Buscar

AD 1 de História e Turismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
 PERÍODO - 2021/1º - DISCIPLINA: HISTÓRIA E TURISMO – Capítulo 2
Aluna: Letícia Reis da Costa Araujo - Matrícula: 20215100022
	Pelos caminhos da Idade Média relata os diferentes estilos de arquitetura e pintura da época, trazendo a relação com o Cristianismo e Igreja Católica. Caminhamos pela evolução dos diferentes meios de hospedagem, que foram surgindo ao longo desse período, as formas de deslocamento e motivos pelos quais as pessoas viajavam. A Idade Média é o divisor de águas entre a Antiguidade e a Idade Moderna. Foi um período de grande importância que deixou um legado nas artes, filosofia, ciências e economia, tendo sido a base para o mundo moderno. 
	 “A Idade Média é um dos quatro grandes períodos da história segundo a divisão moderna realizada pelos historiadores. Nela a Idade Média localiza-se entre a Idade Antiga e a Idade Moderna, estendendo-se de 476 a 1453. Sabe-se atualmente que o período medievo se trata de uma divisão eurocêntrica, uma vez que leva em consideração, sobretudo, os acontecimentos relacionados ao continente europeu.
 Os marcos utilizados pelos historiadores para definir-se o início e o fim da Idade Média são: a desagregação do Império Romano do Ocidente, em 476 e a conquista de Constantinopla pelo Império Otomano, em 1453. Esse período da história foi dividido em dois subperíodos: a Alta Idade Média (séculos VI-XI) e a Baixa Idade Média (séculos XI-XV).”¹ 
Surgiram povos com culturas diferentes dos romanos, sendo denominados de Bárbaros, que significava pessoa não civilizada, visto que os romanos se consideravam superiores. Entre os Bárbaros havia uma diversidade de povos, cada um com sua cultura, organização militar e idioma, que disputavam território entre si e também com as tropas romanas do império em decadência.
 “A Idade Média ficou marcada pelo desenvolvimento do feudalismo enquanto modo de produção econômico e sistema de organização política e social. A decadência desse modelo levou ao surgimento de novas formas de organização política e social, que caracterizaram o fim do medievo.”¹ As terras e títulos eram dadas pelo rei como recompensa aos líderes por terem participado de batalhas. 
 Os chamados Bárbaros, que “tinham como característica a vida em reinados hereditários, tendo a família como organização social principal, cultuavam divindades ligadas à Natureza e tinham sua economia baseada em trocas comerciais e na agricultura.”²
 A Idade Média está totalmente ligada ao Cristianismo que vai se difundindo nas camadas mais pobres da população, até o momento em que também atinge a nobreza romana. A fé cristã passa a ser a principal e as demais religiões começam a ser perseguidas. 
	Em meio a isso os líderes dos povos bárbaros se convertem ao Cristianismo ajudando a difundir e fortalecer a religião e igreja cristã por quase toda Europa Ocidental. O Império decadente é ocupado quase que totalmente por esses povos que dessa forma ajudam para que haja influência da Igreja Cristã, que vai ganhando espaço e influência no mundo medieval. 
	A arquitetura medieval é caracterizada por estilos arquitetônicos influenciados pelo teocentrismo - modo filosófico e religioso que coloca Deus como centro de todas das coisas. Esse tipo de construção foi desenvolvido durante a Idade Média e apresentou os estilos romântico e gótico. Algumas características ajudavam a diferenciar um estilo do outro. A arquitetura romântica “possuía arcos arredondados, escultura mais civilizada, seu formato arquitetônico é mais horizontal, de altura modesta, com pilares e paredes grossas, ambiente interno escuro e solene. Seu aspecto em geral, é simples e severo.
	Já as construções góticas, caracterizadas especialmente pelas grandes catedrais, farão uso do arco gótico, pontudo, e a altura de sua construção será bastante elevada. Tanto o interior quanto o exterior serão ricamente decorados com esculturas representando o imaginário cristão. Suas paredes serão altas e finas, decoradas com fabulosos vitrais e, para sustenta-las, usarão alguns elementos inéditos até então: o contraforte e os arcobotantes. O aspecto desse tipo de construção é de ser leve e claro. ”²
	A música surge com o canto gregoriano, aparecendo em festas carnavalescas, feiras medievais e encenações.
	Até hoje temos uma grande herança baseada na Idade Média e sua cultura. Entre algumas, podemos citar o sistema patriarcal que ainda hoje está presente nas famílias brasileiras, feriados que cultuam a história e folclore, assim como a cristianização dos mitos africanos. 
	O teocentrismo faz com que o homem se mantenha em um espaço físico pequeno, dando mais importância às obrigações relacionadas ao trabalho e à religião, buscando alcançar os privilégios do Paraíso. 
	As viagens nesse período tinham diferentes motivações, entre elas a religião, o comércio e a visita a familiares. As viagens de lazer já não tinham a importância de antes e as estradas já não eram as mesmas, tendo essas o perigo dos ladrões, que ficavam esperando os viajantes que ali passavam para poder atacar e roubar. 
	O roteiro de viagem de hoje foi o Intinerarium da Idade Média, utilizado pelos viajantes para orientar sua jornada, fornecendo informações preciosas. 
	Os chamados Templários ou Hospitalários eram cavaleiros que faziam um patrulhamento durante o dia, dando proteção aos peregrinos. As pousadas, próximas a caminhos sagrados, contavam com a ajuda financeira de benfeitores nobres e conseguiam se manter com a doação dada pelos peregrinos, que viajavam e ali se hospedavam. 
	A hospedagem começa com a ligação entre a humildade e a hospitalidade, dando um ar de carinho e cuidado com o viajante. Incialmente sendo feita em abadias e mosteiros, carregavam a ideia da caridade e de tratar seus hóspedes como o próprio Cristo era tratado, com a mesma consideração. 
	Também surgem nesse período os hotéis de caridade chamados de hospice. Termo derivado do latim hospitium, com significado de hospitalidade. Esse termo deu origem a outras palavras, como “hospício”, “hospital”, “hotel”, “hotelaria”, já que seu sentido original é o de manter uma relação de hospitalidade, afetuosa entre alguém que é recebido por outro alguém, principalmente sob a condição de fragilidade. O zelo e o cuidado são intrínsecos ao termo, sendo preciso existir a relação de afeto entre os indivíduos. No Brasil esses tipos de hotéis eram anexos a uma igreja. 
	“Na Europa nasce o embrião da hotelaria moderna com estabelecimentos que passam a oferecer alojamento e alimentação por um período determinado, mediante pagamento. ”²
	Diante de todos acontecimentos da Idade Média, podemos concluir que claramente temos uma grande influência de cultura, ainda mais no que diz respeito ao sistema de hotelaria, que foi se desenvolvendo com base no disposto nessa época. Contamos com diferentes tipos de acomodações que recebem os turistas, proporcionando uma diversidade nos serviços ofertados e nas formas de pagamento. 
	Atualmente as motivações para uma viagem são em sua maioria por trabalho ou lazer. Tendo mais facilidade de deslocamento devido aos diferentes meios de transporte existentes, as pessoas viajam com mais frequência e segurança, tendo mais ou menos tempo para permanecer em um lugar. As famílias procuram viajar para passar mais tempo juntas ou ainda, como antigamente, visitar seus parentes. Essa herança do costume de viajar será passada adiante com inovações, aperfeiçoamentos e aproveitamento. 
1. https://www.historiadomundo.com.br/idade-media
2. Aula 2 – Pelos caminhos da Idade Média 		
 
 
1.
 
https://www.historiadomundo.com.br/idade
-
media
 
2.
 
Aula 2 
–
 
Pelos 
caminhos da I
d
ade 
Média 
 
 
 
 
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de 
Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio deJaneiro
 
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 
–
 
AD1
 
 
PERÍODO 
-
 
2021/1º 
-
 
DISCIPLINA: 
HIS
TÓRIA E TURISMO
 
–
 
Capítulo 
2
 
Aluna: 
Letí
cia Reis da Costa Araujo
 
-
 
Matrícula:
 
20215100022
 
 
 
Pelos caminhos da Idade Média relata os diferentes estilos de 
arquitetura
 
e 
pintura da 
época
,
 
trazendo 
a 
relaç
ão com o Cristianismo e Igreja Católica. Caminhamos 
pela evolução dos diferentes meios 
de hospedagem
,
 
que foram surgindo ao longo 
desse 
período, as formas de desl
o
c
amento e motivos pelos quais as pessoas viajavam. A Idade 
Média é o divisor de águas entre a 
Antiguidade e a 
I
d
ade 
Moderna. 
Foi um período de 
grande importância que deixou um legad
o nas artes, filosofia, ciência
s
 
e 
economia, tendo
 
sido a base para o mundo moderno. 
 
 
 
“
A
 
Idade
 
Média
 
é um dos quatro grandes períodos da história segundo a 
divisão moderna realizada pelos historiadores. Nela a Idade Média localiza
-
se entre 
a
 
Idade
 
Antiga
 
e a
 
Idade
 
Moderna
, estendendo
-
se de 476 a 1453. Sabe
-
se atualmente que 
o período medievo 
se 
trata
 
de uma divisão eurocêntrica, uma vez que 
leva em 
consideração, 
sobretudo, os acontecimentos relacionados ao continente europeu.
 
 
Os marcos utilizados pelos historiadores para definir
-
se o início e o fim da 
Idade Média são:
 
a
 
d
esagrega
ção
 
do
 
Império
 
Romano
 
do
 
Ocidente
, em 476
 
e a
 
c
onquista
 
de
 
Constantinopla
 
pelo
 
Império
 
O
tomano
, em 1453.
 
Esse período da história foi dividido 
em dois subperíodos: a
 
Alta
 
Idade
 
Média
 
(séculos V
I
-
X
I
) e a
 
Baixa
 
Idade
 
Média
 
(séculos 
XI
-
XV).
”¹
 
 
Surgiram 
povos com 
culturas 
diferentes 
dos romanos, sendo denominados de 
Bárbaros
, que significava pessoa não civilizada
, visto que os romanos se consideravam 
superiores
. Entre 
os 
Bárbaros
 
havia uma diversidade de povos, cada um com sua cultura, 
 
 
1. https://www.historiadomundo.com.br/idade-media 
2. Aula 2 – Pelos caminhos da Idade Média 
 
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de 
Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1 
 PERÍODO - 2021/1º - DISCIPLINA: HISTÓRIA E TURISMO – Capítulo 2 
Aluna: Letícia Reis da Costa Araujo - Matrícula: 20215100022 
 
 Pelos caminhos da Idade Média relata os diferentes estilos de arquitetura e 
pintura da época, trazendo a relação com o Cristianismo e Igreja Católica. Caminhamos 
pela evolução dos diferentes meios de hospedagem, que foram surgindo ao longo desse 
período, as formas de deslocamento e motivos pelos quais as pessoas viajavam. A Idade 
Média é o divisor de águas entre a Antiguidade e a Idade Moderna. Foi um período de 
grande importância que deixou um legado nas artes, filosofia, ciências e economia, tendo 
sido a base para o mundo moderno. 
 “A Idade Média é um dos quatro grandes períodos da história segundo a 
divisão moderna realizada pelos historiadores. Nela a Idade Média localiza-se entre 
a Idade Antiga e a Idade Moderna, estendendo-se de 476 a 1453. Sabe-se atualmente que 
o período medievo se trata de uma divisão eurocêntrica, uma vez que leva em 
consideração, sobretudo, os acontecimentos relacionados ao continente europeu. 
 Os marcos utilizados pelos historiadores para definir-se o início e o fim da 
Idade Média são: a desagregação do Império Romano do Ocidente, em 476 e a conquista 
de Constantinopla pelo Império Otomano, em 1453. Esse período da história foi dividido 
em dois subperíodos: a Alta Idade Média (séculos VI-XI) e a Baixa Idade Média (séculos 
XI-XV).”¹ 
Surgiram povos com culturas diferentes dos romanos, sendo denominados de 
Bárbaros, que significava pessoa não civilizada, visto que os romanos se consideravam 
superiores. Entre os Bárbaros havia uma diversidade de povos, cada um com sua cultura,

Outros materiais