Buscar

CASO CONCRETO AULA 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 7
CASO CONCRETO 1
A) Ao impor uma conduta a ser observada pela União em relação aos Estados e ao Distrito Federal, levando em conta o critério da imperatividade, como se pode classificar o art. 34 da CF/88? Fundamente.
O artigo 34 da CF/88 pode se enquadrar no comando imperativo hipotético, pois os Estados e o Distrito Federal não sendo capaz de compor a ordem a União pode sim intervir, mas somente tendo em vista o não domínios destes nas situações surgidas. 
B) É correto afirmar que, no que diz respeito ao critério da imperatividade, o caput do art. 37 da Constituição Federal de 1988 se equipara ao art. 34 acima citado?
Não, pois no artigo 37 da CF/88 notamos o uso do comando imperativo em sentido positivo, pois determina que os Estados e o Distrito Federal sigam os ditames descrito no corpo da lei, não sendo aceitado o contrario. 
QUESTÃO OBJETIVA
Em sua teoria da norma jurídica, Noberto Bobbio distingue as sanções jurídicas das sanções morais e sociais. Segundo esta distinção, a sanção jurídica, diferentemente da sanção moral, é sempre uma resposta de grupo e, diferentemente da sanção social, a sanção jurídica é regulada em geral com as mesmas formas e através das mesmas fontes de produção das regras primárias. Para o autor, tal distinção oferece um critério para distinguir, por sua vez, as normas jurídicas das normas morais e das normas sociais. Considerando -se este critério, pode -se afirmar que são normas jurídicas as normas cuja execução é garantida por uma sanção:
a) interna e não-institucionalizada.
b) interna e institucionalizada.
c) externa e não-institucionalizada.
d) interna e informal.
e) externa e institucionalizada.

Outros materiais