Buscar

Prova AV1 As TCCs - concluida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: As Teorias Cognitivo-Comportamentais
Prof.ª Me. Beatriz de Oliveira Meneguelo Lobo
Prova Individual AV1
Turma: 1001 Manhã
Peso: 7,0
Nome: Gabriella Malet Gonsalves
Turno: manhã			Data: 08/10/2021		Matrícula: 202103336001
Prova individual. 
Consulta ao mapa conceitual e/ou resumo, que devem ser entregues ao final na prova.
Leia atentamente aos enunciados das questões abaixo.
Marque a alternativa correta das questões objetivas na grade de respostas e responda às questões dissertativas abaixo das questões.
“A nossa paixão por aprender é a ferramenta da nossa sobrevivência”
Carl Sagan
Boa prova!
GRADE DE RESPOSTAS
	Questão
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	Resposta
	DISSERTATIVA
	A
	D
	A
	C
	B
	A
	B
	D
QUESTÕES DISSERTATIVAS
1. (2,3) Considere o caso a seguir:
Débora é uma jovem de 19 anos que busca psicoterapia devido a seu medo de andar de elevador. Na história de vida de Débora, a psicoterapeuta identificou que ela ficou presa em um elevador antigo durante alguns minutos, no ano passado, e desde então ela vem apresentando muita ansiedade quando precisa entrar em elevadores e também quando precisa ficar em lugares fechados. Até então, Débora vinha evitando andar de elevador, o que fazia com que não precisasse se deparar frequentemente com a sua ansiedade. No entanto, ela conseguiu um trabalho em um escritório no 10º andar, e percebe que vai precisar enfrentar seu medo para dar conta dos novos desafios da sua vida, e por isso decidiu buscar ajuda na psicoterapia.
a) Sugira e descreva, em suas próprias palavras, uma técnica de modificação do comportamento respondente para o caso de Débora, e justifique sua resposta.
R: Eu sugiro o Contracondicionamento, que consiste em condicionar uma resposta contrária àquela produzida pelo estímulo condicionado. Eu acho que essa técnica de modificação é a melhor para o caso, porque o elevador elicia ansiedade em Débora, e o contracondicionamento consiste em emparelhar esse estímulo condicionado com um que elicie relaxamento. 
Exemplo: uma respiração que ajude na redução de estresse da situação, andar de elevador acompanhada de alguém que gosta após um momento relaxante e calmo.
2. (2,3) Considere o relato de caso a seguir: 
Arthur é uma criança de 5 anos que apresenta dificuldades como comportamentos de birra. O comportamento de birra de Arthur foi definido como se jogar no chão, chorar e gritar. Seus pais não sabem como manejar seu comportamento, uma vez que o menino emite comportamentos de birra quando não pode fazer aquilo que quer ou quando não ganha algo que deseja. Devido a essas dificuldades, eles buscam ajuda com um psicólogo analista do comportamento. No consultório, eles definem os comportamentos indesejáveis e os comportamentos desejáveis de Arthur: O comportamento desejável de Arthur foi definido como colaborar, aceitar quando não pode fazer algo e se engajar em brincadeiras relacionadas com a sua idade. O comportamento indesejável foi definido como gritar, chorar e se jogar no chão quando contrariado, ou seja, a birra. 
	O psicólogo identifica que quando o menino emite comportamentos de birra, os pais logo atendem o filho fornecendo aquilo que ele deseja. 
a) Qual seria o procedimento indicado pela Análise do Comportamento para aumentar a frequência do comportamento desejável de Arthur? Identifique e conceitue esse procedimento, com a suas próprias palavras, justificando a sua escolha.
R: Para aumentar a frequência do comportamento desejável de Arthur, um procedimento indicado seria o “Reforço Positivo”, pois ele consiste em apresentar um estímulo que aumenta a frequência de um comportamento. Eu escolhi esse procedimento porque creio que o reforço positivo, como elogios pelo bom comportamento, ganhar um presente após determinado tempo com o comportamento desejável, faz com que esse comportamento se repita cada vez mais, estimulando o comportamento desejável e fazendo com que o indesejável diminua. 
QUESTÕES OBJETIVAS
3. (0,3) No clássico experimento de Watson e Rayner (1920), conhecido como “Pequeno Albert” um som estridente foi emparelhado a um rato e apresentado ao bebê Albert, de 9 meses. Na fase final desse estudo, após o condicionamento, o som estridente e o rato eram denominados, respectivamente, de 
a) estímulo incondicionado e estímulo neutro 
b) estímulo neutro e estímulo incondicionado 
c) estímulo incondicionado e estímulo condicionado
d) estímulo condicionado e estímulo incondicionado
4. (0,3) Gabriela tem 4 anos e nunca havia visto um sapo antes. Num determinado dia em que passeava na praça na companhia de seus pais, avistou um grande sapo, apontou para ele e perguntou: o que é isso mamãe? Sua mãe reagiu de forma escandalosa, gritando muito para que ela saísse de perto daquele sapo. Naquela situação Gabriela ficou muito assustada e desde então sente medo quando vê um sapo. Qual estímulo condicionado presente nesta situação?
a) A praça em que passeavam
b) O pai, que não fez nada para as proteger
c) O medo que Gabriela sentiu 
d) O Sapo
5. (0,3) Luiz foi agredido fisicamente por um coleguinha da escola. Agora, só de entrar na sala de aula, Luiz sente muito medo (fica nervoso e sua frio). Pode-se sugerir que entrar na sala de aula funciona como:
a) Estímulo condicionado para a resposta emocional de medo.
b) Estímulo discriminativo para a resposta emocional de medo;
c) Estímulo reforçador para a resposta emocional de medo;
d) Estímulo aversivo para a resposta emocional de medo;
e) Estímulo punidor para a resposta emocional de medo;
6. (0,3) Hugo estava em um caiaque com um amigo, quando o caiaque virou e ele se afogou. A partir de então, Hugo passou a sentir medo não só de caiaques, mas de qualquer outro tipo de embarcação, mesmo um navio. Isso é um exemplo de:
a) Punição respondente.
b) Habituação.
c) Generalização respondente.
d) Contracondicionamento.
7. (0,3) No experimento realizado por Pavlov, foi apresentado no primeiro momento a comida ao cachorro e percebeu-se que este salivava muito quando via a comida (estímulo incondicionado). Num segundo momento, Pavlov apresentou o sino (estímulo neutro) e logo em seguida a comida (estímulo incondicionado). Com o tempo o cachorro já saliva somente de ver o sino. Mas, Pavlov deixou de apresentar por muito tempo a comida de forma simultânea com o sino e o cachorro parou de salivar quando via este último objeto. Qual processo foi verificado por Pavlov nesta última situação?
a) Habituação Respondente
b) Extinção Respondente
c) Aquisição comportamental
d) Contracondicionamento
8. (0,3) Bianca foi jogar pôquer uma vez e ganhou. Passou a ir jogar com muita frequência, quase sempre ganhando. Com relação ao comportamento de jogar pôquer, ganhar funcionou como:
a) reforçamento positivo
b) reforçamento negativo
c) punição negativa
d) punição negativa
9. (0,3) Após brigar na escola inúmeras vezes, o pai de Vitor decide lhe passar um “sermão”, dizendo que brigar não é um comportamento aceitável. Vitor de fato diminuiu seu comportamento de brigar na escola, portanto podemos concluir que o “sermão” do pai consistiu em:
a) Reforço positivo
b) Punição Positiva
c) Punição Negativa
d) Reforço Negativo
10. (0,3) De acordo com o referencial teórico da Análise do Comportamento, no comportamento de _______________, dizemos que o comportamento evita ou atrasa o contato com o estímulo aversivo, que ainda não está presente no ambiente. Ex: Lavar a louça antes mesmo de os pais brigarem para lavá-la.
a) punição negativa
b) fuga
c) reforço positivo 
d) esquiva

Continue navegando