Buscar

Prova de saúde do adolescente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- O Programa Saúde do Adolescente (PROSAD), criado pelo Ministério da Saúde, constitui-se de algumas áreas prioritárias de atenção. Assinale a alternativa em que conste uma dessas áreas temáticas
Educação moral e cívica.
Esporte e lazer.
Prevenção de acidentes.
Formação profissional.
 
2- A assistência à saúde do adolescente deve pautar-se:
pela vigilância e atuação frente às enfermidades, considerando-se que a adolescência é uma fase equivalente à da infância, que necessita de tutela.
pelo atendimento curativo, em que são estabelecidas estratégias para a resolução de possíveis problemas.
pelo autoritarismo e pela imposição de normas relativas à qualidade de vida.
pela adoção de medidas de prevenção, tratamento, recuperação e promoção à saúde que tenham caráter educativo e participativo.
 
3- O atendimento ao adolescente a nível primário de atenção e promoção da saúde deve ter como princípio básico:
o retorno das informações e procedimentos realizados no serviço de saúde devolvido aos pais.
a participação das atividades de educação para a saúde desenvolvidas no serviço.
o encaminhamento para o serviço de maior complexidade, visto que a equipe da atenção básica não é capacitada para atender sob os aspectos bio-psico-sociais.
o atendimento individual realizado apenas pelo profissional médico.
 
4-Marque a alternativa correta frente aos aspectos a serem avaliados durante a consulta de Enfermagem ao adolescente:
Investigação rotineira de sorologia para o HIV em adolescentes que iniciaram atividade sexual precoce.
Abordagem de características dos processos relacionais em família, mesmo sabendo que o comportamento do adolescente no lar, em geral, se caracteriza por busca de comunicação efetiva, passividade e obediência.
Identificação de características de autoestima, aceitação, preocupação e distúrbios relacionados à imagem corporal.
Atenção para o padrão alimentar, mas não relacionar com a anorexia, bulimia e obesidade.
 
5- As atividades básicas dirigidas ao adolescente constituem um conjunto de ações de promoção de saúde, diagnóstico precoce, tratamento e recuperação, aplicadas permanentemente, tendo como objetivo final a melhoria dos níveis de saúde da população adolescente. Cite o8 ações prioritárias de atividades dirigidas ao adolescente.
 RESPOSTA: As 8 ações prioritárias para a saúde do adolescente são: o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, a sexualidade, a saúde bucal, a saúde mental, a saúde reprodutiva, a saúde do escolar adolescente, a prevenção de acidentes, a abordagem da violência e maus tratos.
6-O Programa Saúde do Adolescente (PROSAD) tem a finalidade de promover, integrar, apoiar e incentivar práticas nos locais onde será feita a implantação e onde essas atividades já vem sendo desenvolvidas, seja nos estados, municípios, universidades, organizações não-governamentais e outras instituições. Dessa forma , cite 05 objetivos do PROSAD.
Resposta: A motivação geral do PROSAD seria fornecer atenção integral aos adolescentes de 10 a 19 anos, e fundamentam-se numa política cujos objetivos são: promoção de saúde, identificação de grupos de risco, detecção precoce dos agravos, tratamento adequado e reabilitação.  
7- Cite 05 Competências a serem desenvolvidas pelo profissional para atender o jovem.
Resposta: A consulta de enfermagem deve se constituir, eminentemente, em um espaço de expressão/captação de necessidades, de resolução de problemas da competência profissional de enfermeiros e de articulação com outros setores, profissionais e estruturas de apoio. O seu caráter deve ser, sobretudo, o de identificação de necessidades e de intervenção através de um enfoque clínico-educativo individual. Assim, é fundamental a adoção de elementos que tornem a prática da consulta um momento de troca e crescimento para ambos - adolescentes e profissionais. Os profissionais de saúde devem incluir medidas preventivas como um componente fundamental de sua prática assistencial, ao invés da atenção estritamente biológica e curativa. A consulta desta clientela nos serviços de saúde deve ter como objetivos além da prevenção de agravos, o diagnóstico, a monitorização, o tratamento e a reabilitação dos problemas de saúde. 
As 05 Competências a serem desenvolvidas pelo profissional para atender o jovem:
A recepção nos serviços de saúde.
A adequação do espaço físico
As ações preventivas como componentes da consulta 
A entrevista – características do profissional de saúde 
A dinâmica da consulta
 
8- A confidencialidade é um direito do paciente adolescente e gera uma obrigação específica nos profissionais da saúde. Entretanto o profissional pode abrir exceção em situações que requerem quebra de sigilo. Cite exemple dessas situações.
Resposta: A confidencialidade é um direito do paciente adolescente e gera uma obrigação específica nos profissionais da saúde. No entanto, surge entre os profissionais de saúde o questionamento a respeito do quanto e quando o sigilo deva ser mantido. Essa preocupação cresce na medida em que o atendimento envolve a atenção de problemas como comportamentos de risco, depressão, violência, abuso sexual, uso de drogas e risco de gravidez. Em situações como essas fica necessariamente questionada a autonomia do adolescente e em consequência, sua capacidade de tomar decisões. adolescentes e jovens devem ter a garantia de que as informações obtidas no atendimento não serão repassadas
aos seus pais e/ou responsáveis, bem como aos seus pares, sem a sua concordância explícita. No entanto, eles devem ser informados sobre as situações que requerem quebra de sigilo, ou seja, sempre que houver risco de vida ou outros riscos relevantes tanto para o cliente quanto para terceiros, a exemplo de situações como abuso sexual, idéia de suicídio, informação de homicídios e outros.

Continue navegando