Buscar

Avaliação I - Individual Logística Integrada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação I - Individual Logística Integrada 
A história da logística evoluiu juntamente com a própria história da humanidade, pois os grupos sociais foram se desenvolvendo e a logística acompanhou este desenvolvimento. Ao longo do processo de Revolução Industrial, a logística evoluiu perpassando por três etapas sequenciais até a atualidade. Desse modo, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a etapa conhecida como período de desenvolvimento:
A) É a primeira etapa, na qual a área de logística não possuía uma definição estabelecida como ocorre na atualidade e cada atividade logística era dividida entre os departamentos, gerando conflitos acerca dos objetivos nas atividades logísticas.
B) Uma etapa que culminou com a decolagem e ascensão da prática logística, em que se pode evidenciar um novo pensamento administrativo, antes focado no produto, passando a ter maior foco no cliente, ou seja, a produção e a logística passaram a ser focadas naquilo que o cliente necessita.
C) Nessa etapa, o mercado observou um crescimento exorbitante na área da logística. Os princípios básicos da logística já haviam se estabelecido no mercado de forma clara e objetiva para a sua aplicação nas empresas, as quais, em geral, beneficiaram-se dessa área para poder aprimorar sua competitividade e melhorar inclusive seus processos de produção.
D) Não há distinção pertinente entre as etapas de evolução da logística, porque a logística não possui relevância para as empresas, que devem permanecer focadas nos seus processos produtivos, enquanto as transportatoras devem se atentar para a logística.
Para que os objetivos organizacionais possam ser alcançados, é necessário o desenvolvimento de Cadeias de Suprimento ágeis e que garantam a manutenção das atividades ajustadas aos requisitos dinâmicos dos mercados. Sobre as principais características necessárias às cadeias de suprimentos, assinale a alternativa CORRETA:
A) Ser sensível ao mercado virtual, processos integrados e ser baseada em redes.
B) Processos individuais, baseados em manuais e rotinas e desconsiderar o mercado.
C) Impor suas práticas e modelos, privilegiar seus objetivos individuais e não ter visão sistêmica.
D) Modelos fixos, apoiados em modelos burocráticos e impor sua visão.
Desde a pré-história, com o surgimento do escambo, a logística tem evoluído juntamente com a humanidade. Até chegarmos aos dias atuais, a logística perpassou por quatro revoluções. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta corretamente a quarta revolução logística:
A) Nessa revolução logística, seguiu-se um padrão específico de mudança estrutural. A causa desse desenvolvimento revolucionário foi a diminuição gradativa de barreiras ao transporte e comércio com lugares distantes.
B) Culminando com a Revolução Industrial, foi quando se descobriu que a atividade de mão de obra de forma coordenada poderia promover o surgimento de grandes capacidades produtivas, com foco na geração dos lucros nas empresas. Essa revolução surgiu na Grã-Bretanha.
C) Essa revolução logística está associada ao desenvolvimento e processamento na área da informação, ao aumento da capacidade de comunicação e ao crescimento do conhecimento tecnológico e robótico. Toda essa evolução possibilitou o aperfeiçoamento do sistema de transporte, especialmente o aéreo.
D) Com a proliferação das atividades mercantis entre cidades cada vez mais distantes entre si e com o aumento no volume dos negócios entre os mercados multilaterais, houve a necessidade do crédito comercial e a utilização de moedas confiáveis. A partir do século XVII, ocorreu uma inovação entre os governantes de Amsterdã, quando foi criado o primeiro banco oficialmente garantido.
Logística integrada pode ser considerada um sistema que liga todo o processo, desde o fornecimento de matérias-primas, até chegar ao consumidor final. Assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta quatro atividades relevantes nos custos logísticos:
A) Armazenagem, estoques, movimentação e transportes.
B) Pessoas, estoque, transportes e operações logísticas.
C) Operações logísticas, funcionários, clientes e clientes.
D) Ativo, passivo, pessoas e estoque.
 O serviço ao cliente como estratégia competitiva necessita da união eficiente entre logística e marketing, devendo incluir um compromisso da empresa com o benefício do cliente, a criação de um diferencial e a geração de valor para o cliente e colaboradores. Sobre os aspectos que devem ser levados em consideração no serviço ao cliente, analise as sentenças a seguir:
I- É fundamental o cumprimento de prazos de entrega de mercadorias ou serviços.
II- O melhor serviço é aquele que satisfaz a empresa, sendo fundamental entender suas necessidades e seus desejos de lucro.
III- É recomendável um número grande de pessoas diretamente envolvidas com o cliente, pois aumenta a probabilidade de satisfação.
IV- É preciso investir somente na qualificação da empresa.
Assinale a alternativa CORRETA: 
A) As sentenças I e IV estão corretas.
B) Somente a sentença I está correta.
C) Somente a sentença III está correta.
D) As sentenças I e III estão corretas.
Manutenção dos estoques ou inventário é uma atividade que possibilita disponibilizar as mercadorias aos clientes, incluindo o procedimento de entrega imediata conforme a demanda, a partir da manutenção de níveis mínimos de estoques dos produtos. Por isso, a gestão de estoques é uma atividade fundamental, uma vez que, normalmente, é inviável providenciar produção ou entrega de modo instantâneo aos clientes. Além de envolver a manutenção dos estoques em um nível mínimo possível, destaca-se a necessidade de tomada de decisões sobre qual fator?
A) Quantidade, tamanho da área e local dos pontos de estocagem.
B) Métodos de transmissão de informação de pedido.
C) Regras de pedido.
D) Procedimentos de interface dos estoques com pedidos de venda.
A área de logística não possuía uma definição estabelecida, como ocorre na atualidade, e cada atividade logística era dividida entre os departamentos. Isso permitiu a geração de conflitos acerca dos objetivos nas atividades logísticas. Por exemplo, enquanto a área de marketing tinha por objetivo acumular larga escala de estoques com o intuito de atender clientes, o setor financeiro tinha buscava estocar cada vez menos, para não incentivar o acúmulo de capital físico.Assinale a alternativa CORRETA que apresnta uma etapas de tal evolução com tais aspectos:
A) Antes de 1950 (anos adormecidos).
B) Entre 1950 e 1970 (período de desenvolvimento).
C) Antes de 1960 (anos adormecidos).
D) Após os anos 1970.
 Programação just in time (JIT) é uma filosofia operacional que representa alternativa ao uso de estoques, para que se possa cumprir a meta de disponibilizar os produtos certos, no lugar certo e no tempo certo. Quanto as suas características principais, analise as sentenças a seguir:
 I- Relações privilegiadas, com poucos fornecedores e transportadores.
II- Informação compartilhada entre compradores e fornecedores.
III- Produção/compra e transporte de mercadorias em grandes quantidades são frequentes e se traduzem em níveis máximos de estoques.
IV- Eliminação das certezas sempre que possível ao longo do canal de fornecimentos.
Assinale a alternativa CORRETA: 
A) Somente a sentença IV está correta.
B) Somente a sentença III está correta.
C) As sentenças II e IV estão corretas.
D) As sentenças I e II estão corretas.
 A logística se constitui em um campo novo de estudo relacionado às áreas de finanças, marketing e produção. Refere-se ao processo de gerenciamento estratégico da aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados, através da organização e seus canais de marketing com lucratividade e baixo custo. Acerca dos custos logísticos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Custo de entrada básico.
II- Custo das transações.
III- Custos de descarregar.
IV- Custos relacionados a fornecedores.
( II ) É formado pelos custos de detecção, transmissão das necessidades de materiais eprocessamento desse fluxo de materiais na ordem em que são requisitados pelos produtos.
( ) Derivam da constituição e manutenção de uma relação com o fornecedor.
( I ) É o preço pago pela empresa na aquisição de materiais ou produtos, ou seja, a matéria-prima.
( ) Inclui dois elementos-chave de custo: o custo de transporte atual e o termo de frete da venda/FOB. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - IV - III - I.
B) II - IV - I - III.
C) II - III - IV - I.
D) IV - II - III - I.
 A gestão da cadeia de suprimentos compreende um conjunto de atividades de grande relevância no processo logístico, por se tratar de uma área responsável pelo conjunto de atividades que envolve toda a movimentação dos insumos e produtos. Sobre a cadeia de suprimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Podemos dizer que não é um subconjunto das atividades da cadeia de valor e tem por foco agregar valor aos serviços e produtos físicos, pois a cadeia de suprimentos não está voltada à produção, estoque e respectivas vendas.
( ) A cadeia de suprimentos compreende um conjunto de instalações localizadas em diversos espaços diferentes que interagem entre si.
( ) Os sistemas informatizado muitas vezes se confundem entre as empresas, pois não é possível acessar dados de outra empresa via internet, por exemplo, rastrear encomendas nos correios e planejar o seu recebimento. Chamamos isso de sistema fechado, utilizado para corrigir possíveis falhas.
( V ) A cadeia de suprimentos é constituída de um conjunto de atividades funcionais, tais como transportes, controle de estoques, entre outros, que se repetem diversas vezes durante o processo pelo qual matérias-primas são transformadas em produtos prontos para serem disponibilizados ao consumidor com valor agregado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – F – V – F.
B) V – F – V – F.
C) F – V – V – F.
D) F – V – F – V.

Continue navegando