Buscar

GABARITO AV1 ED RTV_2021.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNICARIOCA 
EDIÇÃO PARA RÁDIO E TV
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 1 
PROFESSOR: FELIPE OLIVEIRA SANTOS
INSTRUÇÕES GERAIS: 
1 - Os trabalhos devem ser entregues unicamente via link no AVA no card Espaço para a AV1;
2 - Trabalhos entregues fora do prazo não serão aceitos;
3 - Se a questão pede resposta em até 15 linhas, não escreva 30; 
4 - Se a resposta estiver copiada e colada do texto (sem referência ABNT) ou copiada e colada dos slides usados como material didático, ela será considerada plágio e, portanto, será automaticamente anulada. 
5 - Citações de autores são permitidas, desde que sejam curtas (até 3 linhas) e devem ser feitas DENTRO DOS PADRÕES ABNT. Se a citação não se enquadrar nesta regra, a resposta sofrerá desconto, podendo ser zerada, inclusive.
DOS PROCEDIMENTOS PARA A VISTA DE PROVA: 
1 - Os alunos que desejarem receber a prova após a nota lançada devem solicitar o envio UNICAMENTE através do e-mail: fosantos@unicarioca.edu.br. Deve dizer no corpo da mensagem nome completo e turma para identificação.
2 - Caso o aluno deseje questionar a correção de uma questão, ele deve proceder da seguinte maneira: 
2.1 - Comparar suas respostas com as do gabarito, em primeiro lugar;
2.2 - Se desejar tirar dúvidas sobre determinada questão, indique qual ou quais questões você deseja entender melhor a correção. Claro, diga qual é a dúvida em cada uma. Se quiser questionar a APS, faça do mesmo jeito. Indique quais são as dúvidas.
2.3 - Argumente no sentido de discutir o conteúdo. "Peço revisão da questão tal" não funciona. 
3 – O prazo para a revisão se esgota em 15/04/21. Pedidos após este prazo não serão aceitos. 
4 – Quaisquer outras dúvidas devem ser solucionadas através do e-mail: fosantos@unicarioca.edu.br
1) Observe a manchete abaixo:
Ao analisar que há uma bolha ideológica que atravessa vários setores da sociedade. E que é dever do jornalista superar o raciocínio “raso”, o “senso comum”. Utilizando os conceitos do autor, explique os critérios que uma boa edição deve levar em conta para informar corretamente o espectador. Use até 10 linhas para a sua argumentação. (Valor: 1,0 ponto). 
R: Nilson Lage argumenta que, mesmo após a entrada de métodos profissionais de apuração no jornalismo, já no início do século XX, setores da sociedade ainda observam a mídia como um mecanismo capaz de manipular a vida humana. E que o público seria uma massa inerte, suscetível a todos os conteúdos midiáticos. O autor contra argumenta, analisando que os indivíduos são capazes de produzir enquadramentos próprios a respeito dos conteúdos que recebem, especialmente a partir de um quadro de experiências e visões de mundo próprios. E que, portanto, a tese de que a mídia sempre manipula o público não se sustenta. 
2) Armand Balsebre critica o que chama de “palavrório gratuito” no rádio. E diz que, para sobreviver, o veículo precisa valorizar o som. Para isso, o autor defende a chamada “teoria das sombras”. Explique o que seria ela, enfatizando como ela pode ser vantajosa para o rádio. Use até 10 linhas para a sua argumentação. (Valor: 1,0 ponto). 
R: A teoria das sombras se baseia no fato de que, se não somos capazes de ver, aguçamos a nossa audição. Esse raciocínio é importante para que o som seja valorizado e que o rádio busque uma nova identidade, baseada nas características próprias do veículo. 
3) No rádio, boas entrevistas devem ser valorizadas. Afinal, é nelas que se encontra a opinião. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados. Em uma recente entrevista ao vivo, durante um programa, o secretário de saúde do município do Rio, foi perguntado se o atraso na vacinação é culpa do governo federal. A resposta, no entanto, foi evasiva. Nesta situação, o que o âncora deve fazer? Use até 10 linhas para justificar a sua resposta. (Valor: 1,0 ponto). 
R: O papel do jornalista, neste caso, é insistir na pergunta de forma educada, porém firme. Caso o entrevistado siga fugindo da resposta, ele deve deixar claro para o ouvinte que a pergunta não está sendo respondida. Cabe a ressalva de que uma entrevista não é lugar para linchamento do entrevistado, devendo ser um espaço para opiniões contraditórias. 
4) Você é o editor de uma rádio popular, como a Tupi, por exemplo. A direção do veículo pede para que você organize um novo programa para a emissora, no horário da tarde, entre 15h e 17h. Enumere abaixo o que poderia ser feito no horário em termos de: (Valor: 1,0 ponto)
A) Objetivo do programa: considerando que é uma rádio popular, o público vespertino ainda pode ser contemplado com notícia e entretenimento.
B) Interação com a audiência: mesmo sendo uma rádio popular, é vital a interação através de redes sociais, como o whatsapp, incluindo o recurso de áudio. 
C) Público-alvo: ambos os sexos, classes C, D e E, superior a 40 anos de idade
D) Recursos técnicos e artísticos: âncora, produção, operador de mesa, repórteres e vinhetagem. 
5) Considere que você é o produtor de um programa esportivo de rádio, que vai ao ar das 22h às 0h. Durante a reunião de pauta, o editor pede aos repórteres que gravem as suas respectivas participações cumprimentando o âncora, como se estivessem ao vivo. Do ponto de vista ético, analise se o pedido da chefia é correto ou não. Justifique sua resposta em até 10 linhas. (Valor: 1,0 ponto)
 
R: Do ponto de vista ético, o pedido não é correto. Se o programa for feito desta maneira, o público será enganado. O correto é chamar apenas as reportagens, uma vez que elas estão gravadas previamente. Ou acertar a entrada dos repórteres ao vivo. 
6) A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o que leva a uma nova forma de escrever a oralidade. Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica, julgue os itens que se seguem em certo ou errado. Justifique suas escolhas em até 10 linhas. (Valor: 1,0 ponto)
A) A edição em rádio, por meio da colagem de trechos de entrevistas, permite que se monte o discurso do entrevistado de acordo com o interesse do que está sendo focado na matéria ou de acordo com o entendimento do editor/repórter.
R: A afirmativa acima está certa. Cabe ao repórter e ao editor selecionar um trecho de sonora que atenda àquilo que se deseja informar. 
B) O processo de edição em rádio se dá pelo corte ao vivo, já que os programas gravados tendem a ser cada vez menos usados.
R: A afirmativa está errada. Em rádio, por mais que a maioria dos programas seja ao vivo, deve-se evitar cortes bruscos ao vivo. Pode dar a impressão de que se quer censurar o entrevistado. 
7) Um programa ao vivo no rádio estabelece uma relação muito próxima com o público pela voz do âncora. Entre as atribuições deste profissional estão: 
I - Conhecer o assunto que será debatido, o que torna possível a formulação de perguntas pertinentes.
II - O âncora nunca deixará de ser repórter, por isso tem que cultivar fontes próprias. 
III - Capacidade de improviso no ar
IV - O apresentador também pode interferir na entrada do repórter, pedindo outras informações ou explicações adicionais. 
Quais dessas alternativas falam da função do âncora durante o momento do ao vivo? Justifique sua escolha em até 10 linhas (Valor: 1,0 ponto)
R: As afirmativas que se encaixam aqui são: I, III e IV. O âncora precisa dominar o assunto, sob pena de perda de credibilidade e insegurança caso ele não saiba do que está falando. Isso é importante até para que ele tenha capacidade de improviso no ar e poder emendar perguntas em sequência. Seja com o entrevistado ou com o repórter, durante a entrada ao vivo. 
8) O editor de rádio tem várias tarefas. Abaixo, algumas afirmações são verdadeiras e outras não. Use V ou F para dizer quais são: (1,0 ponto)
	V
	F
	F
	F
	V
Ele deve zelar para que as sonoras não ultrapassem trinta segundos. 
O editor de rádio não precisa monitorar as agências de notícias. 
É proibido destacar a validade do materialjornalístico. 
A edição de um debate não deve levar em conta a equidade de tempo. 
Cabe a ele “limpar” as sonoras, ou seja, tirar as imperfeições de áudio.

Continue navegando