Buscar

Ciência e as fake news- iniciação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 02
Texto – COMO AS FAKE NEWS AFETAM A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A SAÚDE PÚBLICA?
No cenário atual, não se fala em outra coisa, as fake news dominaram as redes sociais de uma maneira realmente alarmante, podendo afetar negativamente a opinião pública sobre ciência e até pior: a saúde pública também pode ser colocada em risco. Mas afinal, o que são as fake news? Uma das definições possíveis para notícia falsa é: “um conteúdo deliberadamente inverídico, falso, distorcido e/ou inventado propositadamente de forma a simular uma notícia verdadeira com o objetivo de favorecer algo ou alguém, causar comoção pública e em alguns casos podendo até mesmo levar à histeria generalizada”. 
O principal motivo por trás da disseminação desses conteúdos falsos está relacionado ao bom e velho ditado “uma mentira repetida mil vezes se torna verdade”. Essas notícias são criadas de modo a mexer com a emoção da audiência, contando com a impulsividade das pessoas em compartilhá-las.
Para legitimar as fake news, normalmente é feito uma mistura de publicações falsas com a reprodução de notícias verdadeiras de fontes confiáveis, sendo que o alto número de compartilhamento faz com que uma quantidade ainda maior de pessoas receba o conteúdo falso e acreditem no que está lendo. 
Mas você pode estar se perguntando: como uma notícia falsa afeta de maneira significativa a sua saúde e de outras pessoas? Podemos pensar em vários exemplos bastante atuais envolvendo a pandemia do novo coronavírus, conhecido como SARS-CoV-2 que provoca a doença COVID-19. Várias fake news estão circulando pelas páginas do Facebook, grupo de Whatsapp e Instagram. Vamos supor que as pessoas realmente acreditem que fazer um gargarejo com água morna e vinagre irá eliminar o vírus do organismo curando-as da doença, desse modo, elas podem deixar de tomar medidas preventivas que realmente impeçam a transmissão viral.
Além disso, os impactos são crescentes tanto na interface entre ciência e sociedade quanto no próprio domínio da ciência. No atual ambiente político e midiático, a desconfiança no empreendimento científico e as percepções erradas sobre conhecimento científico crescem cada vez mais a partir dessa disseminação generalizada de informações enganosas e tendenciosas, impactando de maneira direta a divulgação científica. Desse modo, a visão do público sobre a confiabilidade dos cientistas e especialistas pode ser depreciada frente ao aumento crescente no número e impacto das fake news. 
Desse modo, é possível perceber que fake news sobre as mais variadas temáticas e visando os mais diversos objetivos, são fabricadas em escala industrial todos os dias. Nenhum de nós está imune às estratégias usadas pelas fake news, mas podemos tentar combater as notícias falsas evitando a desinformação.
Texto adaptado. Disponível em: http://www.cienciaexplica.com.br/2020/04/16/como-as-fake-news-afetam-a-divulgacao-cientifica-e-a-saude-publica/. Acesso em 23 de setembro de 2021.
Agora responda:
1. De acordo com o texto, as informações falsas se espalham rapidamente, porque:
a. ( ) Elas apelam para o emocional das pessoas.
b. ( ) São curtas e de fácil entendimento.
c. ( ) Parecem ser verdadeiras.
2. A disseminação de notícias falsas não é uma novidade. Mas, se isso sempre existiu, o que você acha que mudou nos últimos tempos? 
3. Como você acha que a credibilidade da ciência pode ser afetada com a divulgação de fake news? 
4. Você já recebeu alguma notícia falsa? Qual? Por que meio essa notícia chegou até você?
5. Dê exemplos de situações em que as fakes news podem afetar gravemente a saúde da população.

Outros materiais