Logo Passei Direto
Buscar

Questões 1 - contrução de indicadores 2

User badge image
Tiago Fiori

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A definição de indicadores faz parte das boas práticas dentro de qualquer tipo de negócio. Através da mensuração e acompanhamento da evolução desses números ao longo do tempo, é possível monitorar o desempenho dos processos, para identificar qualquer gargalo e agir para contorná-lo. Também podendo ser chamados de KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores-chave de desempenho), os indicadores fazem parte de uma cultura organizacional cada vez mais impulsionada pela transformação digital. Por conta da possibilidade de acompanhar a eficiência dos procedimentos adotados dentro da empresa, os indicadores acabam se tornando centrais na tomada de decisão da gestão.
Os indicadores são elementos importantes para uma tomada de decisão correta. Em relação à importância dos indicadores, observe as seguintes afirmacoes: I. Os indicadores auxiliam no acompanhamento dos resultados organizacionais. II. Os indicadores de desempenho permitem às organizações fazerem as intervenções necessárias com base em informações pertinentes e confiáveis. III. Os indicadores permitem uma análise facilitada e auxiliam as organizações em sua busca de melhor desempenho, pois promovem uma cultura de avaliação e melhoria. IV. Os indicadores reduzem ou eliminam a possibilidade de repetição de erros ocorridos anteriormente pois facilitam a descoberta de desvios que possam estar gerando esses erros nos processos monitorados. São corretas somente as afirmações:
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I, II e III.
E I, II, III e IV.

O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz para Todos, instituído pelo Decreto nº 4.873, de 11/11/2003, realizado pelo Ministério de Minas e Energia – MME, o qual é responsável por definir as metas e os prazos do programa, é destinado a propiciar o atendimento em energia elétrica à parcela da população do meio rural que não possui acesso a esse serviço público.
Quanto ao programa Luz para Todos observe as afirmações a seguir: I. Luz para Todos faz parte das Políticas Públicas da ANEEL pelo seu caráter de mobilização político-administrativa para articular e alocar recursos e esforços para tentar solucionar dado problema coletivo. II. Luz para Todos, ao fazer parte das Políticas Públicas da ANEEL, auxilia o Estado a organizar as ações para colocar as políticas em prática, por meio de orientações normativas necessárias para atingir o objetivo de levar energia elétrica à população rural. III. Luz para Todos não pode ser considerado como parte de uma Política Pública pois diz respeito somente a uma parcela da população atendida pelos serviços da ANEEL, a população rural. Assinale a opção correta:
A Somente a afirmação I é correta
B Somente a afirmação II é correta
C Somente a afirmação III é correta
D Somente as afirmações I e II são corretas
E Somente as afirmações I e III são corretas

A preocupação em manter os funcionários esclarecidos sobre o que acontece na empresa é justificável. Quanto mais abrangente for o conhecimento de um profissional sobre o local em que trabalha melhores são os resultados que ele entrega. Não é fácil encontrar indicadores para demonstrar o impacto das ações de comunicação interna nos negócios. Mas é simples imaginar o tamanho do estrago quando o empreendedor não consegue mais explicar a seu time o caminho que a empresa tem de seguir para alcançar a meta planejada. Os empregados precisam saber para onde estão indo e por quê.
Com base nesta situação, observe as seguintes informações I. É uma situação baseada na ótica dos stakeholders, pois diz respeito a como empregados compreendem a questão do desempenho organizacional II. É uma situação baseada em classes de medidas, pois diz respeito ao impacto de questões comportamentais no desempenho organizacional III. É uma situação baseada na perspectiva de referência em benchmark, pois diz respeito a comparação entre o desempenho de duas organizações IV. É uma situação baseada em orientação temporal dinâmica do desempenho com mudanças nas expectativas de futuro caso o gestor saiba se comunicar adequadamente. São corretas somente as afirmações:
A I e III.
B III e IV.
C I, II e III.
D I, II e IV.
E I, II, III e IV.

Há alguns critérios que precisam ser observados para a geração de indicadores. Dentre eles se compreende que os valores gastos para a obtenção do indicador devem ser inferiores aos benefícios trazidos por ele. Tal critério é denominado de:
A seletividade ou importância
B simplicidade e clareza

O uso incorreto de indicadores pode gerar uma série de riscos para a organização, já que o gestor pode tomar decisões inadequadas por conta desse uso inadequado.
Observe as seguintes afirmações acerca dessa situação: I. Fontes inadequadas de dados e informações, frequência inadequada de coleta de dados, método de coleta de dados inadequado, fórmula de cálculo do indicador elaborada de forma incorreta, falta de capacitação das pessoas que fazem as medições e/ou o acompanhamento dos resultados levam a uso incorreto dos indicadores II. Utilizar somente indicadores financeiros é inadequado pois, mesmo sendo os mais conhecidos, eles não devem ser os únicos a serem elaborados e acompanhados para não haver incorreção nas decisões III. Além do uso inadequado, é natural que um indicador de desempenho, que durante muito tempo funcionou perfeitamente na avaliação de determinado processo, venha a ficar desatualizado e perca a sua utilidade. São corretas somente as afirmações:
A I.
B I e II.
C I e III.
D II e III.
E I, II e III.

A gestão de riscos em TI tem ganhado destaque no cotidiano das empresas, indo além das preocupações da equipe de TI e atingindo os demais setores. Isso porque os processos e rotinas organizacionais estão cada vez mais dependentes de recursos e ferramentas tecnológicas na proporção em que se expandem, evoluem e se tornam mais presentes na vida das pessoas. A lista de riscos que podem causar danos a essas ferramentas tem aumentado, variando de simples problemas em equipamentos até ataques cibernéticos constantes.
O texto aponta que riscos são situações negativas, pois causam danos na organização. Com relação a esse tema, avalie as seguintes asserções: I. Risco, de acordo com a ABNT (2018, p.1), é o “efeito da incerteza nos objetivos”. PORQUE II. esse efeito é um desvio em relação ao esperado sempre negativo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Não existe regra exata do número de indicadores. Mas é importante que os indicadores estejam adequados às necessidades daquilo que se precisa saber. É melhor ter poucos indicadores, mas que sejam efetivos, do que ter muitos indicadores com pouca efetividade.
O texto aponta uma situação frequente de quem trabalha com riscos advindos de indicadores, relacionada:
A À avaliação de desempenho de ações pouco concretas
B À escolha das medidas de desempenho coerente com a estratégia da empresa
C À coleta de informações em fontes inadequadas ou com uma periodicidade que não condiz com a necessidade da empresa
D À sobrecarga de indicadores, por se imaginar que quanto mais indicadores maior será o controle do desempenho organizacional
E À concentração nos indicadores que apresentam bons índices, ao invés de se priorizar a análise dos indicadores que são efetivamente relevantes

Para desenvolver na empresa a cultura do aperfeiçoamento contínuo para a melhoria dos resultados é necessário trabalhar com indicadores, metas, planejamentos de longo prazo, estratégia de negócios, priorização e visão de oportunidades. Assim é possível comparar os resultados anteriores da empresa com os resultados atuais, em busca da melhoria contínua.
Com relação à comparação de resultados por meio de indicadores é correto afirmar que tal comparação acontece quando:
A se transforma em compromisso que não deve ser cumprido pela empresa
B se estabelece os indicadores como uma medida pontual das finanças da empresa
C se pretende observar o futuro, por meio de série histórica, para prospectar situações do presente
D se pretende observar o passado, em situações totalmente aleatórias, para confrontar com o momento atual
E o indicador assume um papel de referencial de desempenho, incluindo nessa caso a comparação com organizações benchmark

Um dos indicadores mensurados pelo MEC para reconhecer ou renovar o reconhecimento de um curso de graduação à distância diz respeito à relação entre o número de docentes (professores) e o número de vagas do curso. O critério de avaliação para a melhor situação possível, em que se atribui a maior nota para o indicador, diz que a relação entre o número de vagas previstas/implantadas e o número de docentes do curso é de até 130 vagas por docente.
Este indicador demonstra alguns aspectos de medição de desempenho. Observe as seguintes afirmações acerca desses aspectos de medição: I. Este é um indicador que se caracteriza pelo nível de análise, pois diz respeito a uma parte da organização de ensino, o curso de graduação II. Este é um indicador que se caracteriza pela objetividade dos dados, em que há avaliação por especialistas (os avaliadores do MEC) III. Este é um indicador que se caracteriza pelo formato dos dados, apresentados de forma qualitativa. São corretas somente as afirmações:
A I.
B I e II.
C I e III.
D II e III.
E I, II e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A definição de indicadores faz parte das boas práticas dentro de qualquer tipo de negócio. Através da mensuração e acompanhamento da evolução desses números ao longo do tempo, é possível monitorar o desempenho dos processos, para identificar qualquer gargalo e agir para contorná-lo. Também podendo ser chamados de KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores-chave de desempenho), os indicadores fazem parte de uma cultura organizacional cada vez mais impulsionada pela transformação digital. Por conta da possibilidade de acompanhar a eficiência dos procedimentos adotados dentro da empresa, os indicadores acabam se tornando centrais na tomada de decisão da gestão.
Os indicadores são elementos importantes para uma tomada de decisão correta. Em relação à importância dos indicadores, observe as seguintes afirmacoes: I. Os indicadores auxiliam no acompanhamento dos resultados organizacionais. II. Os indicadores de desempenho permitem às organizações fazerem as intervenções necessárias com base em informações pertinentes e confiáveis. III. Os indicadores permitem uma análise facilitada e auxiliam as organizações em sua busca de melhor desempenho, pois promovem uma cultura de avaliação e melhoria. IV. Os indicadores reduzem ou eliminam a possibilidade de repetição de erros ocorridos anteriormente pois facilitam a descoberta de desvios que possam estar gerando esses erros nos processos monitorados. São corretas somente as afirmações:
A I e II.
B II e III.
C III e IV.
D I, II e III.
E I, II, III e IV.

O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz para Todos, instituído pelo Decreto nº 4.873, de 11/11/2003, realizado pelo Ministério de Minas e Energia – MME, o qual é responsável por definir as metas e os prazos do programa, é destinado a propiciar o atendimento em energia elétrica à parcela da população do meio rural que não possui acesso a esse serviço público.
Quanto ao programa Luz para Todos observe as afirmações a seguir: I. Luz para Todos faz parte das Políticas Públicas da ANEEL pelo seu caráter de mobilização político-administrativa para articular e alocar recursos e esforços para tentar solucionar dado problema coletivo. II. Luz para Todos, ao fazer parte das Políticas Públicas da ANEEL, auxilia o Estado a organizar as ações para colocar as políticas em prática, por meio de orientações normativas necessárias para atingir o objetivo de levar energia elétrica à população rural. III. Luz para Todos não pode ser considerado como parte de uma Política Pública pois diz respeito somente a uma parcela da população atendida pelos serviços da ANEEL, a população rural. Assinale a opção correta:
A Somente a afirmação I é correta
B Somente a afirmação II é correta
C Somente a afirmação III é correta
D Somente as afirmações I e II são corretas
E Somente as afirmações I e III são corretas

A preocupação em manter os funcionários esclarecidos sobre o que acontece na empresa é justificável. Quanto mais abrangente for o conhecimento de um profissional sobre o local em que trabalha melhores são os resultados que ele entrega. Não é fácil encontrar indicadores para demonstrar o impacto das ações de comunicação interna nos negócios. Mas é simples imaginar o tamanho do estrago quando o empreendedor não consegue mais explicar a seu time o caminho que a empresa tem de seguir para alcançar a meta planejada. Os empregados precisam saber para onde estão indo e por quê.
Com base nesta situação, observe as seguintes informações I. É uma situação baseada na ótica dos stakeholders, pois diz respeito a como empregados compreendem a questão do desempenho organizacional II. É uma situação baseada em classes de medidas, pois diz respeito ao impacto de questões comportamentais no desempenho organizacional III. É uma situação baseada na perspectiva de referência em benchmark, pois diz respeito a comparação entre o desempenho de duas organizações IV. É uma situação baseada em orientação temporal dinâmica do desempenho com mudanças nas expectativas de futuro caso o gestor saiba se comunicar adequadamente. São corretas somente as afirmações:
A I e III.
B III e IV.
C I, II e III.
D I, II e IV.
E I, II, III e IV.

Há alguns critérios que precisam ser observados para a geração de indicadores. Dentre eles se compreende que os valores gastos para a obtenção do indicador devem ser inferiores aos benefícios trazidos por ele. Tal critério é denominado de:
A seletividade ou importância
B simplicidade e clareza

O uso incorreto de indicadores pode gerar uma série de riscos para a organização, já que o gestor pode tomar decisões inadequadas por conta desse uso inadequado.
Observe as seguintes afirmações acerca dessa situação: I. Fontes inadequadas de dados e informações, frequência inadequada de coleta de dados, método de coleta de dados inadequado, fórmula de cálculo do indicador elaborada de forma incorreta, falta de capacitação das pessoas que fazem as medições e/ou o acompanhamento dos resultados levam a uso incorreto dos indicadores II. Utilizar somente indicadores financeiros é inadequado pois, mesmo sendo os mais conhecidos, eles não devem ser os únicos a serem elaborados e acompanhados para não haver incorreção nas decisões III. Além do uso inadequado, é natural que um indicador de desempenho, que durante muito tempo funcionou perfeitamente na avaliação de determinado processo, venha a ficar desatualizado e perca a sua utilidade. São corretas somente as afirmações:
A I.
B I e II.
C I e III.
D II e III.
E I, II e III.

A gestão de riscos em TI tem ganhado destaque no cotidiano das empresas, indo além das preocupações da equipe de TI e atingindo os demais setores. Isso porque os processos e rotinas organizacionais estão cada vez mais dependentes de recursos e ferramentas tecnológicas na proporção em que se expandem, evoluem e se tornam mais presentes na vida das pessoas. A lista de riscos que podem causar danos a essas ferramentas tem aumentado, variando de simples problemas em equipamentos até ataques cibernéticos constantes.
O texto aponta que riscos são situações negativas, pois causam danos na organização. Com relação a esse tema, avalie as seguintes asserções: I. Risco, de acordo com a ABNT (2018, p.1), é o “efeito da incerteza nos objetivos”. PORQUE II. esse efeito é um desvio em relação ao esperado sempre negativo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
E Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Não existe regra exata do número de indicadores. Mas é importante que os indicadores estejam adequados às necessidades daquilo que se precisa saber. É melhor ter poucos indicadores, mas que sejam efetivos, do que ter muitos indicadores com pouca efetividade.
O texto aponta uma situação frequente de quem trabalha com riscos advindos de indicadores, relacionada:
A À avaliação de desempenho de ações pouco concretas
B À escolha das medidas de desempenho coerente com a estratégia da empresa
C À coleta de informações em fontes inadequadas ou com uma periodicidade que não condiz com a necessidade da empresa
D À sobrecarga de indicadores, por se imaginar que quanto mais indicadores maior será o controle do desempenho organizacional
E À concentração nos indicadores que apresentam bons índices, ao invés de se priorizar a análise dos indicadores que são efetivamente relevantes

Para desenvolver na empresa a cultura do aperfeiçoamento contínuo para a melhoria dos resultados é necessário trabalhar com indicadores, metas, planejamentos de longo prazo, estratégia de negócios, priorização e visão de oportunidades. Assim é possível comparar os resultados anteriores da empresa com os resultados atuais, em busca da melhoria contínua.
Com relação à comparação de resultados por meio de indicadores é correto afirmar que tal comparação acontece quando:
A se transforma em compromisso que não deve ser cumprido pela empresa
B se estabelece os indicadores como uma medida pontual das finanças da empresa
C se pretende observar o futuro, por meio de série histórica, para prospectar situações do presente
D se pretende observar o passado, em situações totalmente aleatórias, para confrontar com o momento atual
E o indicador assume um papel de referencial de desempenho, incluindo nessa caso a comparação com organizações benchmark

Um dos indicadores mensurados pelo MEC para reconhecer ou renovar o reconhecimento de um curso de graduação à distância diz respeito à relação entre o número de docentes (professores) e o número de vagas do curso. O critério de avaliação para a melhor situação possível, em que se atribui a maior nota para o indicador, diz que a relação entre o número de vagas previstas/implantadas e o número de docentes do curso é de até 130 vagas por docente.
Este indicador demonstra alguns aspectos de medição de desempenho. Observe as seguintes afirmações acerca desses aspectos de medição: I. Este é um indicador que se caracteriza pelo nível de análise, pois diz respeito a uma parte da organização de ensino, o curso de graduação II. Este é um indicador que se caracteriza pela objetividade dos dados, em que há avaliação por especialistas (os avaliadores do MEC) III. Este é um indicador que se caracteriza pelo formato dos dados, apresentados de forma qualitativa. São corretas somente as afirmações:
A I.
B I e II.
C I e III.
D II e III.
E I, II e III.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Construção de indicadores
A definição de indicadores faz parte das boas práticas dentro de qualquer tipo de negócio. Através da mensuração e acompanhamento da evolução desses números ao longo do tempo, é possível monitorar o desempenho dos processos, para identificar qualquer gargalo e agir para contorná-lo. Também podendo ser chamados de KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores-chave de desempenho), os indicadores fazem parte de uma cultura organizacional cada vez mais impulsionada pela transformação digital. Por conta da possibilidade de acompanhar a eficiência dos procedimentos adotados dentro da empresa, os indicadores acabam se tornando centrais na tomada de decisão da gestão.
Adaptado de  https://esr.rnp.br/governanca-de-ti/indicadores-de-ti-como-mensurar/ Acesso em 10 set 2021
Os indicadores são elementos importantes para uma tomada de decisão correta.  Em relação à importância dos indicadores, observe as seguintes afirmações:
I. Os indicadores auxiliam no acompanhamento dos resultados organizacionais.
II. Os indicadores de desempenho permitem às organizações fazerem as intervenções necessárias com base em informações pertinentes e confiáveis.
III. Os indicadores permitem uma análise facilitada e auxiliam as organizações em sua busca de melhor desempenho, pois promovem uma cultura de avaliação e melhoria.
IV. Os indicadores reduzem ou eliminam a possibilidade de repetição de erros ocorridos anteriormente pois facilitam a descoberta de desvios que possam estar gerando esses erros nos processos monitorados.
São corretas somente as afirmações:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	I, II, III e IV.
Esta é a alternativa correta E pois os indicadores se tornam necessários às organizações justamente por cumprirem com todas essas funções apresentadas nas afirmações.
Fonte: rota da disciplina de Construção de Indicadores, Aula Teórica 01, Tema 04 – Porque indicadores são necessários
Questão 2/10 - Construção de indicadores
O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz para Todos, instituído pelo Decreto nº 4.873, de 11/11/2003, realizado pelo Ministério de Minas e Energia – MME, o qual é responsável por definir as metas e os prazos do programa, é destinado a propiciar o atendimento em energia elétrica à parcela da população do meio rural que não possui acesso a esse serviço público.
Adaptado de http://www.aneel.gov.br/documents/656835/15193631/DD_IG_11_3.pdf/5cdf78e2-1d00-fe9f-40a6-4feeed8e038d Acesso em 10 set 2021
Quanto ao programa Luz para Todos observe as afirmações a seguir:
I. Luz para Todos faz parte das Políticas Públicas da ANEEL pelo seu caráter de mobilização político-administrativa para articular e alocar recursos e esforços para tentar solucionar dado problema coletivo.
II. Luz para Todos, ao fazer parte das Políticas Públicas da ANEEL, auxilia o Estado a organizar as ações para colocar as políticas em prática, por meio de orientações normativas necessárias para atingir o objetivo de levar energia elétrica à população rural.
III. Luz para Todos não pode ser considerado como parte de uma Política Pública pois diz respeito somente a uma parcela da população atendida pelos serviços da ANEEL, a população rural.
Assinale a opção correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a afirmação I é correta
	
	B
	Somente a afirmação II é correta
	
	C
	Somente a afirmação III é correta
	
	D
	Somente as afirmações I e II são corretas
Esta é a alternativa correta pois a afirmação III é incorreta, já que Luz para Todos é uma Política Pública
Fonte: rota da disciplina de Construção de Indicadores, Aula Teórica 03, Tema 04 – Ciclo de políticas públicas
	
	E
	Somente as afirmações I e III são corretas
Questão 3/10 - Construção de indicadores
A preocupação em manter os funcionários esclarecidos sobre o que acontece na empresa é justificável. Quanto mais abrangente for o conhecimento de um profissional sobre o local em que trabalha melhores são os resultados que ele entrega. Não é fácil encontrar indicadores para demonstrar o impacto das ações de comunicação interna nos negócios. Mas é simples imaginar o tamanho do estrago quando o empreendedor não consegue mais explicar a seu time o caminho que a empresa tem de seguir para alcançar a meta planejada. Os empregados precisam saber para onde estão indo e por quê.
Adaptado de http://exame.abril.com.br/pme/para-que-todo-mundo-saiba/ Acesso em 10 set 2021
Com base nesta situação, observe as seguintes informações
I. É uma situação baseada na ótica dos stakeholders, pois diz respeito a como empregados compreendem a questão do desempenho organizacional
II.É uma situação baseada em classes de medidas, pois diz respeito ao impacto de questões comportamentais no desempenho organizacional
III. É uma situação baseada na perspectiva de referência em benchmark, pois diz respeito a comparação entre o desempenho de duas organizações
IV. É uma situação baseada em orientação temporal dinâmica do desempenho com mudanças nas expectativas de futuro caso o gestor saiba se comunicar adequadamente
São corretas somente as afirmações:
Nota: 0.0
	
	A
	I e III.
	
	B
	III e IV.
	
	C
	I, II e III.
	
	D
	I, II e IV.
Esta é a alternativa correta D pois somente a afirmação III está incorreta, já que não se trata de uma situação de comparação entre empresas
Fonte: rota da disciplina de Construção de Indicadores, Aula Teórica 03, Tema 01 – Desempenho organizacional
	
	E
	I, II, III e IV.
Questão 4/10 - Construção de indicadores
Há alguns critérios que precisam ser observados para a geração de indicadores. Dentre eles se compreende que os valores gastos para a obtenção do indicador devem ser inferiores aos benefícios trazidos por ele. Tal critério é denominado de:
Nota: 0.0
	
	A
	seletividade ou importância
	
	B
	simplicidade e clareza
	
	C
	rastreabilidade e acessibilidade
	
	D
	estabilidade e rapidez de disponibilidade
	
	E
	baixo custo de obtenção
Esta é a alternativa correta pois o indicador deve ser gerado a baixo custo, utilizando unidades adimensionais ou dimensionais simples, tais como, percentagem, unidades de tempo, etc.
Fonte: rota da disciplina de Construção de Indicadores, Aula Teórica 01, Tema 05 – Definição de indicadores
Questão 5/10 - Construção de indicadores
Muitos empreendedores e futuros empresários ainda pecam em não ver seu empreendimento como uma empresa, um negócio que como qualquer outro precisa atender a algumas exigências legais e outras estruturais do próprio funcionamento prático da ideia. Alguns deles buscam pular etapas ou protelar determinados requisitos que serão como pedras no sapato num futuro muito próximo. A ansiedade em alguns momentos se torna a força motriz do processo e o amadorismo somado ao sentimentalismo provoca o resultado do qual ninguém quer partilhar: o insucesso. Faz parte da vida fracassar, todavia, este nunca foi e em nenhum tempo será o objetivo.
Adaptado de https://administradores.com.br/artigos/planejar-organizar-dirigir-e-controlar Acesso em 10 set 2021
Com relação ao sucesso nas organizações, observe as seguintes afirmações:
I. É fundamental para o gestor planejar, de forma racional, quais são os objetivos a serem alcançados para que a organização possa ter sucesso
II. Processos organizacionais baseados em planejamento, organização, direção e controle terão mais possibilidade de sucesso.
III. Utilizar somente a função controlar é suficiente para garantir um bom desempenho organizacional e o sucesso da empresa
IV. É possível pular etapas, em especial o planejamento, para alcançar mais rapidamente o desempenho desejado e o sucesso organizacional.
São corretas somente as afirmações:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II.
Esta é a A alternativa correta pois é necessário planejar os objetivos desejados e usar de todas as funções do gestor para tentar obter sucesso. Assim, as afirmações I e II são corretas. As afirmações III e IV são incorretas pois o gestor deve passar por todas as funções, planejar, organizar, dirigir e controlar, para um bomdesempenho e um possível sucesso em relação ao almejado para a organização.
Fonte: rota da disciplina de Construção de Indicadores, Aula Teórica 01, Tema 01 – O Processo de Gestão
	
	B
	II e III.
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	I, II e IV.
Questão 6/10 - Construção de indicadores
O uso incorreto de indicadores pode gerar uma série de riscos para a organização, já que o gestor pode tomar decisões inadequadas por conta desse uso inadequado.
Observe as seguintes afirmações acerca dessa situação:
I. Fontes inadequadas de dados e informações, frequência inadequada de coleta de dados, método de coleta de dados inadequado, fórmula de cálculo do indicador elaborada de forma incorreta, falta de capacitação das pessoas que fazem as medições e/ou o acompanhamento dos resultados levam a uso incorreto dos indicadores
II. Utilizar somente indicadores financeiros é inadequado pois, mesmo sendo os mais conhecidos, eles não devem ser os únicos a serem elaborados e acompanhados para não haver incorreção nas decisões
III. Além do uso inadequado, é natural que um indicador de desempenho, que durante muito tempo funcionou perfeitamente na avaliação de determinado processo, venha a ficar desatualizado e perca a sua utilidade
São corretas somente as afirmações:
Nota: 0.0
	
	A
	I.
	
	B
	I e II.
	
	C
	I e III.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I, II e III.
Esta é a alternativa correta pois todas as situações estão relacionadas ao uso incorreto de indicadores
Fonte: rota da disciplina de Construção de Indicadores, Aula Teórica 02, Tema 04 – Riscos provenientes de uso incorreto de indicadores
Questão 7/10 - Construção de indicadores
A gestão de riscos em TI tem ganhado destaque no cotidiano das empresas, indo além das preocupações da equipe de TI e atingindo os demais setores. Isso porque os processos e rotinas organizacionais estão cada vez mais dependentes de recursos e ferramentas tecnológicas na proporção em que se expandem, evoluem e se tornam mais presentes na vida das pessoas. A lista de riscos que podem causar danos a essas ferramentas tem aumentado, variando de simples problemas em equipamentos até ataques cibernéticos constantes.
Adaptado de https://telium.com.br/blog/o-que-e-a-gestao-de-riscos-em-ti Acesso em 10 set 2021
O texto aponta que riscos são situações negativas, pois causam danos na organização. Com relação a esse tema, avalie as seguintes asserções:
I. Risco, de acordo com a ABNT (2018, p.1), é o “efeito da incerteza nos objetivos”.
PORQUE
II. esse efeito é um desvio em relação ao esperado sempre negativo
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Nota: 0.0
	
	A
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Esta é a alternativa correta porque o conceito de risco está correto, mas o risco tanto pode ser um desvio negativo quanto positivo para a organização. Assim a afirmação II é incorreta.
Fonte: rota da disciplina de Construção de Indicadores, Aula Teórica 02, Tema 01 – O conceito de risco
	
	D
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	E
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Questão 8/10 - Construção de indicadores
Não existe regra exata do número de indicadores. Mas é importante que os indicadores estejam adequados às necessidades daquilo que se precisa saber. É melhor ter poucos indicadores, mas que sejam efetivos, do que ter muitos indicadores com pouca efetividade.
Adaptado de https://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/colunistas/filomena-garcia/2014/12/02/7-dicas-para-criar-seus-proprios-indicadores-e-saber-se-empresa-vai-bem.htm?cmpid=copiaecola Acesso em 10 set 2021
O texto aponta uma situação frequente de quem trabalha com riscos advindos de indicadores, relacionada
Nota: 0.0
	
	A
	À avaliação de desempenho de ações pouco concretas
	
	B
	À escolha das medidas de desempenho coerente com a estratégia da empresa
	
	C
	À coleta de informações em fontes inadequadas ou com uma periodicidade que não condiz com a necessidade da empresa
	
	D
	À sobrecarga de indicadores, por se imaginar que quanto mais indicadores maior será o controle do desempenho organizacional
Esta é a alternativa correta pois é relativa ao uso de uma quantidade excessiva de indicadores
Fonte: rota da disciplina de Construção de Indicadores, Aula Teórica 02, Tema 05 – Como mitigar riscos dos indicadores organizacionais
	
	E
	À concentração nos indicadores que apresentam bons índices, ao invés de se priorizar a análise dos indicadores que são efetivamente relevantes
Questão 9/10 - Construção de indicadores
Para desenvolver na empresa a cultura do aperfeiçoamento contínuo para a melhoria dos resultados é necessário trabalhar com indicadores, metas, planejamentos de longo prazo, estratégia de negócios, priorização e visão de oportunidades. Assim é possível comparar os resultados anteriores da empresa com os resultados atuais, em busca da melhoria contínua.
Adaptado de https://revistapegn.globo.com/Publicidade/Meu-Negocio-por-SafraPay/noticia/2021/08/6-passos-para-aumentar-produtividade.htm Acesso em 10 set 2021
Com relação à comparação de resultados por meio de indicadores é correto afirmar que tal comparação acontece quando:
Nota: 0.0
	
	A
	se transforma em compromisso que não deve ser cumprido pela empresa
	
	B
	se estabelece os indicadores como uma medida pontual das finanças da empresa
	
	C
	se pretende observar o futuro, por meio de série histórica, para prospectar situações do presente
	
	D
	se pretende observar o passado, em situações totalmente aleatórias, para confrontar com o momento atual
	
	E
	o indicador assume um papel de referencial de desempenho, incluindo nessa caso a comparação com organizações benchmark
Esta é a alternativa correta porque indicadores podem ser comparativos de desempenho da empresa em relação a outras empresas que apresentem desempenhos iguais ou melhores (empresas benchmark).
Fonte: rota da disciplina de Construção de Indicadores, Aula Teórica 01, Tema 03 – O que são indicadores
Questão 10/10 - Construção de indicadores
Um dos indicadores mensurados pelo MEC para reconhecer ou renovar o reconhecimento de um curso de graduação à distância diz respeito à relação entre o número de docentes (professores) e o número de vagas do curso. O critério de avaliação para a melhor situação possível, em que se atribui a maior nota para o indicador, diz que a relação entre o número de vagas previstas/implantadas e o número de docentes do curso é de até 130 vagas por docente.
Adaptado de http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2015/instrumento_cursos_graduacao_publicacao_agosto_2015.pdf Acesso em 10 set 2021
Este indicador demonstra alguns aspectos de medição de desempenho. Observe as seguintes afirmações acerca desses aspectos de medição:
I. Este é um indicador que se caracteriza pelo nível de análise, pois diz respeito a uma parte da organização de ensino, o curso de graduação
II. Este é um indicador que se caracteriza pela objetividade dos dados, em que há avaliação por especialistas (os avaliadores do MEC)
III. Este é um indicador que se caracteriza pelo formato dos dados, apresentados de forma qualitativa
São corretas somente as afirmações:
Nota: 10.0
	
	A
	I.
	
	B
	I e II.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta pois a afirmação III é incorreta, já que os dados desse indicador são quantitativos
Fonte: rota da disciplina de Construção de Indicadores, Aula Teórica 03, Tema 02 – Mensuração do desempenho organizacional
	
	C
	I e III.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina