Buscar

Mandado de segurança - RESUMO

Prévia do material em texto

O mandado de segurança é uma medida judicial que procura assegurar, com rapidez, um direito considerado “líquido e certo”, ou seja, um direito facilmente demonstrável, garantido por lei ou expresso em regulamento ou norma, que esteja sendo violado ou prestes a ser violado por uma autoridade.
O mandado de segurança (MS) pode se apresentar em diferentes modalidades, conforme o momento da impetração ou conforme a legitimidade para impetração.  São elas: repressivo, preventivo, individual e coletivo.
 Nos casos em que a lesão ao direito já aconteceu, o mandado de segurança repressivo deve ser impetrado. Já quando há apenas uma ameaça de lesão a direito, é o mandado de segurança preventivo que deve ser utilizado.
Na pratica, para utilizar o mandado de segurança, é necessário acionar um advogado; entrar na justiça dentro de 120 dias após a data que teve conhecimento do seu direito violado; ser movido contra autoridade pública ou por aquele que esteja no exercício de funções desta natureza; e, o principal requisito para se aferir o cabimento do mandado de segurança, sem dúvidas, é a existência de um direito líquido e certo que esteja sendo alvo de ameaça ou que já tenha sido violado por ação ou omissão de autoridade pública.

Continue navegando