Buscar

atividade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª Atividade
Faça um resumo crítico destacando os principais conceitos trabalhados na Aula 01. (Atividade deverá ter pelo menos uma página). 
Não foram muitos teologia que conseguiram manter íntegra e fiel a teologia fonte, há muita necessidade de reinventar para agradar a grupos diversos com interesses particulares. Essas posturas interpretativas que ramifica a teologia fonte acaba afastando da pureza e imutabilidade dessas mesmas verdade. O que era válido nos tempos passados continuam valendo para os dias de hoje.
A teologia não se restringe à formação para ministérios pastorais em comunidades religiosas. Muitos hoje procuram aprofundar-se na no conhecimento teológico para dialogar com Multiculturalidade, principalmente nos tempos atuais, onde os cursos de teologia faz com que a sociedade e não somente as igrejas sejam Interlocutoras privilegiada com a teologia.
No desafio do pluralismo a fé cristã instituiu-se em um ambiente histórico plural onde reconhece uma única interpretação das verdades da fé na formação do chamado cristianismo primitivo entram muitas influências externas. O pluralismo moderno que durou até o século XIX tornou-se independente da cristandade isso devido a reação iluminista que era contra tudo que era contrário a ciência e a tudo o que se submetia a característica teológica e nessa época a teologia cristã nutria se de pensamentos de grandes filósofos, já no pluralismo pós-moderno, rejeita se grandes paradigmas com as suas respostas globais e totalizadora. De acordo com Libânio e Murad a pós modernidade não deixa de ser generosa para com a religião e com a teologia, pois agora a teologia cristã é vista em pé de igualdade com outras religiões não havendo mais uma única religião normativa em integradora social do mundo, e com isso toda o modelo arbitrário da teologia inclina-se a cair no descrédito. No purismo moderno a teologia fechou-se em si, já no puralismo pós-moderno ela se abre. enquanto isso esses desafios do pluralismo pode ser desdobrados em dois desafios, o desafio do Ecumenismo e o desafio do diálogo inter-religioso.

Continue navegando