Buscar

Educação formal, informal e não-formal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Paraíba
Economia da Educação 
Profa Maria Aparecida Nunes Pereira 
Monitor Kevin Harrison 
Atividade 1
1) No que se refere aos diferentes campos da educação, ou seja, formal, não-formal e informal, destaque:
 
a) Onde se educa, em cada campo da educação?
· Educação formal: território das escolas.
· Educação não-formal: fora das escolas, em locais informais, onde ocorrem interações.
· Educação informal: O local varia de acordo com a nacionalidade, cultura, crença, etc, pode ser na sua própria casa, na igreja, em um clube ou outros locais.
b) Como se educa?
· Educação formal: pressupõe ambientes normatizados, com regras e padrões comportamentais definidos previamente.
· Educação não-formal: Pode ocorrer através de lugar ou situação de relação coletiva, onde a participação de um indivíduo pode ser opcional ou não, devido a circunstâncias de suas próprias vivências.
· Educação informal: opera em ambientes espontâneos, onde as relações sociais se desenvolvem segundo gostos, preferências, ou pertencimentos herdados.
c) Quais os objetivos da educação, em cada um dos campos acima destacados?
· Educação formal: Alguns dos seus principais objetivos são o ensino e aprendizagem de conteúdos sistematizados, formar o cidadão ativo na sociedade, desenvolver a criatividade, a habilidade, a noção, entre outros.
· Educação informal: Possui o objetivo de socializar os indivíduos, desenvolver seus hábitos, sua personalidade, suas crenças, entre outros. 
· Educação não-formal: Seu objetivo é fazer com que o indivíduo aprenda sobre o mundo, através de um processo interativo, dando início a um processo educativo, para transformá-lo em cidadão efetivo na sociedade.
d) Quais são as características de cada modalidade educativa?
 -Educação formal: Possui caráter metódico, podendo ser dividido pela idade ou grau de conhecimento, requer algumas exigências, como local e profissionais adequados, organização, entre outros. 
- Educação informal: é desorganizada, não possui conteúdo sistematizado e é adquirida através de experiências, atuando através dos sentimentos e das emoções dos indivíduos.
- Educação não-formal: Não é organizada por séries, idades ou grau de conhecimento, não possui conteúdo sistematizado, trabalha sobre o aspecto subjetivo do grupo, como suas crenças, sua cultura, seus laços, sua identidade, entre outros.
e) Quais são os resultados esperados em cada campo da educação?
 -Educação formal: Espera-se um bom aprendizado, caso nem sempre tão frequente, capaz de levar seus alunos a graus mais avançados. 
-Educação informal: os resultados não são esperados, eles simplesmente acontecem a partir do desenvolvimento do senso comum nos indivíduos, senso este que orienta suas formas de pensar e agir espontaneamente.
Os resultados vêm de forma espontânea, através da formação do senso comum do indivíduo.
-Educação não-formal: Pode se desenvolver e atrair resultados, com uma variação de processos como capacitação para trabalhar coletivamente, melhoria sobre a concepção sobre o mundo, criação de métodos de aprendizagem, entre outros.
 
2. No texto estudado, ao tratar da educação não-formal e da importância desse campo para a formação crítica do cidadão, a autora aponta algumas limitações nesse campo. Destaque, a partir da leitura, quais são essas limitações.
· Possui limitações como a falta de profissionais com formação específica, de clareza nos objetivos educacionais, a falta de construção de métodos e objetos que sejam capazes de acompanhar o trabalho realizado, as avaliações realizadas, entre outros. 
 
3. A autora destaca que, a educação não-formal acontece nos espaços reservados aos fóruns, assembleias, sindicatos, ONGS, dentre outros. Nas escolas, a educação não-formal se expressa no âmbito dos colegiados e conselhos. Explique, a partir da leitura, como essa prática ocorre nos referidos órgãos; os aspectos positivos e negativos ressaltados.
· Ocorre como processo de aprendizagem entre os indivíduos, a fim de prepará-los para atuarem como futuros representantes da sociedade civil organizada, como os colegiados escolares. Muitos funcionários fazem parte desses colegiados, porém não possuem voz alguma sobre eles e participam apenas para compor, trazendo assim uma inclusão excludente, onde se cria estruturas descentralizadas que não amplificam mudanças escolares. Já nos conselhos, os cidadão possuem o direito de da gestão de diferentes políticas públicas, podendo exercer maior controle sobre o estado, os fóruns, possuem abrangência nacional e são fontes de referência entre os participantes do mesmo, e as assembleias e plenárias vem adquirindo formas variadas de encontros entre especialistas, interessados e gestores públicos, como da saúde. 
 
4. Destaque os aspectos que relacionam a educação aos movimentos sociais.
· A luta pela educação, que engloba, também, a luta pelos direitos e a construção da cidadania do ser humano, abordando questões não somente da educação, mas também, questões de gênero, etnia, nacionalidade, religião, direitos humano, lutando pela escola pública de qualidade,uma gestão democrática, por políticas públicas efetivas, entre outros. 
5. Apresente as considerações da autora, ao tratar dos desafios a serem enfrentados no que se refere ao desenvolvimento de um projeto de educação emancipatório, inclusivo, que garanta o direito das minorias, no âmbito da sociedade capitalista.
· A autora procura abordar como a educação promove mecanismos de inclusão social, dando aos indivíduos acesso aos seus direitos como cidadãos e busca integrar o ser humano em programas sociais compensatórios, e com a ajuda da educação não-formal, desenvolver práticas sociais que sejam a favor dos direitos da maioria e não apenas da elite.

Continue navegando