Buscar

AVALIAÇAO 2 - materiais dentarios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
AVALIAÇÃO MATERIAIS DENTÁRIOS II - 2ª ETAPA - 2021.2
CURSO: ODONTOLOGIA
DISCIPLINA: MATERIAIS DENTÁRIOS II/INDIRETOS
1
A classificação mais tradicional dos materiais para moldagem considera a sua elasticidade, dividindo em dois grandes grupos: materiais elásticos e anelásticos. Os elásticos têm indicação em todas as situações em que há áreas retentivas, pois conseguem se deformar durante a remoção e depois retornar às dimensões originais de forma total ou parcial. Já os anelásticos não possuem tal capacidade, deformando-se permanentemente ou até mesmo tendo a remoção dificultada se usados em áreas retentivas.
Quanto aos materiais anelásticos, observe as seguintes afirmativas:
I - O gesso para moldagem é um exemplo de material de moldagem anelástico, embora o mesmo esteja em desuso.
II - A godiva tem como principal característica ser um material termoplástico, ou seja, pela aplicação de calor se torna mais plástico e, assim, passível de ser conformado ou moldado.
III - A boa estabilidade dimensional, juntamente com a baixa possibilidade de distorção com temperaturas altas, faz com que o vazamento do molde obtido com godiva seja realizado tardiamente.
IV - A pasta de Óxido de Zinco e Eugenol apresenta-se na forma de duas pastas (base ou ativadora), tem o principal uso em moldes de rebordos edêntulos e não retentivos, para confecção de próteses totais removíveis.
V - A baixa viscosidade da pasta após espatulação juntamente com sua natureza pseudoplástica fazem com que esta classe de material consiga copiar detalhes das áreas de mucosa com mínima interferência.
São verdadeiras as alternativas:
I, II e III.
II, III, IV e V.
II, IV e V.
I, III e V.
2
A moldagem é uma das etapas mais importantes do tratamento reabilitador protético. Ela vai transferir a situação clínica para o laboratório onde vai ser confeccionada a prótese. Portanto, existem diversos materiais para obtermos o molde, dentre eles, os que se destacam são os hidrocolóides irreversíveis (alginato) e os elastômeros (polissulfeto, poliéter, silicona de condensação e silicona de adição).
Em aula, falamos de quatro propriedades que são desejáveis aos materiais para moldagens Qual a importância de cada uma delas para o sucesso da moldagem odontológica?
Resposta:
-Hidrofilia: importante devido ao fato de que a boca é uma região úmida e o material copiará as áreas, como regiões do sulco gengival, com maior facilidade e será melhor recoberto pelo gesso 
-Viscosidade: útil para escoar com facilidade e copiar detalhes. Material mais fluido escoa com facilidade e copia todos os detalhes pequenos, mas é suscetível a distorção, por isso faz-se associação de materiais com diferentes viscosidades, dependendo da área a ser moldada.
-Elasticidade e resistência ao rasgamento: é necessária para que o material não se rompa nem sofra alterações ao ser retiradode áreas retensivas da boca do paciente.
-Estabilidade dimensional: necessária para que fique estável e não se perder as dimensões da boca do paciente, dentro de um determinado tempo, para bom resultado final.
3
As restaurações de resinas compostas têm aumentado consideravelmente em popularidade e previsibilidade, possibilitando a realização de um tratamento odontológico minimamente invasivo. No entanto, para se obter o sucesso das restaurações de resina composta é necessário ter conhecimento dos materiais adesivos e da técnica de utilização, caso contrário os insucessos podem aparecer rapidamente. Vários são os fatores que podem influenciar na longevidade dessas restaurações, com exceção:
Material. Técnica operatória. Operador. Complexo dentinopulpar.
4
Os excelentes resultados advindos da sua utilização clínica, a simplicidade e segurança da técnica restauradora e o baixo custo são alguns dos fatores responsáveis pelo sucesso da utilização do amálgama como material restaurador ao longo dos anos. Considerando as propriedades e características clínicas do amálgama dental, assinale a alternativa INCORRETA.
A corrosão pode representar uma propriedade benéfica para o selamento marginal de restaurações em amálgama.
Quanto maior a quantidade de mercúrio contido na liga, menor a resistência desta, já que o mercúrio dissolve mais partículas gama, aumenta a fase ɤ2 (gama dois), além de aumentar a quantidade de mercúrio residual.
As ligas com baixo teor de cobre apresentam propriedades mecânicas superiores às ligas com alto teor de cobre pois não possuem em sua composição a fase ɤ2 (gama dois).
Se, após a manipulação, a liga de amálgama se apresenta com aparência molhada, com brilho excessivo e temperatura alta, pode-se dizer que esta liga encontra-se sobretriturada e o tempo de trabalho será mais curto.
5
"A superfície de todos os tipos de resinas compostas restauradoras está diretamente ligada com o sucesso da restauração, pois uma superfície com _________________ causa o acúmulo de biofilme dental, tanto afetando a estética da restauração com manchamentos quanto expondo a riscos de cáries secundárias e de inflamação gengival. Todos os compósitos tendem a ter um maior manchamento quando apresentam maior ____________________. Portanto, o polimento é um importante procedimento que deve ser feito para diminuir a _____________________ do material, mantendo, consequentemente, a estética e a longevidade clínica." Qual propriedade está sendo tratada no texto acima?
Lisura superficial. Rugosidade superficial. Resistência. Homogeneidade superficial.
6
O amálgama dental é um material restaurador com baixo custo e fácil de usar, sendo utilizado na odontologia há bastante tempo. No que se refere ao processo de amalgamação, marque a alternativa incorreta:
A trituração é a primeira etapa do preparo e promover um maior contato entre a liga e o mercúrio, podendo ser manual ou mecânica.
Após a trituração do material insere-se o amálgama manipulado na cavidade preparada com a ajuda do porta-amálgama.
fase de condensação visa a perfeita adaptação do amálgama com a cavidade, compactando o amálgama dentro da cavidade.
O brunimento é realizado com um brunidor ovóide ou esférico, com pressão firme sobre o amálgama, com o intúito de remover o excesso de mercúrio.
A escultura vai reproduzir a anatomia do dente na restauração e, por fim, o acabamento, realizado logo após a etapa de escultura, tem o objetivo de deixar a restauração polida e brilhante.
7
O grau de conversão de uma resina composta é dado através do quanto de monômero foi convertido em polímero durante o processo químico que aconteceu, ou seja, o grau de conversão dos monômeros é determinado pela porcentagem de duplas ligações de carbono que foram transformadas em simples ligações após o processo químico que acontece. Esta é uma propriedade crítica das resinas compostas que influencia em seu desempenho clínico e biocompatibilidade. O grau de conversão pode influenciar em outras propriedades das resinas compostas, exceto:
Resistência. Rugosidade. Sorção e solubilidade. Cor.
8
Durante a realização de uma restauração em dente posterior com resina composta, a técnica incremental tem sido a técnica mais indicada e utilizada há muitos anos, por permitir um melhor controle dos problemas gerados pela contração de polimerização das resinas compostas. Além de permitir este controle, quando se realiza uma restauração pela técnica incremental, utilizam-se normalmente incrementos que apresentam menos de 2 mm de espessura, e com isso, consegue-se também promover uma adequada polimerização destes incrementos. Apesar disso tudo, a técnica de restauração pela técnica incremental pode trazer alguns riscos associado a ela, como a possibilidade de contaminação ou a incorporação de espaços vazios entre cada incremento, além de exigir um elevado tempo clínico. Diante desta realidade, a indústria vem procurado promover alterações na composição das resinas compostas, seja em sua matriz orgânica, seja na composição, quantidade ou formato das partículas de carga, visando diminuir principalmenteo grau de contração de polimerização, o que por consequência geraria uma diminuição na tensão gerada por esta contração. Foi visando este objetivo que surgiram as resinas conhecidas como resinas Bulk Fill. Qual a lógica do emprego das resinas Bulk Fill em restaurações extensas, sabendo-se que a contração de polimerização é uma propriedade inerente das resinas compostas?
Resposta: Nas restaurações extensas, o profissional vai gastar mais tempo para preencher a cavidade dentária , usando resina Bulk Fill, pois são resinas que receberam modificações na translucidez, matriz orgânica e fotoiniciadores. A maior translucidez ( pela menor quantidade de partículas e maior tamanho das partículas) apresenta menor dispersão da luz e consequente maior penetração da luz em profundidade. Assim favorece que um número maior de monômeros se convertam em polímeros, o que justifica que mesmo usando incrementos maiores (4 mm, sendo que as demais resinas usa somente 2 mm) o profissional ganhe tempo, mas o material não perca resistência e não crie bolhas. Há diferentes formulações comerciais com menos proporção de lítio, bário com formas irregulares esféricas ou cilíndricas (havendo fluidas, usadas como base, e as com alta viscosidade para restaurações).
 
1
 
AVALIAÇÃO MATERIAIS DENTÁRIOS II 
-
 
2ª ETAPA 
-
 
2021.2
 
CURSO: ODONTOLOGIA
 
DISCIPLINA: MATERIAIS DENTÁRIOS II/INDIRETOS
 
 
1
 
A classificação mais tradicional dos materiais para moldagem considera a sua elasticidade, dividindo em dois grandes grupos: 
materiais elásticos e anelásticos. Os elásticos têm indicação em todas as situações em qu
e há áreas retentivas, pois 
conseguem se deformar durante a remoção e depois retornar às dimensões originais de forma total ou parcial. Já os 
anelásticos não possuem tal capacidade, deformando
-
se permanentemente ou até mesmo tendo a remoção dificultada se 
usados em áreas retentivas.
 
 
Quanto aos materiais anelásticos, ob
serve as seguintes afirmativas:
 
I 
-
 
O gesso para moldagem é um exemplo de material de moldagem anelástico, e
mbora o mesmo esteja em desuso.
 
II 
-
 
A godiva tem como principal característica s
er um material termoplástico, ou seja, pela aplicação de calor se torna mais 
plástico e, assim, passíve
l de ser conformado ou moldado.
 
III 
-
 
A boa estabilidade dimensional, juntamente com a baixa possibilidade de distorção com temperaturas altas, faz com 
que 
o vazamento do molde obtido com god
iva seja realizado tardiamente.
 
IV 
-
 
A pasta de Óxido de Zinco e Eugenol apresenta
-
se na forma de duas pastas (base ou ativadora), tem o principal uso em 
moldes de rebordos edêntulos e não retentivos, para confecção 
de próteses totais removíveis.
 
V 
-
 
A baixa viscosidade da pasta após espatulação juntamente com sua natureza pseudoplástica fazem com que esta classe 
de material consiga copiar detalhes das áreas de m
ucosa com mínima interferência.
 
São 
verdadeiras
 
as alt
ernativas:
 
I, II e III.
 
II, III, IV e V.
 
II, IV e V.
 
I, III e V.
 
2
 
A moldagem é uma das etapas ma
is importantes do tratamento reabilitador protético. Ela vai transferir a situação clínica para 
o laboratório onde vai ser confeccionada a prótese. Portanto, existem diversos materiais para obtermos o molde, dentre eles, 
os que se destacam são os hidrocoló
ides irreversíveis (alginato) e os elastômeros (polissulfeto, poliéter, silicona de 
con
densação e silic
ona de adição).
 
Em aula, falamos de quatro propriedades que são desejáveis aos materiais para moldagens Qual a importância de cada uma 
delas para o suce
sso da moldagem odontológica?
 
Resposta
:
 
-
Hidrofilia: importante devido ao fato de que a boca é uma região úmida e o material copiará as áreas, como regiões do sulco 
gengival, 
com maior facilidade e será melhor recoberto pelo gesso 
 
 
-
Viscosidade:
 
útil p
ara escoar com facilidade e copiar detalhes. M
aterial mais fluido 
escoa com facilidade e copia
 
todos os detalhes 
pequenos
, mas é suscetível a distorção, por isso faz
-
se associação de materiais com diferentes viscosidades, dependendo da área a ser 
moldada.
 
 
-
Elasticidade e resistência ao rasgamento:
 
é necessária para que o material
 
não se rompa 
nem sofra alterações 
ao ser retirado
de áreas 
retensivas da boca do paciente.
 
 
-
Estabilidade dimensional: necessária para que fique estável e não se perder as dimensõe
s da boca do paciente
, dentro de um determinado 
tempo, para bom resultado final.
 
3
 
As restaurações de resinas compostas têm aumentado consideravelmente em popularidade e previsibilidade, possibilitando a 
realização de um tratamento odontológico minimame
nte invasivo. No entanto, para se obter o sucesso das restaurações de 
resina composta é necessário ter conhecimento dos materiais adesivos e da técnica de utilização, caso contrário os 
insucessos podem aparecer rapidamente. Vários são os fatores que podem 
influenciar na longevidade de
ssas restaurações, 
com exceção:
 
Material.
 
 
 
Técnica operatória.
 
Operador.
 
Complexo dentinopulpar.
 
4
 
Os excelentes resultados advindos da sua utilização clínica, a simplicidade e segurança da técnica restauradora e o baixo 
custo são alguns dos fatores responsáveis pelo sucesso da utilização do amálgama como material restaurad
or ao longo dos 
anos. Considerando as propriedades e características clínicas do amálgama dental, assinale a alternativa 
INCORRETA.
 
 
1 
AVALIAÇÃO MATERIAIS DENTÁRIOS II - 2ª ETAPA - 2021.2 
CURSO: ODONTOLOGIA 
DISCIPLINA: MATERIAIS DENTÁRIOS II/INDIRETOS 
 
1 
A classificação mais tradicional dos materiais para moldagem considera a sua elasticidade, dividindo em dois grandes grupos: 
materiais elásticos e anelásticos. Os elásticos têm indicação em todas as situações em que há áreas retentivas, pois 
conseguem se deformar durante a remoção e depois retornar às dimensões originais de forma total ou parcial. Já os 
anelásticos não possuem tal capacidade, deformando-se permanentemente ou até mesmo tendo a remoção dificultada se 
usados em áreas retentivas. 
 
Quanto aos materiais anelásticos, observe as seguintes afirmativas: 
I - O gesso para moldagem é um exemplo de material de moldagem anelástico, embora o mesmo esteja em desuso. 
II - A godiva tem como principal característica ser um material termoplástico, ou seja, pela aplicação de calor se torna mais 
plástico e, assim, passível de ser conformado ou moldado. 
III - A boa estabilidade dimensional, juntamente com a baixa possibilidade de distorção com temperaturas altas, faz com que 
o vazamento do molde obtido com godiva seja realizado tardiamente. 
IV - A pasta de Óxido de Zinco e Eugenol apresenta-se na forma de duas pastas (base ou ativadora), tem o principal uso em 
moldes de rebordos edêntulos e não retentivos, para confecção de próteses totais removíveis. 
V - A baixa viscosidade da pasta após espatulação juntamente com sua natureza pseudoplástica fazem com que esta classe 
de material consiga copiar detalhes das áreas de mucosa com mínima interferência. 
São verdadeiras as alternativas: 
I, II e III. 
II, III, IV e V. 
II, IV e V. 
I, III e V. 
2 
A moldagem é uma das etapas mais importantes do tratamento reabilitador protético. Ela vai transferir a situação clínica para 
o laboratório onde vai ser confeccionada a prótese. Portanto, existem diversos materiais para obtermos o molde, dentre eles, 
os que se destacam são os hidrocolóides irreversíveis (alginato) e os elastômeros (polissulfeto, poliéter, silicona de 
condensação e silicona de adição). 
Em aula, falamos de quatro propriedades que são desejáveis aos materiais para moldagens Qual a importância de cada uma 
delas para o sucesso da moldagem odontológica? 
Resposta: 
-Hidrofilia: importante devido ao fato de que a boca é uma região úmida e o material copiará as áreas, como regiões do sulco gengival,com maior facilidade e será melhor recoberto pelo gesso 
 
-Viscosidade: útil para escoar com facilidade e copiar detalhes. Material mais fluido escoa com facilidade e copia todos os detalhes 
pequenos, mas é suscetível a distorção, por isso faz-se associação de materiais com diferentes viscosidades, dependendo da área a ser 
moldada. 
 
-Elasticidade e resistência ao rasgamento: é necessária para que o material não se rompa nem sofra alterações ao ser retiradode áreas 
retensivas da boca do paciente. 
 
-Estabilidade dimensional: necessária para que fique estável e não se perder as dimensões da boca do paciente, dentro de um determinado 
tempo, para bom resultado final. 
3 
As restaurações de resinas compostas têm aumentado consideravelmente em popularidade e previsibilidade, possibilitando a 
realização de um tratamento odontológico minimamente invasivo. No entanto, para se obter o sucesso das restaurações de 
resina composta é necessário ter conhecimento dos materiais adesivos e da técnica de utilização, caso contrário os 
insucessos podem aparecer rapidamente. Vários são os fatores que podem influenciar na longevidade dessas restaurações, 
com exceção: 
Material. Técnica operatória. Operador. Complexo dentinopulpar. 
4 
Os excelentes resultados advindos da sua utilização clínica, a simplicidade e segurança da técnica restauradora e o baixo 
custo são alguns dos fatores responsáveis pelo sucesso da utilização do amálgama como material restaurador ao longo dos 
anos. Considerando as propriedades e características clínicas do amálgama dental, assinale a alternativa INCORRETA.

Continue navegando