Buscar

Inteligência Artificial(IA)

Prévia do material em texto

Inteligência Artificial(IA)
Exemplos de aplicações
Aplicações
Os exemplos anteriores são apenas alguns dentro muitos outros aos quais a IA já vem fazendo parte e com o avanço continuo da tecnologia novas aplicações tendem a surgir. 
Integrantes
Gabriel França
Gilberto Gaiola
Henrique Bartlini
Leandro Candido
Lucas Oliveira
Pedro Mendes
O que é?
Existem inúmeras definições para o que é inteligência artificial mas a grosso modo podemos dizer que é a capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos: aprender, perceber e decidir quais caminhos seguir, de forma racional, diante de determinadas situações.
Apesar de parecer uma coisa nova, essa tecnologia já vendo sendo estudada e aperfeiçoada a muitos e muitos anos mas devido a estar diretamente interligada com outras tecnologias isso acabava limitando seu avanço. Com o avanço expressivo da tecnologia nos últimos anos IA, sigla como é conhecida, tem se tornado cada vez mais relevante e presente no dia a dia. 
Aplicações
Apesar de as vezes não notarmos, a Inteligência Artificial esta cada dia mais presente em nosso meio sendo aplicada em diversas áreas como empresas, industrias, medicina, etc ou mesmo estando presente no nosso cotidiano. Veremos a seguir alguns exemplos:
Aplicações 
Serviços Financeiros
Dentre as aplicações mais comuns estão:
Identificar padrões e informações que favoreçam a negociação;
Facilitar a rotina das transações;
Combater fraudes, seja analisando perfis de risco, ou com cibersegurança.
Algumas instituições financeiras atuando com a IA oferecem serviço de pagamento mobile utilizando a tecnologia para processar faturas e cartões de crédito.
Além disso, a ferramenta automatiza tarefas como lembretes de pagamento, descontos, segurança, escaneamento de cartões e outras funções que dão mais rapidez ao processo.
Aplicações
Suply Chain
Supply chain (ou gerenciamento da cadeia de suprimentos) envolve todo o processo de logística de produtos e materiais.
É claro que isso inclui previsões de demandas, que se tornam mais precisas a partir do uso da inteligência artificial. Assim, fica mais fácil tomar decisões acertadas nesse sentido, de modo a evitar desperdícios e custos desnecessários.
Essas inovações podem ser conseguidas a partir do machine learning (aprendizado de máquina). Dessa forma, pode-se chegar a automatização da manutenção preditiva, ou seja, da identificação da necessidade de substituir peças sem a intervenção humana.
Aplicações
Marketing e Varejo
A personalização da compra é uma experiência positiva para o cliente, que fica ainda mais interessante com a Inteligência Artificial.
Conforme o aprendizado da máquina estabelece as preferências do público fica mais fácil acertar nas ações, especialmente no marketing e varejo.
Prever compras futuras, com base nas anteriores, é um exemplo disso. Quem faz compras online sabe muito bem que suas pesquisas e compras passadas determinam o fluxo de ofertas que recebemos. Armazenar essas preferências garante cerca de 30% da receita de grandes e-commerces.
Contudo, as previsões não definem apenas ações online, redes supermercadistas aplicam muito os insights na prática analisando dados de compras para determinar a melhor oferta dos produtos.
Aplicações
Relacionamento com consumidor
Enquanto melhora a experiência do usuário a Inteligência Artificial ainda barateia os custos desse relacionamento.
Se antes o trabalho de interagir, responder e oferecer serviços a potenciais clientes era 100% humano, hoje não é mais. Afinal, os chatbots aprendem a cada conversa, ou seja, ficam melhores.
Dessa forma, empresas que oferecem serviços de integração dos chatbots com redes sociais e com sistemas de pagamento já deslumbram um cenário otimista.
A pesquisa da IT Mídia & Fundação Dom Cabral indica que 25% das empresas pretendem utilizar a tecnologia em call centers e outros serviços similares no futuro próximo.
Aplicações
Transporte
Lembra de quando falamos dos sistemas de navegação? Difícil nos imaginar sem eles, não é! Em síntese, contar com as sugestões de trajeto e os meios de transporte mais eficientes são facilidades que a AI nos proporciona.
Dessa forma, muitas empresas surgiram dessa possibilidade e mudaram a forma como nos locomovemos.
Aplicações
Medicina
Ciência e tecnologia caminham juntas há tempos, diversos são os dispositivos e sensores portáteis que conectados ao corpo enviam dados em tempo real sobre as condições de saúde de um paciente.
A Inteligência Artificial avançou nos diagnósticos de câncer, reduzindo o tempo dos exames e extinguindo a chance de erro médico. Quanto mais rápido o diagnóstico, maiores as chances de cura.
Aplicações
Moda
Conforme falamos anteriormente, prever tendências de compra, personalizar experiências e o relacionamento com chatbots, são benefícios da Inteligência Artificial e amplamente aplicados na moda.
Além do e-commerce, a IA é uma importante aliada no desenvolvimento de novos tecidos, que estão cada vez mais inteligentes. Afinal, alguns imitam as reações humanas, controlam a transpiração e até se interligam com dispositivos móveis. Sendo possível ate mesmo experimentar roupas sem vesti-las.
Aplicações
Educação
A IA está ajudando no progresso dos alunos ao indicar seu nível de aprendizado e adaptar conteúdos para cada um deles.
Funciona assim: Estudando no sistema online o aluno vai completando atividades e o algoritmo identifica o quanto ele aprendeu de cada matéria, traçando um plano de estudo de acordo com sua evolução. A tecnologia já é utilizada no Brasil.
Aplicações
Esporte
Chatbots, visão computadorizada e jornalismo automático são tecnologias da IA que têm revolucionado os esportes. Talvez a mais impressionante delas seja a capacidade de o computador substituir os humanos, e ainda ganhar deles. Não é novidade para ninguém a alta performance dos robôs no poker e xadrez.
O uso da Inteligência Artificial no esporte da mente surpreende por que o algoritmo se utiliza do viés matemático (que é melhorado a cada jogada), enquanto os humanos baseiam-se no raciocínio e treino, podendo ser afetado por emoções e fatores externos.
Aplicações
Esses foram apenas alguns exemplos dentre inúmeros outros aos quais IA já faz parte e com o avanço contínuo da tecnologia novas aplicações tendem a surgir.

Continue navegando