborador tranquilo, estimulo salarial, bônus, poder expressar os contras da sua função pra haver melhoria e dar oportunidade de crescimento motivação da empresa aos profissionais.
Robbins (2010):
 Reforça que alguns fatores precisam ser considerados quanto ao desempenho de uma equipe, tais como: a disponibilização de recursos adequados, liderança eficaz, clima de confiança e sistemas de avaliação e de recompensas. Equipes bem-sucedidas precisam ter mesmo propósito, metas específicas, mensuráveis e reais, autoconfiança, compartilhar valores e crenças, saber resolver conflitos, dentre outros.
 Entende-se, então, que o trabalho realizado por uma equipe possibilita trocar conhecimentos e agilidade no cumprimento das metas e dos objetivos organizacionais, para o alcance dos resultados. Deste modo, é o esforço coletivo e não individual que é posto em evidência
PROCESSOS EMPRESARIAIS 
1.9. ADMINISTRAÇÃO
	Administração tem como função dentro de uma empresa planejar, organizar e gerenciar o uso dos recursos pessoais e financeiros na localidade. Elaborar ideias pro melhor desempenho das atividades tais como maximizar os lucros, evitar desperdícios e reduzir gastos. Acompanha o investimento de marketing e compra de matérias primas, entre outras. Muito das vezes tomam decisões que que pode prejudicar os setores mais baixos da empresa, muitas empresas não pensam nos funcionários, mas sim fazer de tudo pra empresa. Mas se tiver uma pessoa com percepção que note aquele defeito mínimo e resolver, começar a entender as funções gerais da empresa vai aprender a lidar com funcionários e as atitudes tomadas não surtiram efeito ao contrário.
Segundo Chiavenato (1990: 10): 
“A tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis de organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação “.
Determinados trabalhos de pesquisas efetuados dentro da empresa, muitas vezes podem envolver todo o universo; como exemplo: num trabalho, que pretenda avaliar o nível cultural dos funcionários de uma determinada empresa, é comum a utilização de questionários, entre outros.	
1.10. FINANCEIRO
Financeiro é uma das funções mais essenciais pois se for mal executada pode quebrar um negócio. Ele administra os recursos financeiros da empresa. Faz o controle da tesouraria, dos investimentos, financiamento, riscos e demonstrativos de acompanhamento para as gestões tomarem decisões. Considerado o coração da empresa. O principal objetivo do departamento financeiro é garantir que a organização tenha receita para conquistar seus objetivos, mantendo-se competitiva e relevante ao mercado por um longo período. Muito das vezes as pessoas que exercem a função têm uma cobrança que a tem que fechar, independentemente do motivo. Poderia reaver a situação como por que essas contas não fecham será que não tem como diminuir os gastos em algo que não é tão necessário assim.
1.11. MARKETING
	Marketing é uma ferramenta que terá contato com o cliente é uma forma de chamar atenção do consumidor para um serviço ou produto. Ele detecta e aproveita as oportunidades de mercado, atrai o consumidor e atende as necessidades do cliente. Deve exercer estratégias como pesquisa de mercado ou melhor ver o que está dando certo fora do país e adaptar na empresa. Uma outra perspectiva que nem sempre faz esse marketing da mesma forma que a empresa entrega, em algumas ocasiões manipulam o consumidor pra vender os produtos ou serviços e o problema o cliente sai lesado. A empresa fica mais próximas do cliente por um smartphone pelas redes sociais o cliente se interessar pode entrar em contato com empresa e realizar seu pedido.
1.12. VENDAS
	Vendas é fazer um negócio. Área de vendas é fundamental para o crescimento de uma empresa, sem a venda não há faturamento, consequência, não há crescimento. Os vendedores são o coração pulsante de um negócio, responsável por trazer receitas e clientes. E uma empresa sem clientes, sem gerar receita não sobrevive, as vendas devem ficar numa posição estratégica de um negócio. Existem vários processos de vendas um deles é o funil de vendas define claramente as suas etapas, do início ao fim de um processo de vendas, entre outras maneiras. As vendas muito das vezes podem resolver os problemas do cliente pode ser um problema ao mesmo tempo pense o vendedor vendeu um produto, mas esse produto chegou no cliente avariado, mas a empresa é muito enrolada em resolver os problemas o cliente não terá vontade mais de comprar nesse local. Alguns locais os vendedores ganham comissão esse vendedor vai querer vender pra Deus e o mundo, vai começar vender pedidos em desacordo, sem pedido, duplicidade e entre outros, vai gerar serviços pros demais da empresa talvez pra receber melhor naquele determinado mês. Eu entendo que alguns momentos os vendedores tem que vender determinado produto ou serviço e os gerentes ficam no pé, mas poderiam pensar pela satisfação do cliente depois que foi entregue a prestação de serviço ligar e anota flashback e algo que poderia mudar nas próximas vedas ou ate mesmo ter uma solução pra determinando setor.
1.13. RECURSOS HUMANOS
	Recursos Humanos responsável pela gestão dos colaboradores dentro da empresa executando tarefas árduas da área, calculo dehoras extras, realizando tarefas estratégicas, motivação dos funcionários, treinamentos necessários, férias, etc. O RH cuidas das pessoas é o pilar para os desenvolvimentos dos membros da organização, através do alinhamento de proposito e das práticas de gestão que sustentam o elo. Mas em questão de motivação é uma das coisas que mais faltam nas empresas, pois se eu der uma sugestão de sustentabilidade pegar os papeis que não dão pra usar e mandar pra uma empresa sustentável, não dão ouvidos e outra o funcionário muito das vezes não tem oportunidade de crescimento porque a empresa não quer, esse funcionário tem o conhecimento tem o estudo, mas a empresa peca. Deveriam escutar mais, motivar os funcionários por ideias que fosse executada, e principalmente dar oportunidade de desenvolvimento. 
1.14. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Tecnologia da informação consiste em todos os aspectos da informática, os recursos desenvolvidos visando a melhoria dos processos. Atua por meio de desenvolvimento e manutenção de softwares de gestão. Solucionam problemas de maquinários e as necessidades, envolvem inteligência artificial, atua também em áreas da comunicação e marketing por meio de ferramentas para facilitar os processos dos setores. A tecnologia sempre tem que estar em novas mudanças aparecer algo tecnológico que pode agregar a empresa dê oportunidade, momentaneamente o custo pode ser alto, mas pode tratar benefícios pro futuro essa quantia gasta volta pro caixa. Em questão da tecnologia as empresas apenas escutam os funcionários do TI poderia ver as opiniões de todos talvez tenha algum funcionário que utiliza algo que pode ser benéfico a empresa. Talvez se a empresa disponibilizasse um smartphone, um notebook ao determinado setor as coisas seriam mais fáceis, pois essas melhorias seria pra a empresa mesmo ela estaria auto se beneficiando.
CONCLUSÃO
REFERENCIAS 
NOMUS canvas. Disponível em:
https://www.nomus.com.br/blog-industrial/canvas Acesso em 9 em 2021
EMPREENDA COM PROPOSITO Método canvas pode ajudar meu negócio. Disponível em:
https://empreendacomproposito.com.br/metodo-canvas-o-que-e-isso-e-como-ele-pode-ajudar-meu-negocio/ Acesso em 9 abril de 2021.
CAROLINA CARACAS Método canvas. Disponível em:
https://carolinecaracas.com.br/metodo-canvas/> Acesso 9 de abril 2021.
CIZOTO, S. A.; CARTONI, D. M. Ética, política e sociedade. Londrina: Educacional S.A., 2016.
FOULQUIÉ, Paul. A dialética. 2ª. ed. São Paulo: Europa-América, 1974.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora [et al]. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016 Acesso em 10 abril de 2021.
ROBBINS, Stephen P., DECENZO, David A. TAYLOR, Robert Brian Fundamentos da Administração: Conceitos essenciais e aplicações. 4ªed. São Paulo: Prentice Hall, 2004
CONVENIA Integração de funcionários. Disponível em: https://blog.convenia.com.br/como-fazer-integracao-de-funcionarios/#:~:text=o%20processo%20de%20integra%c3%a7%c3%a3o%20na%20empresa%20tem%20por,expectativas%20da%20empresa%20e%20o%20desempenho%20dos%20colaboradores. Acesso em 11 abril 2021. 
	
ZENDESK Integração na empresa. Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/integracao-empresa/ Acesso em 10 abril de 2021.
GUIA DA CARREIRA Administração de empresas. Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/administracao-de-empresas/#:~:text=o%20profissional%20formado%20em%20administra%c3%a7%c3%a3o%20de%20empresas%20tem,maximizar%20os%20lucros%2c%20evitar%20desperd%c3%adcios%20e%20reduzir%20custos. Acesso em 11 de abril 2021.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria Geral da Administração. São Paulo:Mc Graw-hill, 1990.
GERENCIA NET Controle financeiro empresarial. Disponível em: https://gerencianet.com.br/blog/controle-financeiro-empresarial/ Acesso em 11 abril 2021.
GUIA DOS ESTUDANTES Marketing e guia do estudante. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/marketing/ Acesso em 11 abril 2021.
 
RESULTADOS DOS DIGITAIS Tudo sobre vendas. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/especiais/vendas/ Acesso em 11 abril 2021.
INTELLIPLAN Como estruturar o processo de vendas da minha empresa. Disponível em: https://www.intelliplan.com.br/processo-de-vendas Acesso em 11 de abril 2021.
METADADOS Recursos humanos. Disponível em: https://www.metadados.com.br/blog/recursos-humanos/#:~:text=a%20%c3%a1rea%20de%20recursos%20humanos%2c%20conhecida%20tamb%c3%a9m%20como,do%20clima%2c%20motiva%c3%a7%c3%a3o%20dos%20funcion%c3%a1rios%2c%20treinamentos%20necess%c3%a1rios%2c%20etc.Acesso em 11 abril 2021.
INDICCA Qual importância da tecnologia da informação pra sua empresa. Disponível em: https://indicca.com.br/qual-a-importancia-da-tecnologia-da-informacao-para-sua-empresa/#:~:text=o%20setor%20de%20tecnologia%20da%20informa%c3%a7%c3%a3o%20dentro%20de,ferramentas%20que%20permitam%20reuni%c3%b5es%20por%20meio%20de%20videoconfer%c3%aanc Acesso em 11 abril 2021.
ARMELIN, Danylo Augusto; SILVA, Simone Cecília Pelegrini; COLUCCI, Claudio. Sistemas de Informação Gerencial. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. p. 236. Acesso em 11 de abril de 2021.
LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane. Sistemas de informação gerenciais. 9. ed. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2010. Acesso em 11 abril 2021.
2

Continue navegando