Buscar

prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
	Volume de distribuição (Vd), também conhecido como volume aparente de distribuição, é um termo usado na farmacologia e toxicologia para quantificar a distribuição de uma droga pelo corpo após administração oral ou parenteral. É definido como o volume no qual uma determinada quantidade de droga precisaria ser uniformemente distribuída para produzir a concentração sanguínea observada. Observe o Vd dos dois fármacos hipotéticos dispostos a seguir:
-Fármaco X: Vd = 1 L
-Fármaco Y: Vd = 2 L
A respeito dos dados apresentados, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O fármaco Y é provavelmente mais lipossolúvel que o fármaco X, e encontra-se em sua maior parte ligado a componentes teciduais.
	
	b) O fármaco Y é provavelmente mais hidrossolúvel que o fármaco X, e encontra-se em sua maior parte ligado a componentes teciduais.
	
	c) O fármaco Y é provavelmente mais lipossolúvel que o fármaco X, e encontra-se em sua maior parte ligado a proteínas plasmáticas.
	
	d) O fármaco X é provavelmente mais lipossolúvel que o fármaco Y, e encontra-se em sua maior parte ligado a proteínas plasmáticas.
	 
	 
	2.
	A farmacocinética, às vezes descrita como o que o corpo faz a um medicamento, refere-se ao movimento do medicamento para dentro, através e para fora do corpo - o curso temporal de sua absorção, biodisponibilidade, distribuição, metabolismo e excreção. A respeito das fases da farmacocinética, analise as afirmativas a seguir:
I- A absorção é a fase da farmacocinética que diz respeito à entrada do fármaco no corpo, por quais locais ele será absorvido e quais características químicas da substância e fisiológicas do organismo que irão influenciar neste fenômeno.
II- A distribuição compõe a principal parte dos estudos de farmacodinâmica e observa o movimento que o fármaco irá realizar no corpo, quais compartimentos irá conseguir acessar, a depender de suas características físico-químicas.
III- A eliminação, também referida como excreção é a fase de eliminação propriamente dita do fármaco do corpo, por quais vias será excretado e de que forma isso pode influenciar na sua finalidade clínica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	b) Somente a afirmativa I está correta.
	
	c) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	3.
	Embora existam algumas exceções notáveis, um princípio fundamental da farmacologia é que os medicamentos devem interagir com um alvo molecular para exercer um efeito. A interação de drogas com alvos moleculares é o evento inicial em um processo de várias etapas que, em última análise, altera a função do tecido. A respeito dos princípios gerais aplicados à farmacodinâmica, analise as afirmativas a seguir:
I- A farmacodinâmica estuda as interações que ocorrem entre moléculas com potencial farmacológico e seus possíveis alvos.
II- Quanto maior a fração biodisponível de um fármaco no organismo após sua absorção, maior será a probabilidade que a atividade farmacológica ocorra.
III- A constante de dissociação também pode ser definida como a concentração de fármaco em que 50% dos receptores disponíveis encontram-se ocupados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	b) Somente a afirmativa III está correta.
	
	c) Somente a afirmativa I está correta.
	
	d) Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	4.
	A biotransformação é vital para a sobrevivência porque transforma os componentes químicos absorvidos em substâncias necessárias para as funções normais do corpo. Para alguns produtos farmacêuticos, é um metabólito terapêutico e não a droga absorvida. A respeito dos mecanismos relacionados à Fase II da biotransformação, analise as afirmativas a seguir:
I- Estas reações ocorrem principalmente no fígado, mas outros tecidos como pulmões e rins também podem estar envolvidos.
II- Ao contrário das reações de Fase I, as reações de Fase II são catabólicas e chamadas de reações de funcionalização.
III- Algumas substâncias endógenas, como a bilirrubina são conjugados também via reações de Fase II.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a afirmativa II está correta.
	
	b) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	5.
	Receptores são macromoléculas envolvidas na sinalização química entre e dentro das células; eles podem estar localizados na membrana da superfície celular ou dentro do citoplasma. Os receptores ativados regulam direta ou indiretamente os processos bioquímicos celulares (por exemplo, condutância iônica, fosforilação de proteínas, transcrição de DNA, atividade enzimática). Acerca das interações entre fármacos e seus alvos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Fármacos agonistas são aqueles que se ligam a seus receptores estabilizando-os no seu estado ativo.
(    ) Fármacos antagonistas são aqueles que são capazes de inibir a ação de uma molécula agonista, mas que na ausência desta molécula não têm a capacidade de gerar efeito algum.
(    ) Alguns exemplos de agonistas são agonistas totais, agonistas parciais e agonistas inversos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V.
	
	b) V - V - F.
	
	c) F - V - V.
	
	d) V - V - V.
	
	
	6.
	Farmacoterapia é a terapia que usa formulações farmacêuticas, em contraste com a terapia que usa cirurgia (terapia cirúrgica), radiação (terapia de radiação), movimento (terapia física) ou outros modos. Alguns termos, como a "janela terapêutica" são utilizados para determinar características da farmacoterapia. A respeito dos conceitos relacionados a janelas terapêuticas de fármacos, analise as afirmativas a seguir:
I- Fármacos que ultrapassam o limite superior de sua janela terapêutica provavelmente irão apresentar sinais de eficácia comprometida.
II- Fármacos que não alcançam a faixa de dosagem da janela terapêutica não irão apresentar efeito terapêutico.
III- Fármacos com janelas terapêuticas mais estreitas são aqueles com maior segurança atrelada a seu uso.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	b) Somente a afirmativa I está correta.
	
	c) Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	
	d) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	7.
	O tempo de meia-vida depende da depuração e do volume de distribuição do fármaco em questão, de modo que uma diminuição na depuração ou um aumento no volume de distribuição irá prolongar a meia-vida e levar a um intervalo de dosagem mais longo. Sobre a definição do tempo de meia vida em farmacologia, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Expressa quanto tempo é necessário para que um fármaco chegue à metade da sua concentração urinária máxima alcançada.
	
	b) Expressa quanto tempo é necessário para que um fármaco chegue à metade da sua concentração plasmática máxima alcançada.
	
	c) Expressa quanto tempo é necessário para que um fármaco chegue à metade da sua concentração plasmática logo após sua administração.
	
	d) Expressa quanto tempo é necessário para que um fármaco chegue à metade da sua concentração biliar máxima alcançada.
	
	
	8.
	Uma relação dose-resposta é aquela em que níveis crescentes de exposição estão associados a um risco crescente ou decrescente do resultado. A curva de dose resposta que expressa a fração populacional que responde a uma dose estabelecida de um fármaco é conhecida como:
	
	a) Dose-resposta tóxica.
	
	b) Dose-resposta eficaz.
	
	c) Dose-resposta quantal.
	
	d) Dose-resposta graduada.
	
	
	9.
	ADME é uma abreviatura em farmacocinética e farmacologia para "absorção, distribuição, metabolismo e excreção" e descreve a disposição de um composto farmacêutico dentro de um organismo. Sobre o conjunto de transformações químicas que o organismo irá impor à molécula do fármaco, através de sistemas enzimáticos, para que ela possa se tornar mais hidrossolúvel e, assim, ser mais facilmente desprezada do organismo,assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Estes fenômenos compõem a fase de Metabolismo.
	
	b) Estes fenômenos compõem a fase de Excreção.
	
	c) Estes fenômenos compõem a fase de Absorção.
	
	d) Estes fenômenos compõem a fase de Distribuição.
	
	
	10.
	O metabolismo de uma droga ou toxina no corpo é um exemplo de biotransformação. O corpo normalmente lida com um composto estranho, tornando-o mais solúvel em água, para aumentar a taxa de sua excreção através da urina. A respeito dos mecanismos relacionados à Fase I da biotransformação, analise as afirmativas a seguir:
I- Nas reações de Fase I ocorre o processo de conjugação molecular.
II- Neste processo, a molécula do fármaco sofre reações como oxidação, redução e hidrólise, e é adicionado a sua estrutura um grupo reativo, como uma amina.
III- Após as reações da Fase I, o fármaco pode ser inativado, mas, em alguns casos, pode se tornar uma molécula com ação farmacológica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	b) Somente a afirmativa II está correta.
	
	c) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.

Continue navegando