Buscar

Prova de Problemas Contemporâneos da Administração Pública

Prévia do material em texto

1 - Sobre a Lei de Licitações e suas dispensas, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas e marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, estabelece que os órgãos da Administração pública em geral, devem pautar-se pelas normas de licitação e contratos ao adquirir quaisquer bens ou serviços, assim como para quaisquer concessões, alienações, permissões e locações da Administração Pública.
( ) Mesmo nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem não é possível dispensar a licitação.
( ) É dispensada a licitação para a aquisição de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço seja compatível com o mercado.
( ) Na contratação de associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por órgãos ou entidades da Administração Pública, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão-de-obra, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado, dispensa-se o processo de licitação.
	A)  
	
V, V, F, F.
	B)  
	
V, F, F, V.
	C)  
	
F, V, V, F.
	D)  
	RESPOSTA CORRETA
V, F, V, V.
	2 - Reformar o Estado significa:
	A)  
	
Superar de vez a crise fiscal, de forma que o país volte a apresentar uma poupança pública que lhe permita estabilizar solidamente os preços e financiar os investimentos.
	B)  
	
Completar a mudança na forma de intervenção do Estado no plano econômico e social, por meio de reformas voltadas para o mercado e para a justiça social.
	C)  
	
Rever a estrutura do aparelho estatal e do seu pessoal, a partir de uma crítica não apenas das velhas práticas patrimonialistas ou clientelistas, mas também do modelo burocrático clássico, com o objetivo de tornar seus serviços mais baratos e de melhor qualidade.
	D)  
	RESPOSTA CORRETA
Todas as alternativas estão corretas.
	3 - Em relação à teoria marxista sobre o Estado, é correto afirmar:
I - Poulantzas retorna a Marx para dizer que o Estado é um fator de reprodução das condições gerais de produção.
II - Como a esfera política é relativamente autônoma, o Estado não garante coesão à formação socialista do capitalismo.
III - A burguesia, sendo a classe dominante, é sua beneficiária fundamental, mas as outras classes são também capazes de influenciar as políticas do Estado.
	A)  
	RESPOSTA CORRETA
As alternativas I e III estão corretas.
	B)  
	
As alternativas II e III estão corretas.
	C)  
	
Apenas a alternativa I é correta.
	D)  
	
Todas as alternativas estão corretas.
	4 - Refletindo sobre o papel do município, pode-se afirmar:
I - O Município está para o Estado como as células para o corpo.
II - Apesar de ser considerado como apenas um pedaço do território, o município pode ter sua própria forma de organização.
III - A idéia municipal calca-se pela pluralidade de famílias que compartilham de uma vida comum.
IV - É a associação natural dos vizinhos em um determinado território. Serão esses munícipes os maiores interessados na solução dos problemas locais.
	A)  
	
Apenas a afirmativa I é correta.
	B)  
	
Apenas a afirmativa III é incorreta.
	C)  
	
As afirmativas I e IV estão incorretas.
	D)  
	RESPOSTA CORRETA
Todas as afirmativas estão corretas.
	5 - Referente ao Regime Político de um Estado é correto afirmar que:
	A)  
	
O regime político será substantivamente mais burocrático dependendo do tipo de sociedade privada a que estiver ligado.
	B)  
	RESPOSTA CORRETA
O regime político será substantivamente mais ou menos democrático dependendo do tipo de sociedade civil a que estiver ligado.
	C)  
	
O regime político será sutilmente menos democrático dependendo do tipo de sociedade privada a que estiver descomprometido.
	D)  
	
Nenhuma das alternativas está correta.
	6 - Sobre o papel da sociedade civil, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) São os conselhos que, em ciência política são chamados de democracia direta. É o chamado pela sociedade civil para participar da gestão do Estado, repartindo o poder de forma real.
( ) Segundo Godard, "uma das chaves do desenvolvimento nacional reside na capacidade de cooperação entre seus atores".
( ) O rompimento das fronteiras está intimamente ligado à capacidade da sociedade em liderar e conduzir seu próprio desenvolvimento, baseado no conceito contemporâneo de "Social Capital", onde a sociedade agiria em todo o processo da ação governamental, de forma participativa, colaborando na discussão.
	A)  
	RESPOSTA CORRETA
V, F, V.
	B)  
	
V, F, F.
	C)  
	
F, V, V.
	D)  
	
V, V, V.
	7 - Uma sociedade para ser democrática precisa:
	A)  
	
De uma sociedade civil em que as condições existentes, embora irreais, não sejam inseparáveis.
	B)  
	
De uma sociedade privada estatal em que as contradições existentes, embora reais, sejam insuperáveis.
	C)  
	RESPOSTA CORRETA
De uma sociedade civil em que as contradições existentes, embora reais, não sejam insuperáveis.
	D)  
	
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	8 - Orçamento é:
	A)  
	RESPOSTA CORRETA
Um ato preventivo de despesas, pressupondo um aviso geral à nação sobre o que deve ser realizado, não funcionando como margens a sofrerem acréscimos. É um planejamento de metas a serem empreendidas dentro de um sistema pré-definido de despesas.
	B)  
	
Um ato preventivo de recursos humanos, pressupondo um aviso geral à nação sobre o que deve ser realizado, funcionando como margens a sofrerem acréscimos. É um planejamento de metas já empreendidas em um sistema anterior definido pela oposição partidária.
	C)  
	
Um ato paliativo de despesas, pressupondo um aviso geral à nação sobre o que não deve ser realizado, funcionando como margens a sofrerem acréscimos. É um planejamento de metas já empreendidas em um sistema definido de despesas.
	D)  
	
Nenhuma das alternativas é correta.
	9 - Sobre o Município, pode-se afirmar:
I - A delimitação da área de competência do Município constitui fator a ser examinado antes de qualquer desencadeamento do processo de planejamento.
II - O Município pode editar planos relativos a quaisquer matérias, mesmo as cuja competência não lhe cabe.
III - Compete ao município, entre outras coisas, organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial.
IV - Entende-se por articulação intergovernamental os processos adotados (leis, planos ou ações práticas) por duas ou mais esferas de Governo, possibilitando a colaboração harmônica em determinada área.
V - Existe uma forte tendência, no campo da Administração Pública e nas doutrinas de desenvolvimento social, de centralização das atividades e serviços públicos.
	A)  
	
As afirmativas I, III e V são corretas.
	B)  
	
As afirmativas II e IV estão corretas.
	C)  
	RESPOSTA CORRETA
As afirmativas II e V estão incorretas.
	D)  
	
Todas as afirmativas estão corretas.
	10 - Consideram-se como principais funções da administração pública municipal:
	A)  
	
Planejamento, organização e controle de estratégias que visem atingir os objetivos de desenvolvimento e regresso do município como um todo, zelando da melhor forma possível pelo patrimônio público.
	B)  
	
Planejamento, organização e controle de ações que visem atingir os objetivos de desenvolvimento pessoal e progresso do município como um todo, zelando da melhor forma possível pelo patrimônio privado do gestor.
	C)  
	RESPOSTA CORRETA
Planejamento, organização e controle de ações que visem atingir os objetivos de desenvolvimento e progresso do município como um todo, zelando da melhor forma possível pelo patrimônio público.
	D)  
	
Nenhuma das alternativas anteriores.

Continue navegando