Buscar

Atividade 3 _temas contemporaneos em psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Psicologia Escolar e Educacional tem, progressivamente, identificado a relação entre fenômenos psicossociais e escolarização. Dentre esses fenômenos, encontra-se o racismo como processo estrutural construído histórica e socialmente que impacta o cotidiano de grande parte da população brasileira. Podem-se observar relações entre racismo e: evasão escolar, fracasso escolar, saúde mental do estudante, motivação escolar, relações interpessoais na escola, dentre outros processos da trajetória escolar.Escolha um desses processos e:a) discuta a relação entre racismo e o processo escolhido;b) desenvolva uma proposta de intervenção da(o) psicóloga(o) escolar e educacional sobre o processo escolhido levando em consideração aspectos relacionados ao fator étnico-racial.
O racismo e o fracasso escolar
O racismo estrutural está impregnado na nossa sociedade e temos visto como é difícil resolver esse problema mesmo com o engajamento da sociedade, são anos e anos de descaso e preconceito, que acabam por salientar outras adversidades sociais, como na saúde, moradia e educação por exemplo.
O fracasso escolar está muita das vezes, diretamente ligado ao racismo, pois vemos que as pessoas com menos infraestrutura econômica fazem parte desse grupo étnico, por causa dos anos de segregação racial vividas no nosso país. Os alunos, por diversas razões precisam trabalhar para ajudar em casa e acabam ficando sobrecarregados e não conseguem dar conta da carga horária da escola. Aceitando trabalhos informais e dessa forma continuam dando continuidade ao círculo vicioso, não estudam porque precisam trabalhar, mas não conseguem bons empregos porque não tem formação. Logo, sem formação escolar completa, há a perpetuação da pobreza devido à permanência em empregos mal remunerado, Nesse sentido, verifica-se que uma das principais variáveis relacionadas ao fracasso escolar é a desigualdade social.
É imprescindível reconhecer que há desigualdade racial na educação, para que se possa questionar o dia a dia e transformar as práticas pedagógicas, reconhecer que há uma hierarquia racial expressa através de padrões estéticos, de menosprezo da cultura negra e de haver críticas tendenciosas por parte dos docentes sobre o comportamento de crianças negras dentro da escola. As atitudes apresentadas contribuem de forma bastante significativa para a criação ou reforço do sentimento de inferioridade e de baixa autoestima (CAVALLEIRO, 2001).
É um problema complexo e o psicólogo escolar e educacional deve levar em conta todos os fatores na hora de propor uma intervenção. Rodrigues de Paula, 2009, defende que fatores intra-escolares e extraescolares podem ser apontados como alguns possíveis motivos para o fracasso escolar. Fatores intra-escolares, como o próprio nome já diz, tem relação com problemas relacionados à escola, e ocorrem no âmbito escolar. Já os fatores extraescolares, são fatores externos à escola, problemas ou situações que os alunos estão envolvidos fora do ambiente educacional, geralmente com a família, e tem relação com a falta de moradia dos alunos, falta de alimentação, má condição de vida, violência, falta de transporte escolar, necessidade de trabalhar para ajudar a família, entre outros.
Cabe ao profissional de Psicologia fazer uma avaliação que considere todos os aspectos que possam estar interferindo no processo de ensino-aprendizagem do aluno, e que influenciem no fenômeno do fracasso escolar: condições sociais, fatores intra- escolares e extraescolares, se o processo educativo ofertado na escola é de qualidade, e a dinâmica do psicológico do aluno na escola. A avaliação do aluno é deve ser o ponto inicial de uma intervenção que deve contribuir para o processo de combate ao fracasso escolar. Com relação à educação brasileira, o Brasil ainda é um país que possui políticas e ações precárias no combate e erradicação do fracasso escolar.
Bibliografia
DIREITOS HUMANOS E VIOLÊNCIAS ÉTNICORACIAIS CONTRA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E CONTRA IMIGRANTES Autoria: Me. Pablo Mateus dos Santos Jacinto - Revisão técnica: Ma. Luana Pinto Moraes.
FRACASSO ESCOLAR: O PAPEL DO PSICOLOGO E SUA ATUAÇÃO NA REALIDADE ESCOLAR BRASILEIRA Autor: Lucenir da Silva Maciel; Co-autor: Ana Raquel de Sousa Oliveira; Orientador: Francisco Felipe Paiva Fernandes. Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/Unidade Acadêmica de Psicologia – UAPSI.
O QUE HÁ POR TRAS DO FRACASSO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS Autora: Gerusa Faria Rodrigues Professora SME Duque de Caxias Professora Curso de Pedagogia – Universidade Católica de Petrópolis.

Continue navegando