Buscar

Avaliação Final Objetiva - Ética, política e sociedade

Prévia do material em texto

Avaliação Final Objetiva - Ética, política e sociedade 
1. Sendo um conhecimento eminentemente filosófico, a ética conseguiu, entretanto, fazer-se atuante, enquanto reflexão, em amplos campos da atividade humana. Procurando estudar e indicar a melhor conduta, a ética extrapola sua dimensão meramente teórica e se aproxima da prática. Nesse sentido, ela ganha ao senso comum três acepções: a ética descritiva, a prescritiva e a reflexiva, que prejudicariam a verdadeira compreensão da ética. Quanto a essas acepções, analise as seguintes afirmativas:
I- A ética descritiva opõe ética a valor social.
II- A ética prescritiva iguala a ética à moral.
III- A ética reflexiva é somente filosófica.
IV- A ética reflexiva é filosófica e científica.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)As afirmativas I e III estão corretas.
B)As afirmativas II e III estão corretas.
C)As afirmativas I e IV estão corretas.
D)As afirmativas II e IV estão corretas.
2. Dois marcos históricos no surgimento do capitalismo foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. As duas revoluções evidenciaram a ascensão ao poder de uma nova classe social: a burguesia. No contexto destes momentos históricos, analise as afirmativas a seguir:
I- A Revolução Industrial modifica os papéis sociais, à medida em que traz a burguesia para o poder, pois ela possuía os meios de produção.
II- A partir da Revolução Industrial, a classe trabalhadora vende sua força de trabalho para a classe burguesa, que passa a ser detentora dos meios de produção.
III- A Revolução Francesa modificou as relações sociais, pois foi o movimento de independência da França que a definiu como país livre
IV- A Revolução Francesa lutou contra a nobreza, defendendo a população e pedindo uma reformulação política e ideológica para a sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A)Somente a afirmativa III está correta.
B)As afirmativas I e III estão corretas.
C)As afirmativas II e III estão corretas.
D)As afirmativas I, II e IV estão corretas.
3. É uma modalidade ou tipo de poder que utiliza a circulação de certas ideias, valores ou doutrinas para convencer ou condicionar os demais. Este tipo de poder pode ser visto nos meios de comunicação social (rádio, tv, jornais, revistas), nas igrejas (pastores e padres) ou entre cientistas e intelectuais que difundem suas ideias perante a sociedade:
A)Poder Econômico.
B)Poder Executivo.
C)Poder Ideológico.
D)Poder Legislativo.
4. Em nossos valores estão os fundamentos de nossas escolhas na vida social. Desta maneira, nossos atos morais são condicionados pelos valores da sociedade em que vivemos e é necessário, portanto, compreender no que consistem os valores e quais suas características. Com relação aos valores em nós incutidos pela sociedade, assinale a alternativa CORRETA:
A)Os valores são construídos pelo indivíduo ao longo da vida.
B)Os valores não são alvo de investigação por parte da ética.
C)Os valores condicionam os padrões de nossas atitudes.
D)Os valores não estão relacionados do elogio ou da reprimenda promovidos numa determinada sociedade.
5. Durante a Idade Média, a política recebia forte influência da Igreja, do pensamento cristão e da história do cristianismo. Nesse período, a prática política foi fortemente impactada pelos princípios da ética cristã, que contribuiu para a evolução do pensamento político. Devemos, pois, nos voltar para a reflexão ética do cristianismo para entendermos algumas das feições que a política assumiu durante a Idade Média. Quanto à ética cristã medieval, assinale a alterativa CORRETA:
A)A ética cristã valorizava a vontade como expressão da razão.
B)A lei dos homens é que deve nos orientar para a vida ética de fato.
C)A ética cristã apresenta sua determinação primeira no dever.
D)As premissas éticas cristãs afirmam a autonomia do sujeito.
6. Ética e moral são coisas distintas, que tratam da conduta humana. Embora tenham o mesmo objeto (o comportamento do ser humano em sociedade), moral e ética distinguem-se por características próprias. Sobre as características da ética e da moral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ética é perene e a moral é temporal.
(    ) A ética é universal e a moral é cultural.
(    ) A ética é conduta da regra e a moral é regra.
(    ) A ética é prática e a moral é teórica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)V - F - F - F.
B)V - F - V - F.
C)V - V - F - F.
D)F - V - F - V.
7. O autor brasileiro Pedro Demo (1995) define a cidadania dividindo o conceito em aspectos individuais (sujeito) e sociais (grupo). Sua maneira de pensar a cidadania envolve a emancipação das pessoas através dessas duas dimensões (social e individual), bem como reforça a capacidade e a competência humana de construir sua história. Nesse contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cidadania tutelada.
II- Cidadania assistida.
III- Cidadania emancipada.
(    ) Enfatiza a consciência de que os direitos precisam ser garantidos pelo Estado.
(    ) Nesse caso, ocorre a exclusão social através de privilégios em favor de determinadas classes.
(    ) O bem comum é um objetivo que guia a democracia de Estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DEMO, Pedro. Cidadania Tutelada e Cidadania Assistida. Campinas: Autores Associados, 1995.
A)I - II - III.
B)I - III - II.
C)II - III - I.
D)II - I - III.
8. Os autores Adorno e Horkheimer estão vinculados à Escola de Frankfurt, e apresentam análises bem fundamentadas acerca da indústria cultural. Os autores consideram por indústria cultural a produção e venda de mercadorias (bens culturais) através da comunicação de massa, a exemplo dos filmes, propaganda e novelas. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os meios de comunicação, nesta perspectiva, são utilizados para difundir imagens do capitalismo, incentivando o consumo de determinados bens culturais.
(    ) O lucro das mercadorias vendidas pela indústria interessa à indústria cultural, em um jogo que privilegia a venda em detrimento da qualidade do produto.
(    ) Os produtos culturais distribuem imagens ilusórias da realidade, incentivando a passividade diante das situações sociais e padronizando comportamentos.
(    ) A televisão é o único meio de comunicação que não é utilizado para modelar as massas, pois ela não transmite ideologias e, portanto, não participa da indústria cultural.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)V - F - V - V.
B)V - V - V - F.
C)V - V - F - F.
D)F - V - V - F.
9. Liderar é influenciar e modificar comportamentos para além da simples adesão de ideias, rotinas e atitudes. Historicamente, a liderança influenciou exemplos positivos e catastróficos na humanidade, a exemplo das guerras mundiais. Nesse sentido, existem diferentes tipos de liderança que podemos observar diariamente nas organizações. Sobre os diferentes tipos de liderança, assinale a alternativa CORRETA:
A)Os modelos de liderança valem apenas para o ambiente das relações de trabalho, nas quais o líder é claramente identificado, e não para outras áreas.
B)A liderança autocrática é marcada pela dominação de uma pessoa, que utiliza o diálogo como ferramenta principal para liderar.
C)Na liderança liberal, as pessoas não possuem liberdade e quase não participam das tomadas de decisão.
D)Na liderança democrática, o comprometimento com as decisões é de todos, pois a participação do grupo é efetiva.
10. A Grécia antiga foi um ícone do surgimento da democracia, mesmo que, em sua história, a realização dela tenha sido fragmentada e reducionista a ponto de excluir das decisões públicas as mulheres e jovens atenienses. Na democracia contemporânea, o povo determina suas relações de poder sobre os demais integrantes da sociedade. Sobre as formas de democracia, assinale a alternativa CORRETA:
A)A democracia indireta é aquela na qual o povo participa diretamente por meio do voto na escolha de seus representantes.
B)Na democracia direta, o povodecide diretamente, por meio de referendos e plebiscitos, as questões políticas de sua localidade.
C)Na democracia indireta, resolvem-se apenas questões de interesse das políticas sociais, e não políticas de um modo geral.
D)A democracia direta permite ao povo escolher seus representantes para que estes votem posteriormente em seus interesses.
11(ENADE, 2009) O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas iniciativas merecem considerações, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza. Entre essas iniciativas e suas consequências, é INCORRETO afirmar que:
A)A construção de grandes centrais hidrelétricas nas bacias do Sudeste e do Sul gera mais impactos ambientais do que nos grandes rios da Amazônia, nos quais o volume de água, o relevo e a baixa densidade demográfica reduzem os custos da obra e o passivo ambiental.
B)Os incentivos ao consumo, sobretudo aquele relacionado ao mercado automobilístico, para que o Brasil pudesse se livrar com mais rapidez da crise econômica, agravarão a poluição do ar e o intenso fluxo de veículos nas grandes cidades.
C)A construção de obras previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem levado à redução dos prazos necessários aos estudos de impacto ambiental, o que pode interferir na sustentabilidade do projeto.
D)A exploração do petróleo encontrado na plataforma submarina pelo Brasil terá, ao lado dos impactos positivos na economia e na política, consequências ambientais negativas, se persistir o modelo atual de consumo de combustíveis fósseis.
12(ENADE, 2009) Leia o trecho:
O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal) (GOHN, 2003).
É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho:
A)Defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.
B)É composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.
C)Cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.
D)Recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.

Continue navegando