Buscar

DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO VINAGRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
Neste experimento, determinou-se a acidez, ou seja, o teor de ácido acético presente no vinagre. Encontrou-se, com esse experimento, um teor de aproximadamente 4,7 % de ácido acético na amostra de vinagre.
INTRODUÇÃO
O vinagre é o produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólicas, particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, microorganismos da espécie Microderma aceti  transformam o álcool etílico em ácido acético. Após a fermentação, o vinho fica com cerca de 4 a 5 % de ácido acético, recebendo então o nome de “vinagre” (“vinho azedo”). O teor de CH3COOH no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio com normalidade próxima de 0,1 N e molaridade próxima de 0,1 M, conhecida com três casas decimais. Usa-se uma solução de fenolftaleína como indicador, a fim de ser ver o fim da reação. A análise volumétrica refere-se a todo procedimento em que se mede o volume de um reagente usado para reagir com um analito. A adição gradativa de uma solução de um reagente à solução de outro, até que a solução esteja completa, é chamada de titulação. As reações de neutralização são importantes no procedimento de titulação ácido-base, no qual a concentração molar de um ácido em uma solução aquosa é determinada pela adição vagarosa de uma solução básica de concentração conhecida na solução do ácido. Quando a quantidade de titulante adicionado é a quantidade exata necessária para uma reação estequiométrica com o analíto, ocorre o ponto de equivalência, ou ponto de viragem. Ao ocorrer uma mudança súbita de uma propriedade física da solução, dizemos que esse é o ponto final da titulação, e a diferença entre o ponto de viragem e o ponto final é o chamado erro de titulação.
Essa mudança só é percebida com o auxílio de um indicador, que deve ser acrescentado ao ácido. Um indicador é um composto com uma propriedade física (normalmente a cor) que muda abruptamente quando próximo ao ponto de equivalência. A mudança é causada pelo desaparecimento do analíto ou pelo aquecimento do excesso de titulante. Quando essa mudança ocorre, a titulação se concluiu por completo.O objetivo deste experimento é determinar a porcentagem de ácido acético que existe no vinagre, ou seja, determinar o seu teor de acidez, realizando uma titulação de um ácido forte com uma base fraca.
MATERIAIS E REAGENTES
Os seguintes materiais e reagentes foram utilizados neste experimento:
Erlenmeyer
Béquer
Proveta ou cilindro graduado
Bureta
Pipetas
Suporte universal, garra e pinças de fixação
Pisseta
Pipetador ou Pêra de sucção.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiro pipetou-se um volume de 10 mL de vinagre e passou-se esse volume para um balão volumétrico. Completou-se esse balão volumétrico com água destilada até a marca de 100mL e, feito isso, pipetou-se 10 mL da solução de vinagre com água e passou-se o volume para um erlenmeyer. Feito isso, preparou-se a bureta, colocando-a no suporte universal e depois encheu-se a bureta de solução de hidróxido de sódio. Na realização da titulação, colocou-se três gotas de fenolftaleína no erlenmeyer, e assim começou-se a titulação. Foi deixado cair gota a gota de solução de hidróxido de sódio na solução de vinagre, até que a solução ácida atinja o ponto de viragem e a solução mude de cor (rosa claro).
RESULTADOS
Vb = Volume de NaOH gasto.
Mb = Concentração de NaOH.
Valiq = Volume da alíquota amostra de ácido.
Va = Volume de amostra.
CONCLUSÃO
Anotou-se o volume de solução de hidróxido de sódio usado, e com esse valor pode-se calcular o teor de acidez, ou seja,a porcentagem de ácido acético presente no vinagre.
Durante a realização do experimento, ocorreu uma reação ácido-base, na qual o resultado é sempre sal e água (H2O). A experiência foi feita e a partir da amostra, pode-se calcular a acidez do vinagre, fazendo uma relação diretamente proporcional entre o volume e a massa. Feita a análise, e também todos os cálculos, encontrou-se uma acidez de aproximadamente 4,7%,o qual apresentou uma pequena margem de erro, que pode ter sido causada por um erro na medição do vinagre antes de o mesmo ser diluído. 
Conclui-se também que a acidez do vinagre comercial usado no teste está dentro dos padrões aceitos para a porcentagem de ácido acético que o mesmo pode conter, que é de no mínimo 4%.

Outros materiais