Logo Passei Direto
Buscar

AV 1 - Marketing Digital

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A empresa CASA & CIA possui mais de 30 anos de mercado e é especializada em produtos para cama, mesa e banho. Recentemente, decidiu reformular seu serviço de atendimento ao cliente, que era exclusivamente focado na comunicação via telefone. Para isso, a CASA & CIA mudou algumas estratégias e ferramentas de comunicação, focando agora no chat, e-mail e redes sociais, proporcionando diversos canais de relacionamento com o cliente.
A esta estratégia damos o nome de:
a. WEB 2.0.
b. PDR (Plataformas Diversificadas de Relacionamento).
c. SAD (Serviço de Atendimento Digital).
d. WEB 1.0.
e. SAC 3.0.

A empresa Bela S/A é uma das maiores do setor de cosméticos do país. Atualmente, ela está lançando no mercado uma nova linha de batons de longa duração e pretende focar sua estratégia de marketing integralmente no meio digital. Para isso, pretende contratar um grande influenciador digital do meio e produzir uma série de três vídeos tutoriais sobre as principais cores da coleção e as tendências da estação.
Com base na situação descrita acima, avalie as asserções.
I – Adotar a estratégia de produção de conteúdos em forma de vídeo com uma personalidade digital é acertada.
II – Conteúdos em vídeo promovem um maior engajamento do usuário, por ser uma mídia mais dinâmica. Além disso, o fato do vídeo produzido ser um tutorial relacionando a cor do batom com a tendência promove um benefício ao cliente, por ser conteúdo relevante.
III – Esta estratégia é inadequada, uma vez que a visualização de vídeos não é muito atraente para usuários de telefones celulares.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I está correta.
c. Apenas III está correta.
d. Apenas II está correta.
e. Apenas I e III estão corretas.

A empresa Sempre Bela SA, uma empresa de cosméticos para a terceira idade precisa definir o seu “cliente ideal” através da geração de uma persona. Depois de uma análise criteriosa, chegou-se a persona mais adequada: dona Adélia, uma professora aposentada, de 60 anos, cheia de vitalidade e muito vaidosa, moradora de uma grande cidade e que pratica regularmente atividades físicas. Seu principal sonho é chegar aos 90 anos, lúcida e com saúde.
Sobre as características desta persona, analise as afirmações abaixo.
I – Na frase “dona Adélia, uma professora aposentada [....]”significa a definição dos hábitos de consumo da persona.
II – Na frase “moradora de uma grande cidade [....]” significa a definição de atributos demográficos e geográficos da persona.
III – Na frase “[....] chegar aos 90 anos lúcida e com saúde [...]” significa a definição dos objetivos da persona.
IV – Na frase “[....] cheia de vitalidade e muito vaidosa [...]” significa a definição da localização geográfica da persona.
a. Estão corretas I e III.
b. Estão corretas III e IV.
c. Estão corretas II e III.
d. Estão corretas I e IV.
e. Estão correta I e II.

A Tijolão Materiais de Construção LTDA, contratou um designer para desenvolver seu website. A empresa solicitou que o site possa ser visualizado em todos os dispositivos móveis, para facilitar a busca pela loja por parte dos usuários. Dessa forma, o designer deverá desenvolver uma interface gráfica responsiva para que se ajuste quando acessado a diversos dispositivos móveis.
Analise as informações abaixo para depois fazer o que se pede.
I – O site deve conter informações como telefone da empresa, endereço completo, preços dos produtos.
II – Informações institucionais são áreas que normalmente não são as mais acessadas em websites.
III – Por conta da geolocalização do telefone, os sites buscadores informam primeiramente para os clientes dados como telefones e endereços da empresa.
a. As afirmações I e III são verdadeiras.
b. Apenas a afirmação III é verdadeira.
c. Apenas a afirmação II é verdadeira.
d. As afirmações I e II são verdadeiras.
e. As afirmações II e III são verdadeiras.

A empresa João de Barro SA é uma empresa que vende materiais de construção que recentemente decidiu implantar uma loja virtual para comercializar de seus produtos e um blog para publicar dicas e melhores práticas de construções e reformas. Ela contratou um profissional de marketing que está elaborando um plano de ações com base em SEM e SEO.
Com base na situação descrita, avalie as asserções a seguir e assinale V (verdadeiro) e F (falso).
( ) Dentre as ações de SEO, destacam-se a publicação de textos no blog com inserção de palavras-chave, uso de listas e palavras realçadas em negrito.
( ) Palavras-chave em postagens não são consideradas como melhores práticas de criação conteúdos utilizando SEM.
( ) SEM significa Search Engine Marketing é uma prática de inserção de palavras-chave em postagens de blogs.
a. F – V – V.
b. V – F – F.
c. V – F – V.
d. V – F – F.
e. V – V – V.

Leia o trecho a seguir. “A proliferação de tecnologias e plataformas digitais oferece um cenário fértil para as mais diversificadas ações de marketing. A possibilidade de mensuração que o ambiente digital propicia também é uma vantagem enorme em relação aos ambientes materiais tangíveis - o digital permite sincronicidade (behavioral targeting). No entanto, para se utilizar uma ferramenta com maestria, é necessário, primeiro, conhecê-la. É aí que reside um dos maiores problemas do cenário digital: a velocidade de mudança, que muitas vezes não nos dá tempo para conhecer todas as ferramentas e opções disponíveis.”
A partir do trecho lido e do seu conhecimento sobre marketing e marketing digital, analise as assertivas a seguir, marcando V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
I) ( ) Um dos principais diferenciais do marketing digital em relação ao tradicional está justamente no poder do consumidor de interação com conteúdos e novas mídias.
II) ( ) O profissional de marketing deve estar sempre focado e informado a respeito das mudanças nas ações e estratégias voltadas para redes sociais e internet.
III) ( ) Em ações de marketing digital, não há possibilidade de interação entre o cliente e a empresa no momento de lançamento do produto, por meio das redes sociais.
IV) ( ) Mesmo com todas as ações e estratégias mais democráticas promovidas pelo marketing digital, o cliente não se mostra muito interessado em buscar informações ou compartilhar os conteúdos.
a. V – V – F – F
b. V – V – V – V.
c. F – V – F – V
d. F – F – F – F.
e. F – F – F – V.

As redes sociais são fundamentais para divulgar uma empresa, produto ou serviço. Contudo, estar presente diariamente em todas as plataformas sociais pode ser muito trabalhoso, especialmente para empresas que trabalham com equipes pequenas. Sendo assim, é importante saber quais são as redes que se enquadram melhor ao público-alvo da empresa. Sabemos que por meio de uma tabela, podemos conhecer como estão distribuídos os usuários de acordo com a faixa etária.
Considerando essa informação, analise as afirmacoes a seguir.
I - O Facebook concentra o maior percentual de usuários com mais de 65 anos em comparação com outras redes sociais.
II - O Snapchat é uma rede social cujo maior número de usuários jovens está na faixa de até 34 anos de idade.
III - O Instagram não é muito utilizado por pessoas acima dos 18 anos de idade.
a. II e IV.
b. III e IV.
c. I e II.
d. I e II.
e. II e III.

“O que muitos chamam de 'mídia social' hoje compreende um fenômeno complexo, que abarca o conjunto de novas tecnologias de comunicação mais participativas, mais rápidas e mais populares e as apropriações sociais que foram e que são geradas em torno dessas ferramentas. É um momento de hiperconexão em rede, onde estamos não apenas conectados, mas onde transcrevemos nossos grupos sociais e, através do suporte, geramos novas formas de circulação, filtragem e difusão dessas informações”.
Sobre mídias sociais, analise as afirmações abaixo.
I – Os blogs são páginas desenvolvidas para relacionamentos interpessoais.
II – Os jogos online ainda são uma mídia pouco explorada, mas com grande potencial econômico.
III – As redes sociais de conteúdo são plataformas diferentes das redes sociais.
IV – Os microblogs são mídias sociais voltadas para os compartilhamentos de conteúdos de uma forma mais rápida e objetiva.
a. Está correto o que se afirma apenas I.
b. Está correto o que se afirma apenas II e IV.
c. Está correto o que se afirma apenas I e IV.
d. Está correto o que se afirma apenas II e III.
e. Está correto o que se afirma apenas I, II e IV.

Atualmente, as empresas precisam estar presentes nas principais redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Esta presença acaba gerando um grande volume de dados que precisam ser analisados. Para esta tarefa de compilação e análise, pode-se fazer usos de planilhas comuns ou ferramentas específicas que monitoram e geram relatórios de tráfego de usuários nas principais redes sociais.
Sobre a análise e mensuração dos resultados alcançados com postagens em redes sociais, marque V (Verdadeiro) e F (Falso).
( ) Existem três tipos de resultados de postagens (orgânicos, pagos e totais). Os orgânicos são os resultados obtidos sem o auxílio de mecanismos pagos, os pagos foram alcançados com disponibilização de recursos e por fim, o total, sendo a soma dos dois resultados.
( ) Pode-se analisar os resultados, fazendo uso de planilhas simples ou ferramentas específicas de análise.
( ) Algumas redes sociais como o Facebook o Twitter e o YouTube disponibilizam recursos de análises de resultados de postagens.
( ) As ferramentas de análise de dados de postagem são todas pagas, não existindo, portanto, opções gratuitas.
a. V – V – F – F.
b. V – F – V – F
c. F – V – V – F.
d. V – V – V – F
e. F – F – V – F.

Kotler (2006, p. 97) conceitua o composto de marketing como um “(...) conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado-alvo”. Dentro deste composto encontramos o chamado 4P’s do mix de marketing, caracterizado pelo preço, praça, promoção e produto. Este modelo fundamenta-se no conceito que a empresa produz um bem ou serviço, o cliente deve ser informado sobre a existência deste bem ou serviço, que deve ser distribuído em diversos locais de venda e cobrando um valor pelo bem ou serviço.
Considerando o trecho, assim como os seus conhecimentos, analise as afirmações a seguir.
I – A propaganda e o marketing direto estão associados somente ao preço dos produtos.
II – Os descontos concedidos por um produto são questões relativas ao item produto do composto de marketing.
III – O design e a marca são características relativas ao composto promoção.
IV – A localização de um ponto de venda, a logística e o transporte são inerentes à praça do composto de marketing.
a. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
b. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
c. Somente a afirmativa IV é verdadeira.
d. Somente a afirmativa II é verdadeira.
e. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A empresa CASA & CIA possui mais de 30 anos de mercado e é especializada em produtos para cama, mesa e banho. Recentemente, decidiu reformular seu serviço de atendimento ao cliente, que era exclusivamente focado na comunicação via telefone. Para isso, a CASA & CIA mudou algumas estratégias e ferramentas de comunicação, focando agora no chat, e-mail e redes sociais, proporcionando diversos canais de relacionamento com o cliente.
A esta estratégia damos o nome de:
a. WEB 2.0.
b. PDR (Plataformas Diversificadas de Relacionamento).
c. SAD (Serviço de Atendimento Digital).
d. WEB 1.0.
e. SAC 3.0.

A empresa Bela S/A é uma das maiores do setor de cosméticos do país. Atualmente, ela está lançando no mercado uma nova linha de batons de longa duração e pretende focar sua estratégia de marketing integralmente no meio digital. Para isso, pretende contratar um grande influenciador digital do meio e produzir uma série de três vídeos tutoriais sobre as principais cores da coleção e as tendências da estação.
Com base na situação descrita acima, avalie as asserções.
I – Adotar a estratégia de produção de conteúdos em forma de vídeo com uma personalidade digital é acertada.
II – Conteúdos em vídeo promovem um maior engajamento do usuário, por ser uma mídia mais dinâmica. Além disso, o fato do vídeo produzido ser um tutorial relacionando a cor do batom com a tendência promove um benefício ao cliente, por ser conteúdo relevante.
III – Esta estratégia é inadequada, uma vez que a visualização de vídeos não é muito atraente para usuários de telefones celulares.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I está correta.
c. Apenas III está correta.
d. Apenas II está correta.
e. Apenas I e III estão corretas.

A empresa Sempre Bela SA, uma empresa de cosméticos para a terceira idade precisa definir o seu “cliente ideal” através da geração de uma persona. Depois de uma análise criteriosa, chegou-se a persona mais adequada: dona Adélia, uma professora aposentada, de 60 anos, cheia de vitalidade e muito vaidosa, moradora de uma grande cidade e que pratica regularmente atividades físicas. Seu principal sonho é chegar aos 90 anos, lúcida e com saúde.
Sobre as características desta persona, analise as afirmações abaixo.
I – Na frase “dona Adélia, uma professora aposentada [....]”significa a definição dos hábitos de consumo da persona.
II – Na frase “moradora de uma grande cidade [....]” significa a definição de atributos demográficos e geográficos da persona.
III – Na frase “[....] chegar aos 90 anos lúcida e com saúde [...]” significa a definição dos objetivos da persona.
IV – Na frase “[....] cheia de vitalidade e muito vaidosa [...]” significa a definição da localização geográfica da persona.
a. Estão corretas I e III.
b. Estão corretas III e IV.
c. Estão corretas II e III.
d. Estão corretas I e IV.
e. Estão correta I e II.

A Tijolão Materiais de Construção LTDA, contratou um designer para desenvolver seu website. A empresa solicitou que o site possa ser visualizado em todos os dispositivos móveis, para facilitar a busca pela loja por parte dos usuários. Dessa forma, o designer deverá desenvolver uma interface gráfica responsiva para que se ajuste quando acessado a diversos dispositivos móveis.
Analise as informações abaixo para depois fazer o que se pede.
I – O site deve conter informações como telefone da empresa, endereço completo, preços dos produtos.
II – Informações institucionais são áreas que normalmente não são as mais acessadas em websites.
III – Por conta da geolocalização do telefone, os sites buscadores informam primeiramente para os clientes dados como telefones e endereços da empresa.
a. As afirmações I e III são verdadeiras.
b. Apenas a afirmação III é verdadeira.
c. Apenas a afirmação II é verdadeira.
d. As afirmações I e II são verdadeiras.
e. As afirmações II e III são verdadeiras.

A empresa João de Barro SA é uma empresa que vende materiais de construção que recentemente decidiu implantar uma loja virtual para comercializar de seus produtos e um blog para publicar dicas e melhores práticas de construções e reformas. Ela contratou um profissional de marketing que está elaborando um plano de ações com base em SEM e SEO.
Com base na situação descrita, avalie as asserções a seguir e assinale V (verdadeiro) e F (falso).
( ) Dentre as ações de SEO, destacam-se a publicação de textos no blog com inserção de palavras-chave, uso de listas e palavras realçadas em negrito.
( ) Palavras-chave em postagens não são consideradas como melhores práticas de criação conteúdos utilizando SEM.
( ) SEM significa Search Engine Marketing é uma prática de inserção de palavras-chave em postagens de blogs.
a. F – V – V.
b. V – F – F.
c. V – F – V.
d. V – F – F.
e. V – V – V.

Leia o trecho a seguir. “A proliferação de tecnologias e plataformas digitais oferece um cenário fértil para as mais diversificadas ações de marketing. A possibilidade de mensuração que o ambiente digital propicia também é uma vantagem enorme em relação aos ambientes materiais tangíveis - o digital permite sincronicidade (behavioral targeting). No entanto, para se utilizar uma ferramenta com maestria, é necessário, primeiro, conhecê-la. É aí que reside um dos maiores problemas do cenário digital: a velocidade de mudança, que muitas vezes não nos dá tempo para conhecer todas as ferramentas e opções disponíveis.”
A partir do trecho lido e do seu conhecimento sobre marketing e marketing digital, analise as assertivas a seguir, marcando V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
I) ( ) Um dos principais diferenciais do marketing digital em relação ao tradicional está justamente no poder do consumidor de interação com conteúdos e novas mídias.
II) ( ) O profissional de marketing deve estar sempre focado e informado a respeito das mudanças nas ações e estratégias voltadas para redes sociais e internet.
III) ( ) Em ações de marketing digital, não há possibilidade de interação entre o cliente e a empresa no momento de lançamento do produto, por meio das redes sociais.
IV) ( ) Mesmo com todas as ações e estratégias mais democráticas promovidas pelo marketing digital, o cliente não se mostra muito interessado em buscar informações ou compartilhar os conteúdos.
a. V – V – F – F
b. V – V – V – V.
c. F – V – F – V
d. F – F – F – F.
e. F – F – F – V.

As redes sociais são fundamentais para divulgar uma empresa, produto ou serviço. Contudo, estar presente diariamente em todas as plataformas sociais pode ser muito trabalhoso, especialmente para empresas que trabalham com equipes pequenas. Sendo assim, é importante saber quais são as redes que se enquadram melhor ao público-alvo da empresa. Sabemos que por meio de uma tabela, podemos conhecer como estão distribuídos os usuários de acordo com a faixa etária.
Considerando essa informação, analise as afirmacoes a seguir.
I - O Facebook concentra o maior percentual de usuários com mais de 65 anos em comparação com outras redes sociais.
II - O Snapchat é uma rede social cujo maior número de usuários jovens está na faixa de até 34 anos de idade.
III - O Instagram não é muito utilizado por pessoas acima dos 18 anos de idade.
a. II e IV.
b. III e IV.
c. I e II.
d. I e II.
e. II e III.

“O que muitos chamam de 'mídia social' hoje compreende um fenômeno complexo, que abarca o conjunto de novas tecnologias de comunicação mais participativas, mais rápidas e mais populares e as apropriações sociais que foram e que são geradas em torno dessas ferramentas. É um momento de hiperconexão em rede, onde estamos não apenas conectados, mas onde transcrevemos nossos grupos sociais e, através do suporte, geramos novas formas de circulação, filtragem e difusão dessas informações”.
Sobre mídias sociais, analise as afirmações abaixo.
I – Os blogs são páginas desenvolvidas para relacionamentos interpessoais.
II – Os jogos online ainda são uma mídia pouco explorada, mas com grande potencial econômico.
III – As redes sociais de conteúdo são plataformas diferentes das redes sociais.
IV – Os microblogs são mídias sociais voltadas para os compartilhamentos de conteúdos de uma forma mais rápida e objetiva.
a. Está correto o que se afirma apenas I.
b. Está correto o que se afirma apenas II e IV.
c. Está correto o que se afirma apenas I e IV.
d. Está correto o que se afirma apenas II e III.
e. Está correto o que se afirma apenas I, II e IV.

Atualmente, as empresas precisam estar presentes nas principais redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Esta presença acaba gerando um grande volume de dados que precisam ser analisados. Para esta tarefa de compilação e análise, pode-se fazer usos de planilhas comuns ou ferramentas específicas que monitoram e geram relatórios de tráfego de usuários nas principais redes sociais.
Sobre a análise e mensuração dos resultados alcançados com postagens em redes sociais, marque V (Verdadeiro) e F (Falso).
( ) Existem três tipos de resultados de postagens (orgânicos, pagos e totais). Os orgânicos são os resultados obtidos sem o auxílio de mecanismos pagos, os pagos foram alcançados com disponibilização de recursos e por fim, o total, sendo a soma dos dois resultados.
( ) Pode-se analisar os resultados, fazendo uso de planilhas simples ou ferramentas específicas de análise.
( ) Algumas redes sociais como o Facebook o Twitter e o YouTube disponibilizam recursos de análises de resultados de postagens.
( ) As ferramentas de análise de dados de postagem são todas pagas, não existindo, portanto, opções gratuitas.
a. V – V – F – F.
b. V – F – V – F
c. F – V – V – F.
d. V – V – V – F
e. F – F – V – F.

Kotler (2006, p. 97) conceitua o composto de marketing como um “(...) conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado-alvo”. Dentro deste composto encontramos o chamado 4P’s do mix de marketing, caracterizado pelo preço, praça, promoção e produto. Este modelo fundamenta-se no conceito que a empresa produz um bem ou serviço, o cliente deve ser informado sobre a existência deste bem ou serviço, que deve ser distribuído em diversos locais de venda e cobrando um valor pelo bem ou serviço.
Considerando o trecho, assim como os seus conhecimentos, analise as afirmações a seguir.
I – A propaganda e o marketing direto estão associados somente ao preço dos produtos.
II – Os descontos concedidos por um produto são questões relativas ao item produto do composto de marketing.
III – O design e a marca são características relativas ao composto promoção.
IV – A localização de um ponto de venda, a logística e o transporte são inerentes à praça do composto de marketing.
a. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
b. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
c. Somente a afirmativa IV é verdadeira.
d. Somente a afirmativa II é verdadeira.
e. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Marcar questão
Texto da questão
A empresa CASA & CIA possui mais de 30 anos de mercado e é especializada em produtos para cama, mesa e banho. Recentemente, decidiu reformular seu serviço de atendimento ao cliente, que era exclusivamente focado na comunicação via telefone. Para isso, a CASA & CIA mudou algumas estratégias e ferramentas de comunicação, focando agora no chat, e-mail e redes sociais, proporcionando diversos canais de relacionamento com o cliente.
A esta estratégia damos o nome de:
Escolha uma opção:
a. WEB 2.0.
b. SAD (Serviço de Atendimento Digital).
c. SAC 3.0. 
d. WEB 1.0.
e. PDR (Plataformas Diversificadas de Relacionamento).
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: SAC 3.0.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
Marcar questão
Texto da questão
A empresa Bela S/A é uma das maiores do setor de cosméticos do país. Atualmente, ela está lançando no mercado uma nova linha de batons de longa duração e pretende focar sua estratégia de marketing integralmente no meio digital. Para isso, pretende contratar um grande influenciador digital do meio e produzir uma série de três vídeos tutoriais sobre as principais cores da coleção e as tendências da estação.
Com base na situação descrita acima, avalie as asserções.
I – Adotar a estratégia de produção de conteúdos em forma de vídeo com uma personalidade digital é acertada.
II – Conteúdos em vídeo promovem um maior engajamento do usuário, por ser uma mídia mais dinâmica. Além disso, o fato do vídeo produzido ser um tutorial relacionando a cor do batom com a tendência promove um benefício ao cliente, por ser conteúdo relevante.
III – Esta estratégia é inadequada, uma vez que a visualização de vídeos não é muito atraente para usuários de telefones celulares.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Apenas II está correta.
b. Apenas I e III estão corretas. 
c. Apenas I e II estão corretas.
d. Apenas I está correta.
e. Apenas III está correta.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Apenas I e II estão corretas.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Marcar questão
Texto da questão
A empresa Sempre Bela SA, uma empresa de cosméticos para a terceira idade precisa definir o seu “cliente ideal” através da geração de uma persona. Depois de uma análise criteriosa, chegou-se a persona mais adequada: dona Adélia, uma professora aposentada, de 60 anos, cheia de vitalidade e muito vaidosa, moradora de uma grande cidade e que pratica regularmente atividades físicas. Seu principal sonho é chegar aos 90 anos, lúcida e com saúde.
Sobre as características desta persona, analise as afirmações abaixo.
I – Na frase “dona Adélia, uma professora aposentada [....]”significa a definição dos hábitos de consumo da persona.
II – Na frase “moradora de uma grande cidade [....]” significa a definição de atributos demográficos e geográficos da persona.
III – Na frase “[....] chegar aos 90 anos lúcida e com saúde [...]” significa a definição dos objetivos da persona.
IV – Na frase “[....] cheia de vitalidade e muito vaidosa [...]” significa a definição da localização geográfica da persona.
Assinale a opção correta sobre as afirmações.
Escolha uma opção:
a. Estão corretas III e IV.
b. Estão corretas II e III. 
c. Estão corretas I e III.
d. Estão correta I e II.
e. Estão corretas I e IV.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Estão corretas II e III.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Marcar questão
Texto da questão
A Tijolão Materiais de Construção LTDA, contratou um designer para desenvolver seu website. A empresa solicitou que o site possa ser visualizado em todos os dispositivos móveis, para facilitar a busca pela loja por parte dos usuários. Dessa forma, o designer deverá desenvolver uma interface gráfica responsiva para que se ajuste quando acessado a diversos dispositivos móveis.
Analise as informações abaixo para depois fazer o que se pede.
I – O site deve conter informações como telefone da empresa, endereço completo, preços dos produtos.
II – Informações institucionais são áreas que normalmente não são as mais acessadas em websites.
III – Por conta da geolocalização do telefone, os sites buscadores informam primeiramente para os clientes dados como telefones e endereços da empresa.
Agora assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Apenas a afirmação III é verdadeira.
b. As afirmações I e II são verdadeiras.
c. As afirmações I e III são verdadeiras. 
d. As afirmações II e III são verdadeiras.
e. Apenas a afirmação II é verdadeira.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As afirmações I e III são verdadeiras.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
Marcar questão
Texto da questão
A empresa João de Barro SA é uma empresa que vende materiais de construção que recentemente decidiu implantar uma loja virtual para comercializar de seus produtos e um blog para publicar dicas e melhores práticas de construções e reformas. Ela contratou um profissional de marketing que está elaborando um plano de ações com base em SEM e SEO.
Com base na situação descrita, avalie as asserções a seguir e assinale V (verdadeiro) e F (falso).
(  ) Dentre as ações de SEO, destacam-se a publicação de textos no blog com inserção de palavras-chave, uso de listas e palavras realçadas em negrito.
(  ) Palavras-chave em postagens não são consideradas como melhores práticas de criação conteúdos utilizando SEM.
(  ) SEM significa Search Engine Marketing é uma prática de inserção de palavras-chave em postagens de blogs
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta
Escolha uma opção:
a. F – V – V.
b. V – F – F.
c. V – F – V. 
d. V – F – F.
e. V – V – V.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
As respostas corretas são: V – F – F., V – F – F.
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir.
“A proliferação de tecnologias e plataformas digitais oferece um cenário fértil para as mais diversificadas ações de marketing. A possibilidade de mensuração que o ambiente digital propicia também é uma vantagem enorme em relação aos ambientes materiais tangíveis - o digital permite sincronicidade (behavioral targeting). No entanto, para se utilizar uma ferramenta com maestria, é necessário, primeiro, conhecê-la. É aí que reside um dos maiores problemas do cenário digital: a velocidade de mudança, que muitas vezes não nos dá tempo para conhecer todas as ferramentas e opções disponíveis.”
GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010. p. 105.
A partir do trecho lido e do seu conhecimento sobre marketing e marketing digital, analise as assertivas a seguir, marcando V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
I) (  ) Um dos principais diferenciais do marketing digital em relação ao tradicional está justamente no poder do consumidor de interação com conteúdos e novas mídias.
II) (  ) O profissional de marketing deve estar sempre focado e informado a respeito das mudanças nas ações e estratégias voltadas para redes sociais e internet.
III) (  ) Em ações de marketing digital, não há possibilidade de interação entre o cliente e a empresa no momento de lançamento do produto, por meio das redes sociais.
IV) (  ) Mesmo com todas as ações e estratégias mais democráticas promovidas pelo marketing digital, o cliente não se mostra muito interessado em buscar informações ou compartilhar os conteúdos.
Escolha uma opção:
a. V – V – F – F
b. V – V – V – V. 
c. F – V – F – V
d. F – F – F – F.
e. F – F – F – V.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: V – V – F – F
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
Marcar questão
Texto da questão
As redes sociais são fundamentais para divulgar uma empresa, produto ou serviço. Contudo, estar presente diariamente em todas as plataformas sociais pode ser muito trabalhoso, especialmente para empresas que trabalham com equipes pequenas. Sendo assim, é importante saber quais são as redes que se enquadrammelhor ao público-alvo da empresa. Sabemos que por meio de uma tabela, podemos conhecer como estão distribuídos os usuários de acordo com a faixa etária.
Considerando essa informação, analise as afirmações a seguir.
I - O Facebook concentra o maior percentual de usuários com mais de 65 anos em comparação com outras redes sociais.
II - O Snapchat é uma rede social cujo maior número de usuários jovens está na faixa de até 34 anos de idade.
III - O Instagram não é muito utilizado por pessoas acima dos 18 anos de idade.
Assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. II e IV.
b. I e II.
c. III e IV. 
d. II e III.
e. I e II.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
As respostas corretas são: I e II., I e II.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
Marcar questão
Texto da questão
“O que muitos chamam de "mídia social" hoje compreende um fenômeno complexo, que abarca o conjunto de novas tecnologias de comunicação mais participativas, mais rápidas e mais populares e as apropriações sociais que foram e que são geradas em torno dessas ferramentas. É um momento de hiperconexão em rede, onde estamos não apenas conectados, mas onde transcrevemos nossos grupos sociais e, através do suporte, geramos novas formas de circulação, filtragem e difusão dessas informações”.
BRAMBILLA, Ana. Para Entender as Mídias Sociais. 2011, p. 14. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/ambrambilla/para-entender-as-mdias-sociais>. Acesso em: 27 fev. 2017.
Sobre mídias sociais, analise as afirmações abaixo.
I – Os blogs são páginas desenvolvidas para relacionamentos interpessoais.
II – Os jogos online ainda são uma mídia pouco explorada, mas com grande potencial econômico.
III – As redes sociais de conteúdo são plataformas diferentes das redes sociais.
IV – Os microblogs são mídias sociais voltadas para os compartilhamentos de conteúdos de uma forma mais rápida e objetiva.
Assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Está correto o que se afirma apenas I e IV.
b. Está correto o que se afirma apenas II e IV.
c. Está correto o que se afirma apenas I, II e IV. 
d. Está correto o que se afirma apenas I.
e. Está correto o que se afirma apenas II e III.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Está correto o que se afirma apenas II e IV.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente, as empresas precisam estar presentes nas principais redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Esta presença acaba gerando um grande volume de dados que precisam ser analisados. Para esta tarefa de compilação e análise, pode-se fazer usos de planilhas comuns ou ferramentas específicas que monitoram e geram relatórios de tráfego de usuários nas principais redes sociais.
Sobre a análise e mensuração dos resultados alcançados com postagens em redes sociais, marque V (Verdadeiro) e F (Falso).
(  ) Existem três tipos de resultados de postagens (orgânicos, pagos e totais). Os orgânicos são os resultados obtidos sem o auxílio de mecanismos pagos, os pagos foram alcançados com disponibilização de recursos e por fim, o total, sendo a soma dos dois resultados.
(  ) Pode-se analisar os resultados, fazendo uso de planilhas simples ou ferramentas específicas de análise.
(  ) Algumas redes sociais como o Facebook o Twitter e o YouTube disponibilizam recursos de análises de resultados de postagens.
(  ) As ferramentas de análise de dados de postagem são todas pagas, não existindo, portanto, opções gratuitas.
Agora, assinale a opção que traz a sequência correta.
Escolha uma opção:
a. F – V – V – F.
b. V – V – F – F.
c. V – F – V – F 
d. F – F – V – F.
e. V – V – V – F
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: V – V – V – F
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
Marcar questão
Texto da questão
Kotler (2006, p. 97) conceitua o composto de marketing como um “(...) conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado-alvo”. Dentro deste composto encontramos o chamado 4P’s do mix de marketing, caracterizado pelo preço, praça, promoção e produto. Este modelo fundamenta-se no conceito que a empresa produz um bem ou serviço, o cliente deve ser informado sobre a existência deste bem ou serviço, que deve ser distribuído em diversos locais de venda e cobrando um valor pelo bem ou serviço.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2006.
Considerando o trecho, assim como os seus conhecimentos, analise as afirmações a seguir.
I – A propaganda e o marketing direto estão associados somente ao preço dos produtos.
II – Os descontos concedidos por um produto são questões relativas ao item produto do composto de marketing.
III – O design e a marca são características relativas ao composto promoção.
IV – A localização de um ponto de venda, a logística e o transporte são inerentes à praça do composto de marketing.
Agora, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
b. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. 
c. Somente a afirmativa IV é verdadeira.
d. Somente a afirmativa II é verdadeira.
e. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Somente a afirmativa IV é verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina