Buscar

PERIODONTITE PERIAPICAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Periodontite periapical
A inflamação periapical usualmente é devida à disseminação de infecção após a morte, da polpa (Infecção; Traumatismo; Irritação química). 
Caracteristicamente, causa sensibilidade no dente em seu alvéolo. A periodontite local (periapical) deve ser distinguida da periodontite crônica (marginal), na qual a infecção e destruição dos tecidos de suportes disseminam-se a partir de uma infecção crônica nas margens gengivais.A polpa assintomática necrosa em um ou mais canais
A infecção é, de longe, a causa mais comum. A sequência usual de eventos é: cárie, pulpite, morte da polpa e periodontite. Por vezes, a polpa morre como consequência de um golpe que danifica os vasos apicais. A polpa necrótica provavelmente se infecta por bactérias a partir das margens gengivais, levando à periodontite apical. Uma restauração alta (excessiva) ou mordida súbita em objeto duro, por vezes cria uma periodontite aguda (usualmente transitória). Durante o tratamento endodôntico, os instrumentos podem ultrapassar o ápice ou a lateral da raiz, danificando a membrana periodontal e trazer restos infectados da câmara pulpar até a ferida. Antissépticos irritantes utilizados para esterilizar o canal podem escapar pelo ápice e danificar os tecidos adjacentes. Uma obturação de canal também pode se estender além do ápice com efeitos semelhantes.Tratamento inadequado ou inapropriado com antibióticos, infeção persistente
Infecção aguda em tecido mole ou espaço facial, abcesso, celulite ou combinação.
Drenagem de pus, intra ou extraoralmente, redução de sintomas, levando à infecção crônica persistente, com períodos de exacerbação a menos que tratada.
Cisto infectado, causado por organismo virulento desde a polpa ou comunicação com cavidade do antro, cavidades nasal ou bucal
Abcesso periapical resultante do estabelecimento de organismo virulento, passagem de organismos através do ápice radicular, ou a resistência baixa do hospedeiro.
Proliferação dos restos de Malassez forma cisto radicular, assintomático até que cresça.
Granuloma periapical, inflamação crônica persistente, usualmente assintomática ou com períodos de exacerbação
Complicações raras, porém severas por infecção virulenta, angina de L’udwig, trombose do seio cavernoso, septicemia e morte ocasional.
Complicações raras, porém severas de infecção de baixo grau, endocardite infecciosa e ocasionalmente morte por osteomielite.
Complicações raras, porém severas por infecção virulenta, infecção por Clostridium difficile, fascite necrosante, etc. RISCO DE MORTE.
 Pulpite Pulpite assintomática sintomáticaPersistência de granuloma periapical assintomático.
Pulpite irreversível ou abscesso pulpar localizado leva à necrose pulpar em um ou mais canais

Continue navegando