Buscar

Processos de Inovação e Transformação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processos de Inovação e Transformação
Caso I
Diante do caso apresentado, responda as seguintes perguntas de forma dissertativa: Que tipo de tecnologia a Barra Bus deverá usar em seu projeto para acabar com a fraude das carteirinhas? Para adoção dessas novas modalidades de tecnologia, quais custos deverão ser prioritários e onde deverão ser investidos?
Resposta:
Apesar de não ter tradição no implemento da tecnologia nas operações da Barra Bus o uso de bilhetes eletrônicos por meio de cartões magnéticos é um avanço tecnológico que provavelmente já trouxe muitos benefícios as operações da empresa pela agilidade e a economia de recursos se comparado com emissão de bilhetes físicos e ainda geram um banco de dados dos usuários podendo identificar padrões de consumo e gerar relatórios gerenciais e de controle. 
Esse tipo de inovação possibilita outras inovações e trazem aprimoramentos sobretudo quanto a um dos desafios atuais da Barra Bus sobre a fraude do uso indevido dos cartões de benefício de gratuidade garantida a um público especifico com características exigidas por lei. A fraude acontece quando o beneficiário deixa que outra pessoa faça uso do cartão mesmo sendo ele de uso pessoal e intransferível. 
Diante das perdas no arrecadamento identificados por essa fraude o ideal é adicionar etapas de controle como o condicionamento do uso do bilhete a uma validação, sendo ela por reconhecimento facial ou biométrico, por exemplo. Trazer investimentos na instalação de câmeras junto aos terminais de validação dos bilhetes magnéticos e em tempo real realizar um comparativo com a foto do usuário cadastrada no programa que em caso negativo de reconhecimento a passagem não é validada e o cartão bloqueado para que não seja utilizado incorretamente por terceiros.
Tarefa anterior aos bloqueios de benefício é necessário para o bom funcionamento a atualização cadastral em especial com fotos atuais dos usuários e é essencial a garantia de que o beneficiário seja explicitamente informado sobre as condições de uso do transporte público nas condições de beneficiário da gratuidade, assim como as consequências para o uso indevido. Essa etapa do processo visa trazer transparência ao processo e desestimula que o beneficiário permita outras pessoas faça uso do cartão benefício.
Sendo observada a efetividade do reconhecimento facial é possível que o uso do bilhete magnético seja descontinuado gerando economia de recursos e gerenciamento de emissão e distribuição de cartões garantindo a efetividade do programa de gratuidade ao público alvo retirando do processo de validação da passagem o mecanismo de fraude, que é o cartão.
Outro caminho que pode também se considerar economicamente vantajoso é a digitalização dos documentos e processos da organização pode inclusive trazer benefícios em outros aspectos sobretudo financeiro se considerarmos o custo do m³ dos três espaços destinados ao armazenamento dos documentos nas instalações da Barra Bus. Custo esse que pode ser reinvestido em outros avanços tecnológicos. A agilidade nos processos também é um benefício observado com a digitalização e controle dos dados do negócio feitos digitalmente.

Continue navegando