Buscar

Building Information Modeling

Prévia do material em texto

Todo projeto de construção é composto por uma variedade de disciplinas e profissionais. Pela característica desse trabalho polidisciplinar há a produção de interferências indesejáveis entre os sistemas em elaboração. A coordenação física de projetos objetiva promover a compatibilização interdisciplinar no processo produtivo. Nesse contexto,  o Building Information Modeling (BIM) surge como uma emergente metodologia capaz auxiliar de maneira eficaz o desenvolvimento projetos.
No contexto do Building Information Modeling e de suas características escreva:
1. a) o conceito do BIM;
2. b) duas características do BIM que visam dar automaticidade, agilidade e, sobretudo, qualidade aos projetos.
Resposta:
a) Existem vários conceitos de BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção), mas de forma clara, o processo tem objetivo de integrar arquitetos, construtores e engenheiros na elaboração de um modelo visual preciso, que exibe as características físicas e funcionais de uma edificação, apresentando informações importantes de forma rápida e clara, tais como: topografia, cálculo energético, previsões de insumos e as ações de todas etapas a serem realizadas. Serve de alicerce não apenas para uma edificação, mas sim para simular o desenvolvimento do empreendimento em um bairro ou cidade, o comportamento da estrutura frente as mudanças climáticas, de conforto e segurança, eficiência energética e de consumo de materiais. Essas informações permitem perceber os conflitos, interferências e ganhos sociais da edificação em todo seu ciclo. De forma simplificada o BIM é uma construção virtual da obra, feita de forma integrada colaborativa com as informações pertinentes a construção.
Duas características do BIM
Levantamento de insumos;
Simulações;
B) Por exemplo a construção de uma parede, as informações como as dimensões da parede, os materiais que compõem aquela parede, o custo dos materiais, são informações da construção, o processo de modelar essas informações é o que chamamos de BIM e essas informações são integradas. Outro exemplo bem prático e explicativo, se projetarmos uma porta de 70 cm essa porta passou para 80 cm ao modificar essa porta para 80 cm ela automaticamente vai ser corrigida em corte, fachada e perspectiva no quadro de esquadrias no orçamento é tudo automático.

Continue navegando