Buscar

Aminoácidos: Definição, Classificação e Funções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS AGRÁRIAS
UNIDADE EDUCACIONAL CECA
MEDICINA VETERINÁRIA
BIOQUÍMICA GERAL
Aminoácidos
Podem ser definidos como moléculas orgânicas que apresentam grupos de carboxila (-COOH) e amino (-NH3) ligados a um único carbono, denominado de carbono alfa. 
Esse carbono é observado no centro do aminoácido e ligase ao grupo amino, ao grupo carboxila, a um átomo de hidrogênio e a um grupo variável, que é chamado de cadeia lateral ou grupo R.
São agrupados, geralmente, de acordo com as características de suas cadeias laterais. Assim, pode-se dividir em: 
· Aminoácidos com cadeias laterais apolares; 
· Aminoácidos com cadeias laterais polares; 
· Aminoácidos ácidos (aminoácidos que possuem cadeias laterais com carga negativa devido à presença de grupos carboxila); 
· Aminoácidos básicos (aminoácidos que possuem o grupo amino nas cadeias laterais). 
Podem ser classificados em dois grupos: aminoácidos essenciais e não essenciais. Nesse caso, o critério utilizado é a capacidade do organismo de sintetizar esses aminoácidos. 
Os aminoácidos essenciais são aqueles que não podem ser sintetizados endogenamente e devem ser obtidos a partir do alimento. Aminoácidos não essenciais são aqueles que o organismo é capaz de sintetizar. 
 
 Os aminoácidos podem ser encontrados em diversos alimentos, como carnes vermelhas, ovos, queijo, feijão, lentilha, amêndoas, amendoim e arroz. 
Os Aminoácidos Essenciais
· São aqueles que devem ser obtidos por meio da alimentação, devido ao fato de que o organismo não é capaz de sintetizá-los. 
· São considerados aminoácidos essenciais: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. Nas crianças, considera-se ainda mais um aminoácido como essencial: a histidina. 
· Vale destacar que a arginina é considerada um aminoácido condicionalmente essencial. 
· Isso se deve ao fato de que, em condições normais, o organismo é capaz de produzi-lo em quantidade adequada, entretanto, em determinadas situações clínicas, observa-se um consumo aumentado desse aminoácido, de modo que excede a capacidade do corpo de produzi-lo. 
 
Aminoácidos não essenciais
· Alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, cisteína, glutamina, glicina, prolina, serina, tirosina e histidina (considerada um aminoácido semiessencial, pois crianças podem não conseguir suprir todas suas necessidades de histidina somente através da produção interna). 
 
Função dos aminoácidos
· São moléculas importantes que atuam como subunidades na construção das proteínas. 
· As proteínas são macromoléculas essenciais para os seres vivos, atuando, entre outras funções, na defesa do organismo, na comunicação celular, no transporte de substância, na movimentação e contração de certas estruturas, e como catalisadores de reações químicas (enzimas). 
 
Aminoácidos e Proteínas
· Os aminoácidos são importantes na formação das proteínas. 
· Cada uma dessas macromoléculas é formada por uma longa cadeia de aminoácidos, os quais são ligados por meio de ligações peptídicas. 
· Cada proteína é formada por uma sequência específica de aminoácidos, sequência essa que determinará sua conformação tridimensional. 
· Os 20 tipos de aminoácidos diferentes existentes combinam-se de diferentes formas, dando origem a diferentes proteínas. 
· Uma proteína apresenta, em média, entre 50 e 2000 aminoácidos. 
 
Informações importantes
· Tanto d-aminoácidos quanto aminoácidos não a ocorrem na natureza, porém as proteínas são sintetizadas usando apenas l-a-aminoácidos. 
· Os d-aminoácidos, contudo, possuem funções metabólicas não apenas em bactérias, mas também em seres humanos. 
· Os l-a-aminoácidos possuem funções metabólicas vitais além da síntese de proteínas. Alguns exemplos incluem a biossíntese de ureia, heme, ácidos nucleicos e hormônios, como epinefrina e DOPA. Certos l-a-aminoácidos presentes em sementes de plantas podem ter efeitos nocivos à saúde humana, como, por exemplo, no latirismo. 
· Os grupamentos R dos aminoácidos determinam suas funções bioquímicas próprias. 
· Os aminoácidos são classificados como básicos, ácidos, aromáticos, alifáticos ou contendo enxofre, com base na composição e nas propriedades de seus grupos R. 
· O caráter de ligação dupla parcial da ligação que une o carbono da carbonila e o nitrogênio de um peptídeo torna os quatro átomos da ligação peptídica coplanares e, consequentemente, restringe o número de possíveis conformações peptídicas. 
 Funções dos aminoácidos essenciais
Leucina: estimula as sínteses das proteínas musculares e é um dos principais combustíveis das reações anabolizantes. 
· Isoleucina: responsável pela síntese de glutamina e alanina, além de agir no desenvolvimento e reparos dos músculos. 
· Valina: é um aminoácido que auxilia na síntese de outros aminoácidos, no reparo dos tecidos e na manutenção do balanço nitrogenado equilibrado. 
· Fenilalanina: este aminoácido potencializa a produção de hormônios e neurotransmissores, como a dopamina, adrenalina e noradrenalina, substâncias ativadoras do sistema nervoso central e periférico. Ele é importante para manter atividades mentais e psicológicas em equilíbrio e melhora a capacidade cognitiva. 
· Lisina: trata-se de um aminoácido que regula a produção de óxido nítrico, é componente estrutural do colágeno e possui ação antiviral. 
· Metionina: é uma importante fonte de enxofre e outros compostos necessários para o metabolismo e componentes celulares. A metionina se converte em cistina, aminoácido importante na síntese de glutationa (antioxidante natural). 
· Triptofano: substância que incentiva a liberação de serotonina (hormônio que regula funções importantes, como o humor, a temperatura do corpo e ritmo cardíaco) e a melatonina (hormônio relacionado ao sono). 
· Treonina: responsável pela produção de mucina, proteína necessária para a manutenção da integridade e função intestinal. Importante para a imunidade e responsável pela síntese de glicina.
Funções dos Aminoácidos Não Essenciais
· Ácido aspártico: Auxilia o organismo na eliminação da amônia, assim como na proteção do sistema nervoso central. 
· Ácido glutâmico: Trata-se do principal combustível cerebral. Considera-se esse aa como o grande responsável pelo bom funcionamento do cérebro. 
· Alanina: É utilizado como fonte precursora do ácido pantatênico. 
· Arginina: Auxilia no funcionamento normal da glândula pituitária. É também empregado na desintoxicação geral do organismo. Forma o colágeno em uma grande proporção. 
· BCAA: Trata-se de um complexo que envolve três aminoácidos, são eles a leucina, a isoleucina e valina. São essenciais para a produção da massa corporal, sendo constantemente utilizado como suprimento para atletas de alta performance. 
· Cisteína: Representa uma importante fonte de enxofre para o organismo. Auxilia na desintoxicação do organismo e atua no sistema imunológico. Está também envolvido no crescimento dos cabelos, unhas e na regeneração cutânea. 
· Glicina: É o aminoácido mais simples, estruturalmente. Atua no funcionamento do sistema nervoso e nos tecidos musculares. 
 
Tabela de 20 Aminoácidos encontrados nas Proteínas

Outros materiais