Buscar

Biomateriais - Trabalho 5

Prévia do material em texto

RESUMO OBJETIVO DO PROBLEMA:
	 O problema relata um fato muito comum, infelizmente, sobre o câncer de esôfago. Este problema é causado pelo excesso de fumo e alcoolismo, que por ser mais consumidos pela população masculina acaba se tornando o público alvo da doença. 
	Quando essa doença está em um caso mais avançado, geralmente, a secção infectada do esôfago é removida e o restante é reconectado ao estômago. 
OBJETIVOS:
· Entender a anatomia e o funcionamento do esôfago;
· Estudar a engenharia de tecidos;
· Discorrer sobre medicina regenerativa;
· Conhecer os biomateriais adequados para aplicações de; engenharia de tecidos;
TERMOS DESCONHECIDOS:
· Atresia esofágica: É uma malformação do esôfago. Os pacientes que apresentam este problema podem ter o diagnóstico suspeito durante o pré-natal, entretanto, a certeza da presença desta malformação é estabelecida após o nascimento. O bebê, ao nascer, pode apresentar salivação excessiva, falta de ar e vômitos quando alimentado5.
Figura 1: Exemplos de Atresia esofágica e Fístula.
· Fístula traqueo-esofágica: É a comunicação anormal entre a traqueia e o esôfago. Esta condição provoca a entrada de alimentos e líquidos do esôfago para a traqueia e desta para os brônquios e pulmões, provocando o afogamento durante a ingestão de líquidos e de alimentos9.
· Estenose: É um estreitamento anormal de um vaso sanguíneo, ou de outro órgão de estrutura tubular no corpo2.
Figura 2: Exemplo de uma Estenose.
· Migração (problemas no esôfago): Em relação ao texto, o significado de migração mais adequado seria o deslocamento proximal ou distal da prótese em relação à localização inicial, com reabertura da fistula16. 
QUESTÕES:
1. Explique os motivos pelo qual a incidência de câncer de esôfago é maior em homens e ocorre com maior frequência em países como China, Japão, Cingapura e Porto Rico.
Hipótese: Uma das possíveis explicações é o alo índice de tabagismo.
Resposta: Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA): “... O consumo de bebidas alcoólicas pode causar câncer de esôfago, não havendo níveis seguros de ingestão. É importante destacar que, não só o consumo regular, como também o consumo excessivo e esporádico de qualquer tipo de bebida alcóolica. [...] O tabagismo isoladamente é responsável por 25% dos casos de câncer de esôfago. O risco aumenta rapidamente com a quantidade de cigarros consumida. Mesmo as pessoas que já fumaram, mas interromperam, possuem risco aumentado de desenvolver este câncer quando comparadas aos que nunca fumaram...”. 
Partindo desse princípio, é possível encontrar, em pesquisas no CISA (Centro de Informação sobre Saúde e Ácool) e no INCA, que a maior porcentagem da população tabagistas e etilistas é do sexo masculino.
Grafico 1: Gráfico retirado do CISA sobre a prevalência de uso de álcool de acordo com o período (%), 2010.
Tabela 1: Tabela retirada do INCA sobre o percentual de tabagismo na população acima de 18 anos no Brasil.
Em relação a incidência dos países, falando separadamente de cada um, temos primeiro a China: O uso de tabaco na China ainda é generalizado e está fortemente ligado à cultura. Quase um em cada três fumantes no mundo é chinês, mais de 300 milhões de pessoas na República Popular do Brasil fumam regularmente, e o povo chinês como um todo compra cerca de 2,3 trilhões de cigarros por ano.
	Os homens estão particularmente em risco porque o uso de cigarros é altamente de gênero na China: um estudo estimou a taxa de tabagismo em 52,9% em homens chineses e 2,4% em mulheres chinesas.
	No Japão a taxa de fumantes é de cerca de 30% dos homens e 10% das mulheres e a idade mínima para poder fumar é de 20 anos. A maioria dos maços de cigarros custam entre 420 e 460 ienes, cerca de USD 4 e pode-se facilmente encontrar máquinas de venda de cigarros em Tóquio. Mas é necessário ter uma identificação, como um “cartão de residência”, para comprar cigarros nestas máquinas.
	Já em Cingapura existe uma espécie de "imposto contra o vício", que visa a desencorajar o consumo excessivo de álcool, quem fica bêbado em público pode ser punido com uma multa de até US$ 1 mil (R$ 2 mil) e até um mês de prisão. Um artigo publicado no Jornal de Medicina de Cingapura em julho deste ano revelou que o consumo de álcool no país cresceu a níveis alarmantes, duplicando de 1992 a 2004 e podendo se equiparar ao consumo americano nos próximos anos. O estudo recomenda a criação de um órgão nacional para resolver o problema e limitar a publicidade de álcool.
	Em Porto Rico no ano de 2010, 19,6% dos homens e 5,7% das mulheres abusavam do álcool. A faixa etária mais atingida era de 24 a 34 anos (21,0%). No mesmo ano, a prevalência de consumo crônico de álcool (homens que consomem duas doses ou mais por dia e mulheres que consomem uma dose ou mais por dia) foi de 3,0%, e a referida prevalência foi maior nos homens (5,0%) do que nas mulheres (1,3%)1,3,6,7,11,15,18. 
Validação da Hipótese: A hipótese está parcialmente certa.
2. Explique por que esses materiais (polietileno, polipropileno, teflon e elastômero) são aplicados na substituição de um esôfago.
Hipótese: São biocompatíveis, não absorvíveis, flexíveis e não tóxicos.
Resposta: O material que deve ser selecionado para a prótese deverá ser flexível devido aos movimentos do esôfago e de suas forças de pressão, além de ter boa tenacidade pois será muito deformado, não devendo romper com facilidade; ao mesmo tempo com boa dureza e baixa rugosidade para facilitar a passagem dos alimentos.
	Falando separadamente de cada um primeiro temos o polietileno que é um material semicristalino, flexível e inerte a quase todos os produtos químicos. O polipropileno é uma resina de baixa densidade e que se assemelha muito ao polietileno, porém seu ponto de amolecimento é mais elevado; dentre suas principais características estão o baixo custo, resistência química e moderada ao impacto, fácil moldagem e coloração, boa estabilidade térmica, atóxico, resistência à flexão e baixa absorção de umidade.
	O Teflon, politetrafluoretileno (PTFE), também é um polímero similar ao polietileno e uma de suas principais características é a propriedade de ser uma substância praticamente inerte, que não reage com outras substâncias químicas exceto em situações muito especiais; outras excelentes características são sua impermeabilidade, boa dissipação de calor, alta resistência dielétrica, auto lubrificação e bom amortecedor de vibrações. Por fim temos os elastômeros, que são polímeros que apresentam propriedades elásticas, eles podem suportar grandes deformações antes da ruptura e, conforme é usado, podem retornar a sua forma original mesmo após sofrer forte pressão ou carga; o termo borracha é quase um sinônimo usual de elastômero, embora este seja algo um tanto diferente.
	É possível observar que, dependendo da situação em que se encontra o paciente, todos os quatro materiais exibem características semelhantes que se encaixam na forma de construção de uma prótese de esôfago, por isso são usados, a maioria das vezes, em sua substituição4,8,10,12,14. 
Validação da Hipótese: A hipótese está correta.
3. Qual é o papel do esôfago no trato digestório?
Hipótese: Além de ajudar na absorção de certos minerais, auxilia nos movimentos peristálticos para o resto da digestão.
Resposta: O esôfago é um tubo fibro-músculo-mucoso que se estende entre a faringe e o estômago, ele se localiza posteriormente à traqueia começando na altura da 7ª vértebra cervical e mede cerca de 25 centímetros de comprimento. A presença de alimento em seu interior estimula a atividade peristáltica, e faz com que o alimento se mova para o estômago. As contrações são repetidas em ondas que empurram a comida de forma involuntária. Alimentos sólidos, ou semissólidos, levam de 4 a 8 segundos para irem da boca ao estômago, já alimentos muito moles e líquidos levam cerca de 1 segundo13. 
Validação da Hipótese: A hipótese está parcialmente correta.
4. Como seria a fabricação in vitro de tecidos moles?
Hipótese: Uma cultura de células tronco em um scaffolds semi-flexível.Resposta: Em primeiro lugar realiza-se a seleção e o processamento do suporte de acordo com a escolha do tipo de células, posteriormente inocula-se a população celular que foi retirada do paciente em um suporte. Neste suporte vai suceder uma fase inicial em que o crescimento do tecido é prematuro, depois deste tecido estar em contato com a matriz extracelular e ela fornecer-lhe as condições ambientais favoráveis, ele ficará maturado em sistema fisiológico e será adicionado em um biorreator, porque este tecido está a ser realizado in vitro. Depois destas etapas efetua-se o reimplante cirúrgico in vivo e observa-se a integração do produto.
	A utilização da engenharia de tecidos in vivo permite que as células sejam inseridas diretamente no organismo do paciente num suporte com fatores de diferenciação, permitindo que as células se desenvolvam corretamente ou que elas podem ser introduzidas já diferenciadas para que se possam desenvolver no local alvo. Quando se utiliza a técnica in vitro é utilizado biorreatores, como já foi descrito no parágrafo anterior, seu uso é importante para que as células formem um tecido que possa ser implantado in vivo17.
Validação da Hipótese: A resposta está parcialmente correta.
MAPA CONCEITUAL:
RESUMO CRÍTICO:
A substituição do esôfago por uma prótese polimérica, apesar dos materiais apresentados possuírem as características ideais, não é o mais adequado pois estas causam ainda muitos problemas como estenose, vazamento, infecção, ulceração e migração. O ideal seria a colocação de algumas ligas metálicas que assumem características semelhantes das exigidas. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. 3 coisas que você deve saber sobre os fumantes no Japão. Coisas do Japão. 2017. Disponível em < https://coisasdojapao.com/2017/11/3-coisas-que-voce-deve-saber-sobre-os-fumantes-no-japao/ > acessado em: 30/03/2020 15:12. 
2. Abranches, Monise. V. Atenção nutricional na cirurgia bariátrica e metabólica. A. S. Sistemas. 1ª Edição. 2014.
3. Álcool e mulheres: cenário atual. Centro de Informações sobre Saúde e Álcool. 2019. Disponível em < https://cisa.org.br/index.php/pesquisa/artigos-cientificos/artigo/item/115-alcool-e-mulheres-cenario-atual > acessado em: 30/03/2020 às 14:05. 
4. Barcelos, Flávia. S. Caracterização e estudo de desgaste em próteses totais de joelho. Universidade de Brasília-GO. 2016. Disponível em < https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/21785/1/2016_Fl%C3%A1viadosSantosBarcelos.pdf > acessado em: 31/03/2020 às 19:01. 
5. Braz, Priscila. C. Núcleo de Atresia de Esôfago. Sabará Hospital Infantil. 2019. Disponível em < https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/centro-de-excelencia-e-servicos/nucleo-de-atresia-de-esofago/ > acessado em: 30/03/2020 às 11:30. 
6. Câncer de esôfago. Instituto Nacional de Câncer. 2020. Disponível em < https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-esofago > acessado em: 30/03/2020 às 20:03. 
7. Dados e números da prevalência do tabagismo. Instituto Nacional de Câncer. 2019. Disponível em < https://www.inca.gov.br/observatorio-da-politica-nacional-de-controle-do-tabaco/dados-e-numeros-prevalencia-tabagismo > acessado em: 30/03/2020 14:27. 
8. Dias, Fleds. W. Comportamento mecânico do polímero PTFE sujeito a diferentes taxas de deformação. Universidade Federal Fluminense. Niteói-RJ. 2011. Disponível em < http://www.mec.uff.br/pdfteses/FledsWiliamReisDias2011.pdf > acessado em: 31/03/2020 às 19:31. 
9. Dr. Malucelli. Fístula Esofagotraqueal. Estenose. 2016. Disponível em < https://estenose.drmalucelli.com.br/traqueia/fistula-esofagotraqueal/ > acessado em: 30/03/2020 às 11:48. 
10. Elastômero: o que é, aplicações e tipos. Plastbrinq. 2018. Disponível em < https://plastbrinq.com.br/elastomero/ > acessado em: 31/03/2020 às 19:51. 
11. Hao, Pei. China’s cigarette smoking epidemic. Supchina. 2019. Disponível em < https://signal.supchina.com/chinas-cigarette-smoking-epidemic/ > acessado em: 30/03/2020 14:40. 
12. Jordão, Alexandre. R. Prótese mecânica de baixo custo para pessoas portadoras de câncer de esôfago. Universidade Politécnica de São Paulo-SP. 2006. Disponível em < http://www.mecanica-poliusp.org.br/wp-content/uploads/2014/03/Art_TCC_029_2006.pdf > acessado em: 31/03/2020 às 20:04. 
13. NETTER, Frank H. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 
14. Polipropileno: o que é e o que você não pode deixar de saber. Mais polímeros. 2019. Disponível em < http://www.maispolimeros.com.br/2019/02/11/polipropileno-o-que-e/ > acessado em: 31/03/2020 às 19:25.
15. Porto Rico. Saúde nas Américas, edição 2012: Volume Regional. Disponível em < https://www.paho.org/salud-en-las-americas-2012/index.php?option=com_docman&view=download&category_slug=sna-2012-capitulos-pais-28&alias=281-porto-rico-281&Itemid=231&lang=en > acessado em: 30/03/2020 16:49. 
16. Ribeiro, Maris. S. I. Fatores preditivos do insucesso clínico no tratamento das fístulas esofagorrespiratórias com prótese metálica autoexpansível em pacientes com câncer esofágico. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em < https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5168/tde-29112017-094858/publico/MariaSylviaIerardiRibeiro.pdf > acessado em: 30/03/2020 às 13:02. 
17. Sá, Patrícia. Utilização de engenharia de tecidos no tratamento de feridas crônicas. Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências da Saúde. Porto, PT. 2015. Disponível em < https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/5147/1/PPG_23494.pdf > acessado em: 31/03/2020 às 16:23. 
18. Syed, Saira. Ásia ganha força como novo 'Eldorado' do consumo de cerveja. BBC Brasil. 2012. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/09/120909_cerveja_asia_consumo_lgb.shtml > acessado em: 30/03/2020 15:56.

Continue navegando