Buscar

Surgimento da Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

surgimento da filosofia
· Filosofia surge na Grécia, mas não por acaso, essa pequena parte da atual Europa conjugava uma série de fatores necessários para surgimento dessa disciplina:
- Existência da pólis;
Com a organização política nas pólis, foram criados locais próprios para a discussão e a resolução de conflitos políticos. Esse modelo de organização e fala, influenciou a maneira que os pensamentos e as ideias filosóficas eram transmitidos.
- Viagens Marítimas;
As viagens feitas pelos gregos para outras regiões do mundo colaborou para que mais povos tivessem contato com a filosofia.
- Uso da escrita;
A organização de livros e a publicação de obras filosóficas colaborou para que as ideias dos principais pensadores gregos pudessem chegar, através de viagens e trocas comerciais, a uma série de regiões do mundo antigo.
- Uso do calendário;
- Uso da moeda;
As feiras montadas com a intenção de trocas comerciais entre diferentes povos permitiram que os gregos pudessem mostrar a filosofia para outros comerciantes.
- Não existência de um livro sagrado da religião grega.
· Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional. Até o surgimento dessa maneira de pensar e compreender o mundo, as explicações eram dadas através dos mitos. O contexto sociopolítico e as manifestações religiosas e culturais que vigoravam também foram fundamentais para o surgimento e, posteriormente, para o crescimento e a expansão do pensamento filosófico.
Mito
· Mitos são narrativas criadas, geralmente cheias de elementos fantasiosos, usados para explicar o surgimento do mundo, situações do dia a dia ou acontecimentos que influenciam diretamente na vida dos homens como os fenômenos naturais.
· Durante muito tempo, os fenômenos sociais e naturais foram explicados através de elementos míticos. As explicações, portanto, eram mitológicas. No entanto, tal forma de explicar o mundo, os elementos naturais e as ações humanas, em determinado momento, deixou de ser suficiente. Rapidamente, os pensadores gregos passaram a buscar maneiras racionais de explicar os acontecimentos. A partir disso, nasceu a filosofia, graças à necessidade de garantir modelos racionais de explicação. Com o surgimento da filosofia e o desenvolvimento do pensamento filosófico, as explicações mitológicas foram perdendo espaço.
Senso Comum
· É o conhecimento cotidiano, não refletido e não testado, que adquirimos por meio da repetição das experiências e da cultura, de geração a geração. As características do conhecimento de senso comum não garantem que seja um conhecimento verdadeiro ou válido, mas também não atestam o contrário.

Continue navegando