Buscar

av1 AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS UNIDADES E PROGRAMAS BÁSICAS DE SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS UNIDADES E PROGRAMAS BÁSICAS DE SAÚDE
3. R. A. C., 50 anos, sexo masculino, ensino médio terminado, casado, comerciante e residente em Itainópolis - Piauí, busca serviço na Unidade Básica de Saúde do seu distrito após diagnóstico de hipertensão arterial, há 5 anos atrás, atualmente, em uso contínuo de captopril (25mg/12 em 12 horas). Ao longo da consulta paciente refere aumento do peso corporal (6 kg) nos últimos, relata ter tontura contínua após esquecer de realizar o uso da medicação para controle e refere também que não tem tempo para fazer atividade física. Paciente busca atendimento na unidade de saúde após divulgação em grupos de whatsApp que os alunos do curso de Educação Física da Faculdade Estácio de Teresina estavam realizando estágio supervisionado nesta unidade de saúde. Após ser incluído em um grupo de acompanhamento, os alunos de educação física se sensibilizaram com a situação do paciente e, decidiram realizar um acompanhamento direcionado em prol do paciente. Sendo assim, descreva e explique no mínimo 5 ações que os alunos do curso de Educação física podem realizar no atendimento em atenção primária do paciente em questão:
4. Na atualidade, a necessidade de se ter uma gestão com qualidade, efetiva, eficiente, humanizada e solidária, tem levado os diferentes atores da área da saúde a discutir estratégias de avaliação das diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A avaliação em saúde é ampla o suficiente para conterem seu bojo desde “as políticas públicas em saúde, aos programas de saúde, o perfil da morbimortalidade da população ou à organização do sistema de saúde”. Assim, o sistema de saúde brasileiro tem sido avaliado sob múltiplos olhares em suas diversas facetas como a da regionalização, da hierarquização da assistência e da descentralização administrativo-financeira. De acordo com a situação problema proposta em questão, elabore um texto de no mínimo 10 linhas explicando e exemplificando os princípios que regulamentam a gestão do sistema único de saúde, conforme a constituição de 1988:
Desde sua criação, o SUS segue alguns princípios fundamentais, que obedecem às diretrizes do Artigo 198 da Constituição Federal de 1988, que preveem a universalidade, a integralidade e a equidade no acesso à saúde. A Universalidade: representando uma conquista democrática ao Brasil, o conceito de universalidade transformou a saúde em um direito de todos e um dever do Estado. Ela determina que todos os cidadãos brasileiros têm direito ao acesso à saúde, sem qualquer tipo de discriminação.A Integralidade: é o que rege a necessidade de um atendimento à saúde resolutivo, em todas as áreas. Segundo esse princípio, oficializado pela Constituição Federal de 1988, o sistema de saúde deve ser preparado para atender a todas as demandas dos usuários, ouvindo suas necessidades e trabalhando para atendê-los de forma respeitosa e com qualidade. Seja com ações preventivas ou que tratem os pacientes em eventos agudos, o SUS atua em todas as frentes de promoção à saúde. E a Equidade: com relação direta aos conceitos de igualdade e justiça, o princípio da equidade prevê o atendimento a pacientes de acordo com as necessidades de cada um. Um exemplo prático acontece em unidades de urgência e emergência em todo mundo, nos quais os atendimentos são feitos de acordo com a classificação de risco de cada pessoa, definindo quais pacientes tem maior prioridade dentro daquele espaço. Porém, a equidade não é prevista somente em situações de risco. Com uma população tão plural, esse conceito norteia o SUS para reconhecer as necessidades de grupos específicos e atuar na redução do impacto de alguns determinantes sociais, como no caso de moradores de rua, idosos e outros grupos que requerem mais atenção.
5. O sistema único de saúde (SUS) apresenta como um de seus compromissos e desafios a necessidade permanente de fomento às Políticas de Desenvolvimento para os trabalhadores que integram seu cenário, propondo para tal um processo permanente de aprendizado pelo trabalho, projetando possibilidades de desconstrução/construção de novos valores, ideais e lutas para produzir mudanças de práticas, de gestão e de participação social. Também é importante ressaltar que a prática educativa em saúde, além da formação permanente de profissionais para atuar nesse contexto, tem como eixo principal a dimensão do desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas visando à melhoria da qualidade de vida e saúde da comunidade assistida pelos serviços, tomando por princípio norteador a Política Nacional de Promoção da Saúde. Diante o exposto, julgue os itens em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa correta: 
(____) A promoção de saúde é um termo que abrange o desenvolvimento permanente de um determinado grupo de pacientes acompanhados, exclusivamente, por pacientes doentes em todos os âmbitos do sistema único de saúde (SUS), cujo qual se remetem ao: o saneamento básico, a habitação, a renda, o trabalho e a alimentação,
(___) A educação popular em saúde pode ser definida como aquela que permite reconhecer e enfrentar os diversos problemas de saúde, de acordo, com a classe a qual o paciente se encontra, mediante a realização de atividades populares sem haver a necessidade da inclusão de termos técnicos. 
(___) As medidas para a promoção da saúde no nível de secundário não são voltadas para determinar a prevenção do surgimento de doenças, mas sim em estimular a saúde e o bem-estar gerais
(___) Os princípios relacionados ao processo de prevenção podem ser definidos como intervenções orientadas (sem haver a necessidade de realizar um tratamento específico), afim evitar o surgimento de doenças específicas e, consequentemente, aumentando sua incidência e prevalência nas populações
Apenas I, está correta
Apenas II, está correta
III e IV, estão corretas
I, III e IV estão corretas
Todas as alternativas estão incorretas
III e IV, estão corretas
6. Segundo o artigo da constituição brasileira de número 196 é deliberado que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Diante do entendimento do art. 196, é de suma importância considerar que o sistema único Brasileiro, optou por um sistema público, universal e de atendimento integral para todos os cidadã, por isso, é importante conhecer sobre todos os modelos de atenção em saúde, atualmente, utilizados noSUS, bem como, todos os níveis de complexidade de atendimento. Partindo desse pressuposto, explique as diferenças sobre os níveis de atenção em saúde, elucidando pelo menos 3 exemplos de deliberam cada fase dos processos envolvidos:
São três os níveis de atenção à saúde pública no Brasil: primário, secundário e terciário. Eles foram adotados para organizar os tratamentos oferecidos pelo SUS a partir de parâmetros determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sua finalidade é proteger, restaurar e manter a saúde dos cidadãos. Primário: é a porta de entrada para o SUS, o nível primário é constituído principalmente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As ações de que dá conta são voltadas à redução do risco de doenças e à proteção da saúde. Isso quer dizer que apresenta também um caráter preventivo. Nas UBSs, deve ser possível que os pacientes realizem exames e consultas rotineiros, contando com profissionais de medicina geral e familiar. Estes têm que garantir uma atenção integral à saúde e considerar o paciente inserido em sua família e comunidade. Precisam valorizar, portanto, a pessoa atendida como um ser único e diferente de qualquer outro. Neste nível, os profissionais se articulam para atuar não apenas nas unidades de saúde, como também em espaços públicos da comunidade. Realizam ainda visitas domiciliares às famílias. A ideia é, mais do que prover assistência médica, estar perto das pessoase promover a saúde e a qualidade de vida localmente. Tal tipo de trabalho, de prevenção e conscientização, é importante até mesmo para otimizar a alocação de recursos utilizados em internações e tratamentos de doenças que poderiam ter sido evitadas. Secundário: a atenção secundária é composta pelos serviços especializados encontrados em hospitais e ambulatórios. Este nível envolve atendimento direcionado para áreas como pediatria, cardiologia, neurologia, ortopedia, psiquiatria, ginecologia e outras especialidades médicas. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) se encaixam aqui. É geralmente o acolhimento na atenção primária que encaminha os pacientes para o nível secundário, quando necessário. São encontrados nos hospitais e centros de atendimento desta categoria equipamentos para exames mais avançados, como ecocardiogramas e endoscopias. Além disso, os profissionais de saúde que atuam na atenção secundária são preparados para realizar tratamentos de complexidade média, como é o caso dos que envolvem doenças crônicas ou agudas. Terciário, por fim, o nível terciário de atenção à saúde fornece atendimento de alta complexidade, sendo formado por hospitais de grande porte. Também envolve procedimentos que demandam tecnologia de ponta e custos maiores, como os oncológicos, transplantes e partos de alto risco. Os especialistas da categoria estão aptos para tratarem casos que não puderam ser atendidos na atenção secundária por serem mais singulares ou complexos. Há ainda assistência a cirurgias reparadoras, processos de reprodução assistida, distúrbios genéticos e hereditários, entre outros tipos de cuidados para processos menos corriqueiros.
7. A utilização do termo “Atenção Primária à Saúde” (APS) expressa comumente o entendimento de uma atenção ambulatorial não especializada ofertada através de unidades de saúde de um sistema, que se caracteriza pelo desenvolvimento de conjunto bastante diversificado de atividades clínicas de baixa densidade tecnológica, o que inclui, em muitos países, como no Brasil, as atividades de saúde pública. Com relação a promoção em saúde na Atenção Primária à Saúde podemos afirmar que:
A Promoção em saúde favorece que a partir de ações de prevenção os usuários do sistema único em saúde possam cuidar da sua própria saúde por meio da orientação de profissionais.
A imunização refere-se a um contexto geral da atenção secundária em saúde.
Prescrever exames de forma correta contribui para que a promoção em saúde seja feita na população.
A distribuição da medicação correta promove uma saúde melhor aos pacientes, se enquadrando como parte da promoção em saúde.
Todas as alternativas estão corretas.
A Promoção em saúde favorece que a partir de ações de prevenção os usuários do sistema único em saúde possam cuidar da sua própria saúde por meio da orientação de profissionais.
8. A prática regular de exercício físico é capaz de prevenir doenças, principalmente as que envolvem doenças cardiorrespiratórias. A atuação do profissional de educação física é de suma importância no contexto dos centros de saúde pública primária, secundária e terciária. Embora existam centros de saúde privados, o SUS garante atendimento gratuito à população como um todo. Nesses ambientes, uma das pessoas que compõem o quadro de profissionais da equipe interdisciplinar é o profissional de educação física. Partindo da questão norteadora da questão, descreva como o profissional de educação física pode atuar nos 3 níveis de atenção do sistema único de saúde:
O profissional de educação física é capacitado para intervir através da prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio da educação, oferecimento de eventos, lazer e esportes, desempenhando deste modo, atividades muito importantes no âmbito da saúde coletiva. Temos como exemplo: realizar atendimento individual; realizar atendimento em grupos; realizar consultas compartilhadas; participar de eventos, campanhas, ações e programas de educação em saúde; promover atividades de educação permanente; promover ações em práticas integrativas e complementares (pics); desenvolver ações de saúde nas escolas e centros culturais; promover atividades de lazer e recreação; realizar visitas domiciliares; trabalhar em rede de serviços, entre outros. É necessário que o profissional detenha conhecimento teórico e técnico que lhe permita tanto elaborar um plano de ação através do exercício como também conectar as informações passadas pela equipe médica sobre o eventual estado de saúde, limitações ou anseios do paciente.

Continue navegando