Buscar

Atividade sobre bactérias e meios de cultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Data: 12/03/2021 Período: 2º 
	
	Disciplina: Microbiologia		Professora: Gláucia D. A. Medeiros
	
	Alun@: Mariana Costa Moreira Cruz
Estudo Dirigido 
1. Como as bactérias são divididas quanto a forma e arranjo?
As bactérias são classificadas quanto a sua forma celular, composição da parede celular, forma de obtenção da matéria orgânica, capacidade de formação de esporos e ainda possuem características específicas. Elas medem em torno de 0,5 a 5 μm de comprimento. As mais comuns são Cocos de forma esférica ou subesférica (do gênero Coccus) e Bacilo em forma de bastão (do gênero Bacillus). Existem outras menos comuns que são as espirais: Vibrião na forma de vírgula (do género Vibrio), Espirilo em forma de espiral/ondulada (do gênero Spirillum) e Espiroqueta em forma acentuada de espiral. Existem ainda formas especiais: Bactéria em forma de estrela e bactérias retangulares.
Arranjo de Cocos
Diplococos: Dois tipos de bactérias, na forma de um coco conectado; Quádruplo: Grupo de quatro cocos; Sarcina: Oito cocos são unidos para formar uma estrutura semelhante a um cubo; Estreptococos: Os cocos são conectados entre si para formar uma cadeia; Estafilococos: Os cocos são agrupados como cachos de uvas.
Arranjo de Bacilos
Bacilo isolado; Diplobacilos: Bacilos dispostos aos pares; Estreptobacilos: Bacilos unidos formando uma cadeia; Cocobacilos: extremamente pequeno, considerado uma forma de transição entre cocos e bacilo.
2. Quais são as estruturas que compõem as células bacterianas? Descreva a função de cada uma delas.
Membrana plasmática: A camada de revestimento do citoplasma, composta por fosfolipídios, proteínas e lipídios.
Citoplasma: líquido viscoso com enzimas e metabólitos. Muito do metabolismo das células bacterianas ocorre no citoplasma. Os ribossomos são distribuídos por todo o citoplasma.
Cromossomo: consiste em DNA que forma uma única fita circular em uma dupla hélice. Possui dobras, mas não há camada protetora. Os cromossomos das bactérias estão localizados no citoplasma.
Plasmídeo: Estrutura em formato de fio que se diferencia de um organismo a outro e que pode ser usada para ligação, é responsável pela autorreplicação (forma resistente) das bactérias.
Cápsulas: na presença de grandes quantidades de água, essas cápsulas ficam localizadas ao redor da parede celular. Além de facilitar a adesão ao substrato, também auxiliam as bactérias a resistir ao processo de fagocitose.
Esporos: Formam uma camada protetora em certos tipos de bactérias, tornando-os mais resistentes às mudanças ambientais que ameaçam sua sobrevivência. Eles também desempenham um papel na prevenção de efeitos químicos e físicos.
Parede celular: Localiza-se ao redor da membrana plasmática e sua principal função é garantir a proteção celular e modelar as células bacterianas. A parede protetora é forte e densa.
3. Descreva os tipos de reprodução bacteriana.
4. Quais os fatores que influenciam o crescimento microbiano? Como as bactérias são classificadas com relação ao pH?
5. De acordo com as variações de temperatura os microrganismos podem ser classificados em psicrófilos, mesófilos e termófilos. Com base nessa classificação, qual faixa de temperatura se encontra uma variação que destroem a maioria dos microrganismos?
6. Classifique e descreva e exemplifique os grupos de acordo com a necessidade de oxigênio de alguns microrganismos:
7. Comente sobre as fases do crescimento bacteriano.
8. O que são bactérias fastidiosas?
9. Defina os termos:
a. Inóculo
b. Cultura de microrganismos
c. Colônia
d. Cepa ou estirpe
10. Diferencie e exemplifique os meios de cultura com base na procedência de seus constituintes, estado físico e finalidade.
Bons estudos =)

Continue navegando