Buscar

CASO CONCRETO 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

WEB AULA 6
 Caso 1
Qual foi (ou quais foram) o principal (ou os principais) condicionante (ou condicionantes) que marcaram os textos e os objetivos das leis do Ventre Livre e dos Sexagenários?
A lei do ventre livre foi uma lei abolicionista e considerava livre todos os filhos de mulheres escavas nascidos a partir da data da lei, a opção que os pais tinham era entregar os filhos ao governo ou os senhores cuidar ate os 21 anos, assim os senhores tinham mão-de-obra livre. A lei do sexagenários dizia que o escravo que completasse 60 anos ficaria livre, muitos não conseguiam sobreviver e aqueles que conseguiam não tinham para aonde ir, o que comer e não tinha ninguém para que tomasse conta deles, sozinhos e os senhores ainda ganhavam do governo dinheiro pelo escravo que havia perdido.
Questão objetiva 1
Tomando como referência a reforma eleitoral implantada a partir de lei ordinária (Lei Saraiva de 09 de janeiro de 1881), podemos afirmar que:
 
I - Manteve-se o critério de renda mínima para o exercício do direito de voto, sendo que a comprovação da renda de 200 mil réis foi bastante flexibilizada em relação às exigências anteriormente existentes.
II - A votação passou a ser direta e em turno único (eliminando-se, com isso, a figura do VOTANTE).
III - Adotou-se a prática do voto obrigatório.
IV - O voto do analfabeto foi excluído.
 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
 
A – As afirmativas I e II estão corretas. 
B – As afirmativas II e III estão erradas.
C – As afirmativas III e IV estão corretas. 
D – As afirmativas I e IV estão erradas. 
E – As afirmativas II e IV estão corretas.

Outros materiais