Buscar

DEFICIÊNCIA DA PIRUVATO QUINASE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEFICIÊNCIA DA PIRUVATO QUINASE
As anemias hemolíticas fazem parte de um grupo de doenças em que a sobrevida das hemácias em circulação está muito reduzida e a medula óssea não consegue compensar mesmo aumentando sua produção. Essas doenças podem ser facilmente identificadas porque, além de anemia, esses pacientes exibem sinais clínicos e laboratoriais de aumento do catabolismo de hemoglobina e aumento da produção de hemácias.
A sobrevida da hemácia pode estar reduzida na circulação como consequência do aumento da destruição – hemólise. Nesta situação, a eritropoese está estimulada, com maior produção de reticulócitos e presença de células imaturas no sangue periférico. 
A Deficiência de Piruvato Quinase (PKD) é passada como um autossômica recessiva característica, ou seja, a criança deve receber um gene não-funcional de cada pai para desenvolver a desordem. PKD é a segunda causa mais comum, após deficiência de glucose-6-fosfato desidrogenase (G6PD). 
Vale salientar que deficiência de piruvato quinase é causada por mutações no PKRL gene. Este gene fica localizado no cromossomo 1q21. O PKRL gene é ativa no fígado e nos glóbulos vermelhos, onde fornece instruções para fazer uma enzima chamada piruvato quinase. 
A enzima piruvato-quinase está envolvida num processo crítico de produção de energia conhecido como glicólise. Durante a glicólise, a glicose de açúcar simples é quebrada para produzir adenosina trifosfato (ATP), a principal fonte de energia da células mutações do gene PKLR resultam na redução da função da enzima piruvato-quinase, causando uma escassez de ATP nos glóbulos vermelhos e níveis aumentados de outras moléculas produzidas anteriormente no processo de glicólise. Os glóbulos vermelhos anormais são recolhidos pelo baço e destruídos, causando anemia hemolítica e um baço aumentado.
Ferro e uma molécula chamada bilirrubina são liberados quando glóbulos vermelhos são destruídos, resultando em um excesso destas substâncias circulantes no sangue. Excesso de bilirrubina no sangue causa icterícia e aumenta o risco de desenvolver cálculos biliares.

Outros materiais