Buscar

Teoria Cognitivista de Piaget

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Piagetpiaget
COGNITIVISTAS
Enfatiza o que é ignorado pelos comportamentais: a cognição, o ato de conhecer, como o ser humano conhece o mundo
Investigam os processos mentais do ser humano de forma científica (percepção, o processamento de informação e a compreensão).
· Jean Piaget: Estágio de desenvolvimento da aprendizagem
· Seymour Brunner: Teorias do ensino;
· David Ausubel: Aprendizagem significativa e mecânica
· Robert Gagné: transição de comportamental para o cognitivo;
· Albert Bandura: Aprendizagem cognitiva como aprendizagem social;
PIAGET
Teoria: Psicogenética, Psicologia genética ou Epistemologia genética
Interação do individuo com o objeto 
Psicogênese do conhecimento = o conhecimento é resultado de interações entre o sujeito e o objeto e pela assimilação dos objetos aos esquemas do indivíduo
A capacidade do sujeito de conhecer e compreender o mundo é decorrente de esquemas de assimilação e acomodação.
Sujeito cognoscente = individuo capas de aprender, aprendentes, ativos
Conhecimento = assimilação + acomodação
Assimilação – entender como se faz
Acomodação – replicar, dominar.
Assimilação: É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. Em outras palavras, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.
Acomodação: significa ajustar o conhecimento em resposta às características especiais de um objeto ou de uma dada situação.
Neste caso o ambiente físico e social coloca continuamente a criança diante de questões que rompem o estado de equilíbrio do organismo e eliciam a busca de comportamentos mais adaptativos
Quando se estabelece a relação do sujeito conhecedor e do objeto conhecido, articulando-se assimilações e acomodações, conclui-se o processo de adaptação e esse movimento todo é promovido pela equilibração. 
A equilibração é o conceito central na teoria construtivista de Piaget.
A teoria de Piaget analisa o desenvolvimento humano desde a sua gênese, e o desenvolvimento seria uma passagem de um estágio de menor equilíbrio para outro.
Assimila – acomoda – equilibra 
Algo novo – desiquilibra 
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO E INTERAÇÃO COM A REALIDADE (APRENDIZAGEM)
Estágio sensório-motor (0 a 2 anos): a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. A principal característica desse período é a ausência da função semiótica, isto é, a criança não representa mentalmente os objetos. Sua ação é direta sobre eles. Essas atividades serão o fundamento da atividade intelectual futura. A estimulação ambiental interferirá na passagem de um estágio para o outro. 
Função semiótica = relacionar uma palavra a uma imagem, representar mentalmente um objeto.
Estágio pré-operacional (4 a 6 anos): a criança desenvolve a capacidade simbólica; "já não depende unicamente de suas sensações, de seus movimentos, mas já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o objeto ausente), o significado. 
Consegue atribuir significado, a sons, palavras...
a) Pelo egocentrismo: isto é, a criança ainda não se mostra capaz de colocar-se na perspectiva do outro, o pensamento pré-operacional é estático e rígido, a criança capta estados momentâneos, sem juntá-los em um todo; 
b) Pelo desequilíbrio: há uma predominância de acomodações e não das assimilações; 
c) Pela irreversibilidade: a criança parece incapaz de compreender a existência de fenômenos reversíveis, isto é, que se fizermos certas transformações, somos capazes de restaurá-las, fazendo voltar ao estágio original, como por exemplo, a água que se transforma em gelo e aquecendo-se volta à forma original.
Estágio das operações concretas (7 aos 11 anos): a criança já possui uma organização mental integrada, os sistemas de ação reúnem-se em todos integrados. Piaget fala em operações de pensamento ao invés de ações.  É capaz de ver a totalidade de diferentes ângulos. Conclui e consolida as conservações do número, da substância e do peso. Apesar de ainda trabalhar com objetos, agora representados, sua flexibilidade de pensamento permite inúmeras aprendizagens.
Utilizar o pensamento ao invés da ação. 
Estágio das operações formais (12 anos em diante): ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato. A criança se liberta inteiramente do objeto, inclusive o representado, operando agora com a forma (em contraposição a conteúdo), situando o real em um conjunto de transformações. 
A grande novidade do nível das operações formais é que o sujeito se torna capaz de raciocinar corretamente sobre proposições em que não acredita, ou que ainda não acredita, que ainda considera puras hipóteses. É capaz de inferir as consequências. Tem início os processos de pensamento hipotético-dedutivos. 
Para Piaget a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento do sujeito e a educação ocorre com base nos pressupostos da equilibração constante. 
Analisar as consequências.

Outros materiais